Fuga de óleo na suspensao
#1

Boas malta!

Hoje reparei que tenho uma fuga de óleo no vedante direito da suspensão dianteira...
Alguém sabe quanto pode custar a reparação disto? É perigoso andar com a mota comesta fuga? Compromete a função da suspensão, como por exemplo, desiquilibrá-la, ou o óleo serve apenas para lubrificar alguma mola?

Obrigado!

Suzuki SV1000S '04  cool
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#2

Compromete sim, pode ficar sem óleo e fica morta, não fazendo nada a partir dai. Deves trocar os vedantes e meter óleo novo. Quanto a preços não te sei indicar redeye
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#3

Tens 2 problemas grandes,
1º - Ficas com a mota desiquilibrada quando a suspensão esta em esforço, principalmente a curvar.
2º - Podes ter o azar de pingar oleo para os discos de travão, ficas sem travagem á frente.

O mecânico vai-te colocar 2 vedantes novos, um de cada lado. É normal, pois o oleo tem que ser medido nas 2 jarras para ficar a mesma quantidade e isso faz com que tambem vás precisar do outro vedante novo.

Cumprimentos "V"
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#4

O efeito de "mola" é precisamente obtido pela função hidraulica do óleo.... sem óleo ficas sem suspensão, ou pelo menos comprometes muito o seu comportamento! Depois tens outra agravante, é que o oleo pode escorrer para a superficie do disco, e sabes que gordura e travões não combinam, certo?

Mudei precisamente na minha antiga CB500, uma vez, os retentores das jarras e respectivo óleo, numa das revisões. É natural ao final de alguns anos os retentores ficarem ressequidos e permitirem fugas. Já não me lembro quento paguei, mas 1 litro de oleo não é caro (+/- 15 euros), e cada retentor é capaz de custar uns 7 euros (x 2).... o resto será mão de obra, mas um bom mecânico faz-te isso em cerca de meia hora.

[Imagem: zX4Kq81.png]

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#5

lol Tiago Mendes.... escrevemos mais ou menos o mesmo.... e ao mesmo tempo! bigsmile

[Imagem: zX4Kq81.png]

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#6

(13-03-2015 às 15:37)VMassa Escreveu:  Alguém sabe quanto pode custar a reparação disto?

A forquilha dianteira tem manutenção!!!!
O estado dos retentores é suposto ser verificada nas revisões. E periódicamente o oleo é para ser substituido.

O custo é como tudo... depende do fabricante, do tipo de material utilizado, das especificações do oleo, etc.
Um kit de retentores deve andar entre os 15 e 40 euros. (nunca fugiu disto para qualquer moto que já tive)
Mais 15-20 euros pelo oleo.
E um horita de mão de obra.

(13-03-2015 às 15:50)carlos-kb Escreveu:  O efeito de "mola" é precisamente obtido pela função hidraulica do óleo...

O "efeito mola" é produzido precisamente pela... mola! tong

[Imagem: IMG_3422.jpg]

A função hidraulica é a de "normalizar" o funcionamento do conjunto...
O que implica contrariar a oscilação da mola! De outra forma, a moto iria andar aos saltos tipo isto...

[Imagem: animated_spring-bouncing.gif]
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#7

(13-03-2015 às 16:19)dfelix Escreveu:  
(13-03-2015 às 15:50)carlos-kb Escreveu:  O efeito de "mola" é precisamente obtido pela função hidraulica do óleo...

O "efeito mola" é produzido precisamente pela... mola! tong
(...)
A função hidraulica é a de "normalizar" o funcionamento do conjunto...
O que implica contrariar a oscilação da mola! De outra forma, a moto iria andar aos saltos tipo isto...

Acho que o estar entre aspas, quer dizer precisamente alguma coisa e é entendível... menos para os preciosistas! Mas se te faz feliz, rectifico por "efeito amortecedor".  tong
O efeito hidraulico do óleo é precisamente actuar em compressão, amortecendo o movimento de distenção da mola helicoidal.

[Imagem: zX4Kq81.png]

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#8

(13-03-2015 às 18:10)carlos-kb Escreveu:  O efeito hidraulico do óleo é precisamente actuar em compressão, amortecendo o movimento de distenção da mola helicoidal.


[Imagem: spring-shoes.jpg]

lol
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#9

Obrigado, pessoal!

Vou tentar arranjar isto antes da "Volta do Rod", pois não me apetecia nada ir fazê-la com a suspensão neste estado.

Abraços! thumbsup

Suzuki SV1000S '04  cool
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#10

Bem Malta, finalmente tive tempo para passar com a princesa na Honda.
Como ela tinha levado os retentores há um ano atrás, a Honda responsabilizou-se pela fuga thumbsup
Na 2ª-FEIRA logo de manhã passo por lá e, enquanto vou tomar um café e tal eles substituem-me o retentor e repõem o nível do óleo da suspensão blink

Pode ser caro fazer revisões na marca mas tem esta segurança blink

Suzuki SV1000S '04  cool
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