(21-10-2016 às 11:32)dfelix Escreveu: (21-10-2016 às 10:48)carlos-kb Escreveu: ...dado que continuam a existir válvulas.
Exacto.
Embora sejam pneumáticas... algo recorrente no motoGP desde 2007.
Mas o sistema de válvulas pneumáticas tem que ver com os regimes elevados de rotação a que os motores de competição trabalham e estão sujeitos, e o que faz essencialmente é optimizar o tempo de fecho da mesma.
A Ducati usa para o mesmo fim, um outro sistema.... o desmodrómico.
Ambos são sistemas totalmente mecânicos.
Agora, o meu cepticismo prende-se com o juntar na equação, a componente electrónica, em que o sistema passa a ser comandado e operado por impulsos electromagnéticos.
(21-10-2016 às 11:39)michelfpinto Escreveu: Uma boa parte dos componentes atuais nas motas são eletrónicos e eles tem-se aguentado bem. Acho que não será por ai, pode acontecer claro e quando avariar doer na carteira, mas tudo evolui e hoje em dia os componentes electrónicos de qualidade são bem resistentes...
Uma coisa, por exemplo, é teres uma avaria num sistema electrónico de admissão... ficas apeado mas a integridade da tua mecânica está salvaguardada.
Outra coisa é teres a electrónica a comandar sincronismos vitais de peças móveis num motor, como sejam a distribuição... em que se algo falha, as consequências são brutalmente danosas à integridade desse motor.
Claro que uma corrente / correia de distribuição, também pode dar raia.... mas possivelmente, a questão da probabilidade disso acontecer, desde que bem mantidas, é infimamente menor. Para não falar de outros sistemas mecânicos ainda menos falíveis, como sejam cascatas de carretos ou hastes e balanceiros (que depois têm, como é evidente, outras desvantagens).