Full Floating Rotors
#21

Por acaso tinha percebido que em termos de desgaste os totalmente flutuantes teriam um comportamento melhor uma vez fica naturalmente quase eliminada a principal causa dos discos empenados e quando se larga a alavanca do travão deixa de existir qualquer contacto entre as pastilhas e o disco
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#22

(15-05-2017 às 23:57)ClaXav Escreveu:  Totalmente flutuantes quando lhes tocas eles abanam e não é pouco

Se eu me lembrar faço um vídeo.

Eu acho que isso tem a ver com as necessidades de integridade do disco/dissipação de temperatura.
Se o gajo tem que inchar muito com a utilização, logo terá quer mais flutuante ou menos flutuante.

Na X11 eles abanam, mas na VFR eles têm jogo.

Normalmente só são utilizados nas RR pelas necessidades inerentes à utilização, mas acho que, a partir de um certo diâmetro já quase todos são, pelo menos, semi-flutuantes!

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#23

https://youtu.be/jJPCy2AsULo
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#24

Ora bem!
Depois de ver o vídeo, que me fez lembrar de imediato da 996 que eu conheci, devo reconhecer que a VFR não tem tanta folga nem faz um terço do ruído que fazem esses discos.

No entanto, convém salvar distâncias porque não se sabe bem qual o objectivo de tanta folga nos discos. As necessidades são completamente diferentes.

Depois, a questão do ruído tem tendência a reduzir-se com o aquecimento dos discos. É certo que se dissipa muita energia, mas a bem de uma travagem eficaz e progressiva, não convém ter os discos frios. Os seja, que ao fim de duas voltas ao circuito, ou ao fim de 5 ou 10km de curvas aquilo muito provavelmente já não chocalha.

No mercado podes muito bem encontrar discos completamente flutuantes para a tua mota.

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#25

Falaram nos gajos dos trackdays, aí vai (não sei o que já foi dito antes):

-Permite melhor arrefecimento do disco (o interior em alumínio dissipa o calor melhor que o ferro fundido e muito melhor que o inox)
-Ao permitir movimento lateral evita "warping" (o disco perde plenitude e fica ligeiramente ondulado - este efeito ocorre a qualquer temperatura, mas é mais significativo a temperaturas mais elevadas - as pastilhas permanecem planas e o resultado é uma menor área de contacto)
-O ponto anterior também é relevante face ao desgaste prematuro dos travões (discos, pastilhas, etc).

Depois existe a diferença entre floating e full-floating. Basicamente os últimos conseguem ser movidos á mão (muita força no entanto) e a frio, enquanto que os primeiros são colocados á pressão e apenas com o calor cedem. Pouco.

Bem, este é o meu entendimento, e espero que faça sentido nice
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#26

ÉH pá.... a sério?

Não é por serem "completamente" flutuantes ou só semi que faz a travagem ser melhor ou pior... há MUITO mais para além disso... acreditem.... e muitos sabem-no....

É quase como dizer que "É Brembo, então é muita bom..." ou " é Ohlins... então é muita bom..." eh pá não vão por aqui....

a Minha BMW R850R... sim... uma Roadster completamente normalíssima... e de 1997... vinha equipada com discos COMPLETAMENTE flutuantes... que faziam um grande chavascal... em estradas esburacadas... e não era uma HIPER desportiva para vir com discos desses... e eram BREMBO.... até podia parecer que o conjunto tinha tudo para ser muito bom... pois... mas não... a bomba do travão era da BMW... e era uma m€rda....

a minha TL1000S trazia pinças TOKICO de 4 êmbolos... que comparados coma as pinças da marreca... também da TOKICO... mas de 6 êmbolos.... deveriam travar pior... não... travam a mesma coisa... porque a bomba era bem melhor que a da marreca... mas a marreca tem melhores discos... não são perfurados... como também normalmente se pensa.. que perfurados travam melhor....

Nada disto é tão literal.... existem demasiados factores que influenciam a travagem duma moto... a suspensão influencia a travagem duma moto... o pneu... tanto....

[Imagem: SM4eYt9.png]
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#27

Pelo menos deixaste bem claro que a BMW é uma merda!!

Assim já temos começo! cool

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#28

O tema do tópico não é discos flutuantes? Pra quê vir falar de bombas? Podemos falar de maxilas, embolos, óleos, pastilhas...

Enviado do meu SM-A310F através de Tapatalk
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#29

(16-05-2017 às 13:37)Duke Escreveu:  O tema do tópico não é discos flutuantes? Pra quê vir falar de bombas? Podemos falar de maxilas, embolos, óleos, pastilhas...

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Até podemos falar de putas se quiseres.

Não se pode falar, comparar, opinar sobre esses dois tipos de discos, sem incluir outras "peças" do conjunto....

[Imagem: SM4eYt9.png]
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#30

Eu acho que sim Nelson!

Repara, a pergunta feita foi:

Quais as diferenças entre travões de discos fixo, semi-flutuantes ou flutuantes?

Aqui não se fazem alusão a bombas nem a óleos nem a émbolos.
Se te das conta, as comparações na efectividade da travagem, fazem-se no âmbito da utilização de este ou aquele disco, partindo de uma base de que o resto do sistema é igual!

Eu, pelo menos percebi assim....

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