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Boas malta!
Hoje reparei que tenho uma fuga de óleo no vedante direito da suspensão dianteira...
Alguém sabe quanto pode custar a reparação disto? É perigoso andar com a mota comesta fuga? Compromete a função da suspensão, como por exemplo, desiquilibrá-la, ou o óleo serve apenas para lubrificar alguma mola?
Obrigado!
Suzuki SV1000S '04
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Compromete sim, pode ficar sem óleo e fica morta, não fazendo nada a partir dai. Deves trocar os vedantes e meter óleo novo. Quanto a preços não te sei indicar
Tens 2 problemas grandes,
1º - Ficas com a mota desiquilibrada quando a suspensão esta em esforço, principalmente a curvar.
2º - Podes ter o azar de pingar oleo para os discos de travão, ficas sem travagem á frente.
O mecânico vai-te colocar 2 vedantes novos, um de cada lado. É normal, pois o oleo tem que ser medido nas 2 jarras para ficar a mesma quantidade e isso faz com que tambem vás precisar do outro vedante novo.
Cumprimentos "V"
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O efeito de "mola" é precisamente obtido pela função hidraulica do óleo.... sem óleo ficas sem suspensão, ou pelo menos comprometes muito o seu comportamento! Depois tens outra agravante, é que o oleo pode escorrer para a superficie do disco, e sabes que gordura e travões não combinam, certo?
Mudei precisamente na minha antiga CB500, uma vez, os retentores das jarras e respectivo óleo, numa das revisões. É natural ao final de alguns anos os retentores ficarem ressequidos e permitirem fugas. Já não me lembro quento paguei, mas 1 litro de oleo não é caro (+/- 15 euros), e cada retentor é capaz de custar uns 7 euros (x 2).... o resto será mão de obra, mas um bom mecânico faz-te isso em cerca de meia hora.
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Tiago Mendes.... escrevemos mais ou menos o mesmo.... e ao mesmo tempo!
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13-03-2015 às 16:19 (Mensagem modificada pela última vez: 13-03-2015 às 16:20 por
dfelix.)
(13-03-2015 às 15:37)VMassa Escreveu: Alguém sabe quanto pode custar a reparação disto?
A forquilha dianteira tem manutenção!!!!
O estado dos retentores é suposto ser verificada nas revisões. E periódicamente o oleo é para ser substituido.
O custo é como tudo... depende do fabricante, do tipo de material utilizado, das especificações do oleo, etc.
Um kit de retentores deve andar entre os 15 e 40 euros. (nunca fugiu disto para qualquer moto que já tive)
Mais 15-20 euros pelo oleo.
E um horita de mão de obra.
(13-03-2015 às 15:50)carlos-kb Escreveu: O efeito de "mola" é precisamente obtido pela função hidraulica do óleo...
O "efeito mola" é produzido precisamente pela... mola!
A função hidraulica é a de "normalizar" o funcionamento do conjunto...
O que implica contrariar a oscilação da mola! De outra forma, a moto iria andar aos saltos tipo isto...
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13-03-2015 às 18:10 (Mensagem modificada pela última vez: 13-03-2015 às 18:10 por
carlos-kb.)
(13-03-2015 às 16:19)dfelix Escreveu: (13-03-2015 às 15:50)carlos-kb Escreveu: O efeito de "mola" é precisamente obtido pela função hidraulica do óleo...
O "efeito mola" é produzido precisamente pela... mola! 
(...)
A função hidraulica é a de "normalizar" o funcionamento do conjunto...
O que implica contrariar a oscilação da mola! De outra forma, a moto iria andar aos saltos tipo isto...
Acho que o estar entre aspas, quer dizer precisamente alguma coisa e é entendível... menos para os preciosistas! Mas se te faz feliz, rectifico por "efeito amortecedor".
O efeito hidraulico do óleo é precisamente actuar em compressão, amortecendo o movimento de distenção da mola helicoidal.
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(13-03-2015 às 18:10)carlos-kb Escreveu: O efeito hidraulico do óleo é precisamente actuar em compressão, amortecendo o movimento de distenção da mola helicoidal.
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Obrigado, pessoal!
Vou tentar arranjar isto antes da "Volta do Rod", pois não me apetecia nada ir fazê-la com a suspensão neste estado.
Abraços!
Suzuki SV1000S '04
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Bem Malta, finalmente tive tempo para passar com a princesa na Honda.
Como ela tinha levado os retentores há um ano atrás, a Honda responsabilizou-se pela fuga
Na 2ª-FEIRA logo de manhã passo por lá e, enquanto vou tomar um café e tal eles substituem-me o retentor e repõem o nível do óleo da suspensão
Pode ser caro fazer revisões na marca mas tem esta segurança
Suzuki SV1000S '04