Filtro do ar com óleo - Xj600 diversion S
#1

Boas pessoal. Fez 1 ano que tenho uma xj 600 diversion s de 99 e até agora não tive problemas. 

Há uns dias atrás encontrei uma poça de óleo debaixo dela. Tentei perceber de onde vinha, mas escorria por todos os lados.
Andei a ler e encontrei algumas teorias o que me fez tirar o depósito de combustível e ver como estava o filtro do ar. Pumba...filtro de ar ensopado e a caixa do filtro com uma poça de óleo.
Desmontei tudo para limpar e secar. Ao retirar a caixa fora reparei que o respiro do motor (1 tubo que liga à caixa do filtro de ar) estava com uma pasta branca na ponta.

Perguntei a algumas pessoas se sabiam o que poderia ser e disseram-me que estava a passar água para o óleo e que seriam as juntas da cabeça. Para mim foi chinês pois não percebo de mecânica...

Faz 2 dias que ando com a mota e nao voltou a acontecer, mas estou com receio que tenha um problema grave no motor.

Qual a vossa opinião??

Obrigado. Abraços
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#2

Para mim esse tubo que liga à caixa do filtro de ar que tem que estar forçosamente aberto na ponta.

O facto de o teres encontrado fechado na ponta com essa "pasta branca" pode estar na origem do problema.

Mas algum expert poderá saber melhor do que se trata.
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#3

Obrigado Magjet .
Pelo que li o óleo que salta para dentro da caixa de ar vem por esse tubo.Tentei tirar o máx dessa pasta branca. Parece espuma.

Já agora o nível de óleo andou sempre por baixo do máximo.

Estranho....
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#4

Noxious pá

Tu não lambem nadinha disto, e os gajos que te aconselham ainda menos!

Como é que num motor refrigerado a ar se mistura água no óleo!?

Aquilo que te disseram só me faz rir!

O que pode levar a deitar tanto óleo na caixa do filtro de ar!?

Se não foi óleo a mais, podia ser algum excesso de pressão dentro do Motor.
Não faço a mais mínima ideia da causa, mas se volta a acontecer convém procurar um mecânico pá.

I just don't run with the crowd!

www.loneriderendlessroad.com
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#5

Boas LoneRider.

Pois realmente não percebo e por isso estou aqui a falar com a malta.

Bem...realmente faz todo o sentido o que dizes. Água?? Água de onde?? Fonix... what 

Agora a cereja no topo do bolo é que uma das pessoas que me falou nisso é mecânico.

Vou continuar a andar com ela e ver se volta a acontecer.

Obrigado.
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#6

(05-12-2017 às 19:23)LoneRider Escreveu:  Noxious pá

Tu não lambem nadinha disto, e os gajos que te aconselham ainda menos!

Como é que num motor refrigerado a ar se mistura água no óleo!?

Aquilo que te disseram só me faz rir!

O que pode levar a deitar tanto óleo na caixa do filtro de ar!?

Se não foi óleo a mais, podia ser algum excesso de pressão dentro do Motor.
Não faço a mais mínima ideia da causa, mas se volta a acontecer convém procurar um mecânico pá.

Achas que estive a olhar para a configuração do motor, Lone?

Nem tenho tempo para me coçar, só trabalho! tong

Honda CX 400 '83 Eurosport
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#7

As motas não são iguais, mas qdo substitui o filtro de ar da minha 125cc havia alguma condesação e de cor estranha lá dentro...mas nada por aí além...

Penso que seja normal...
na minha é de certeza...pq na Tracer acontece o mesmo...


Mas nada como ires a um mecânico...
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#8

Sair oleo pelo filtro de ar é sintoma de oleo a mais na mota!
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#9

O problema não é a condensação de cor estranha.

O problema é a quantidade de óleo que se acumulou num sítio onde o óleo devia ser apenas um resíduo.

Se o nível estivesse acima do máximo podia-se explicar porque o excesso de pressões/vacuos dentro dos cárteres podia ter obrigado o Oleo a migrar em direcção da caixa do filtro de ar.
Sendo que o nível se mantém estável e abaixo do máximo, é coisa para ficar intrigado....

I just don't run with the crowd!

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#10

Oleo a menos nao é bom mas oleo a mais nao é melhor, poderá danificar certas componentes, vedantes, juntas. Melhor ver isso.
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