Fica-se pelas 6000rpm apenas em andamento
#11

Eu estive a ler este topico com atenção e concordo com o Gonzas.

Partindo do principio que carburação é a correcta, se tens as velas enxarcadas em gasolina é porque a gasolina não arde dentro da camara de combustão.
Segundo tu, a mota sobe bem de rotação parada e só em andamento é que não passa das 6000 rpm, e isto as vezes esta directamente relacionado com o facto de o motor estar a fazer esforço o que provoca vibrações, que são enimigas dos componentes electricos.
Antes de voltar ao carburador para o afinar correctamente, tens que tentar perceber se tudo o que está relacionado com a ignição está a funcionar correctamente, as vezes um chacimbo rachado, ou um conector oxidado, ou om cabo que esteja meio cortado ou partido....

Como disseste, os sintomas agudizam-se quando a mota esta quente. Ora a temperatura tende a fazer os materiais a aumentar de volume e nem sempre significa que fique tudo justinho...

Tens que ir iliminando hipoteses e, como disse o Gonzas, quase de certeza absoluta que a maioria dos problemas dos caburadores são de indole electrica! devil
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#12

Quero agradecer desde já a vossa ajuda.
Isto está mesmo a ser um caso bicudo acreditem fury
LoneRider, não sendo eu também expert diria à partida para pôr de parte os carburadores, dado que estão completamente originais (bóia, tamanho dos giglers, tudo). Mudei os internos todos e os ajustes dos parafusos da mistura estão rigorosamente conforme o especificado pelo fabricante (1 volta e 1/4) sendo que até já "joguei" com isso mas com o mesmo resultado. Em termos de corrente, ambas as velas fazem boa faísca. Em movimento poderá ser diferente mas ao testar parece dentro do normal. Os cabos do cachimbo foram testados com multímetro e estão bons. Quanto ao teste à corrente das bobines, foi-me dito por um mecânico especializado em Hondas que é escusado fazer o teste e comparar com a tabela que vem no manual com os valores normais que devem debitar para as velas pois segundo ele, dariam sempre valores diferentes dos tabelados e seria sempre inconclusivo.. Troquei as bobines de cilindro para despiste e a mota não trabalha, de todo.. Esse mesmo mecânico disse que é impossível isso acontecer dado que as bobines são exatamente iguais. Hoje falei com um outro mecânico da minha zona que por sua vez disse que é perfeitamente normal não funcionarem estando trocadas, uma vez que são dois pistões a trabalhar em tempos diferentes, quando "um está em baixo o outro está em cima". Ele sugeriu até que o problema podia estar na abertura das válvulas nesse cilindro que falha mas que aí os sintomas deviam manter-se com a mota parada (sem carga).

Dizer que é em quente que a mota falha não é totalmente verdade porque lá está, se eu fechar a passagem da gasolina passados uns segundos o cilindro que falha (e é sempre o mesmo) deixa de bater intermitentemente e começa a trabalhar bem e a rotação sobe ao máximo se assim entender. Eventualmente a mota pára porque fica sem gota, como é óbvio bigsmile

No anexo eu deixo fotos das duas velas e gostava que me dissessem se mesmo a vela que está a queimar melhor (a da esquerda), está ela mesmo a fazer uma queima deficiente. E em função disso, se no vosso entender mesmo essa não está a queimar como devia eu pensaria em experimentar giglers mais pequenos nos dois cilindros porque então aí seria passagem a mais de gasolina nos dois cilindros.. O que acham? Já me ocorreu também a bateria.. É que a recomendada é de 9Ah e eu estou a usar uma de 6Ah... Mas aí, digo eu que falhariam os dois cilindros e não sempre o mesmo, nem que fosse "à vez" smiletroll
Falta de compressão penso que também excluiria dado que nos momentos em quando ela trabalha bem, já foi em subidas..

Peço desculpa o testamento, mas é que este problema está a dar-me umas dores de cabeça e tanto, é que parece ser problema do tamanho de um pintelho mas que faz toda a diferença..

Obrigado e os melhores cumprimentos a todos

Fábio Afonso
As duas a queimar mal?
As duas a queimar mal?
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#13

(14-02-2023 às 00:07)captus Escreveu:  Hoje falei com um outro mecânico da minha zona que por sua vez disse que é perfeitamente normal não funcionarem estando trocadas, uma vez que são dois pistões a trabalhar em tempos diferentes, quando "um está em baixo o outro está em cima"

Isso nao faz sentido nenhum, as bobines normalmente sao iguais, trocando ou nao, deviam funcionar na mesma, ja fiz a troca de sitio das bobines no carro, e nao deixou de trabalhar por isso, o principio de funcionamento é o mesmo.

Olha que se nao trabalha, talvez tenhas a mota a trabalhar só com 1 cilindro. Nao faz sentido teres 2 bobines de tipos diferentes na mota que nao se possa trocar. Se conseguires testa elas com um multímetro.

Quanto a bateria, podes usar também um multímetro, aceleras a mota para lá dos 6 mil, e ficas atento se a voltagem desce depois dos 6 mil, se bem que duvido que seja da bateria, mas nada como tb veres isso.
Mesmo as bobines também podem estar a falhar depois dos 6 mil, nao era incomum de todo.

Mas pelo que descreves, eu apostaria mais nos carburadores, pode ser vedantes, pode ser um problema na cuba, ou pode ser no circuito do combustível, talvez nao esteja a entrar gasolina para o carburador a alta rotaçao, pode ser o deposito entupido, ou a torneira do combustível.
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#14

(15-02-2023 às 00:44)Nfilipe Escreveu:  
(14-02-2023 às 00:07)captus Escreveu:  Hoje falei com um outro mecânico da minha zona que por sua vez disse que é perfeitamente normal não funcionarem estando trocadas, uma vez que são dois pistões a trabalhar em tempos diferentes, quando "um está em baixo o outro está em cima"

Isso nao faz sentido nenhum, as bobines normalmente sao iguais, trocando ou nao, deviam funcionar na mesma, ja fiz a troca de sitio das bobines no carro, e nao deixou de trabalhar por isso, o principio de funcionamento é o mesmo.

Olha que se nao trabalha, talvez tenhas a mota a trabalhar só com 1 cilindro. Nao faz sentido teres 2 bobines de tipos diferentes na mota que nao se possa trocar. Se conseguires testa elas com um multímetro.

Quanto a bateria, podes usar também um multímetro, aceleras a mota para lá dos 6 mil, e ficas atento se a voltagem desce depois dos 6 mil, se bem que duvido que seja da bateria, mas nada como tb veres isso.
Mesmo as bobines também podem estar a falhar depois dos 6 mil, nao era incomum de todo.

Mas pelo que descreves, eu apostaria mais nos carburadores, pode ser vedantes, pode ser um problema na cuba, ou pode ser no circuito do combustível, talvez nao esteja a entrar gasolina para o carburador a alta rotaçao, pode ser o deposito entupido, ou a torneira do combustível.

É isso!
Um conjunto de juntas!

Juntas tudo e.....

I just don't run with the crowd!

www.loneriderendlessroad.com
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