Fica-se pelas 6000rpm apenas em andamento
#1

Boas pessoal

Adquiri há pouco tempo uma Honda CB125TD (twin) que tem um problema na aceleração que é o seguinte:
Quando parada tem uma aceleração linear, ou seja o motor responde instantaneamente aos pedidos do acelerador e corta à rpm máxima que é perto das 12rpm.
Já em andamento, a mota fica sempre pelas 6000rpm, sendo que insistindo, em raras excepções ela acaba por ultrapassar e quase "corta" à rotação máxima mas sempre com um trabalhar irregular, um soluçar.
Verifiquei as velas e elas estão escuras, o que indicia que a mistura deve ser rica, e mesmo depois de quente e encostando a mota, é difícil ela manter o ralenti por ela própria sem acelerar um pouco (não sei se isso estará ou não relacionado com o problema).
Lembro que até às ditas 6000rpm a mota mesmo em andamento desenvolve muito bem mesmo em subida. Já joguei com a altura das agulhas dos carburadores sem qualquer efeito.

O que poderá ser amigos?

Obrigado e os melhores cumprimentos
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#2

Obesidade ou gigler de altas.
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#3

(03-10-2022 às 23:09)gonzas Escreveu:  Obesidade ou gigler de altas.
Gonzas a subir ou a descer o comportamento é o mesmo. Será que por estar "sob carga" o consumo é maior e um dos carburadores eventualmente acaba por começar a falhar por falta de gasolina?
Por acaso ao fim da tarde fiz um teste: em andamento com o acelerador ao máximo fechar a torneira da gasolina. Passado uns 15 segundos a mota começou a ganhar fôlego e a passar das 6000 rotações (fiz o teste duas vezes e aconteceu o mesmo). Isto sugere que pelo menos um dos carburadores está a admitir gasolina a mais que a afogue a vela e ela não faça ignição?

Obrigado desde já pela ajuda
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#4

Li, noutro tópico, que montaste kits novos de carburador. Assumo que traziam agulhas e que tenhas limpo e afinado os carburadores. Mas pelo que descreves parece-me que tens de voltar a olhar para a afinação.
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#5

(04-10-2022 às 07:20)gonzas Escreveu:  Li, noutro tópico, que montaste kits novos de carburador. Assumo que traziam agulhas e que tenhas limpo e afinado os carburadores. Mas pelo que descreves parece-me que tens de voltar a olhar para a afinação.

De facto, montei outro kit e entretanto a mota já esteve no mecânico para afinar e soldar o escape que estava roto mas esta situação não ficou resolvida. Se fosse problema de afinação não era suposto acelerar "mal" também em ponto morto? Pergunto eu..

Cumps
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#6

Já estou como o outro... Sem ver, sem ouvir, é complicado. Há quem diga que a maioria dos problemas de carburação são eléctricos, como que a indicar que o problema pode nem ser do carburador. A única coisa que me leva a crer que seja mesmo do carburador é o que dizes de fechar a gasolina e passado um pouco sobe de rotação. A mota em esforço não sobe tão depressa de rotação e pode dar-se o caso de "a demora" ser o suficiente para meter gasolina a mais num dos cilindros. Mas lá está, são suposições. Boa sorte.
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#7

(04-10-2022 às 13:57)gonzas Escreveu:  Já estou como o outro... Sem ver, sem ouvir, é complicado. Há quem diga que a maioria dos problemas de carburação são eléctricos, como que a indicar que o problema pode nem ser do carburador. A única coisa que me leva a crer que seja mesmo do carburador é o que dizes de fechar a gasolina e passado um pouco sobe de rotação. A mota em esforço não sobe tão depressa de rotação e pode dar-se o caso de "a demora" ser o suficiente para meter gasolina a mais num dos cilindros. Mas lá está, são suposições. Boa sorte.

Entendo a tua teoria. Falta saber o que causa o quê. Se tem entrada a mais de gasolina no(s) carburador(es) e consequentemente faz encharcar a(s) vela(s) ou se é ao contrário, fornece pouca corrente às velas e acaba por sufocar. Porque como já disse as velas têm aspeto carbonizado, ficam completamente negras.
Mas esquecendo esta conversa e voltando à tua primeira resposta sobre o gigler das altas, falavas em trocar por giglers com MAIS entrada de gasolina, certo?

Obrigado mais uma vez pela ajuda
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#8

Diria que se estás a ficar com as velas encharcadas tens de reduzir a quantidade de combustível. Não dando para regular no carburador, mete um gigler que deixe passar menos gasolina.
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#9

(04-10-2022 às 16:52)gonzas Escreveu:  Diria que se estás a ficar com as velas encharcadas tens de reduzir a quantidade de combustível. Não dando para regular no carburador, mete um gigler que deixe passar menos gasolina.

gonzas será falta de compressão nesse cilindro? O que também me parece pouco provável dado que por vezes, como referi, ela corta bem as rpm. Fiz um teste de despiste às bobines de ignição, e qual o meu espanto que trocando as bobines de cilindro a mota não pega de todo, e elas são exatamente iguais. O que poderá ser?

cumprimentos
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#10

Não sou mecânico, por isso não confies no que te digo. Diz a internet que 90% dos problemas do carburador são eléctricos, por isso vê lá se tens faísca nas duas velas ou se o cdi não está avariado. Deixa ver se alguém aqui que perceba de motas te dá uma dica. Boa sorte.
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