Estou de ressaca!
#1

Boa tarde. Eu sou o Luís, tenho 33 anos e não conduzo uma mota há 8 dias cry rolleyes mad

Como diz o título do tópico, estou a ressacar. Não consigo andar de mota desde dia 25 de Julho, já lá vão 8 dias. Cheguei a casa ao final do dia e ela apagou-se(literalmente), apercebi-me que não tinha luzes à frente quando entro na garagem. Já andava a custar a pegar há uns dias, neste dia quando cheguei a casa não havia luzes, já andava desconfiado de problemas com o retificador, fui medir a bateria em vazio e estava com uns belos 12,7V. Não parecia nada mau. Assim que rodava a chave, passava a ter 4V... hmmm, algo se passava ali. Primeiro passo, trocar retificador, no dia seguinte lá coloquei o que o mecânico me emprestou para desenrascar, nada... mesma situação, conclusão, aparentemente foi mesmo a bateria que foi à vida, tinha 2 anos, 1 mês e 3 dias! Com isto de troca retificador e afins, e perceber qual seria realmente o problema...passaram-se uns dias. Só consegui ir comprar a bateria na 6ªfeira. O fds foi para ir para fora e como tal nada de trocar bateria, chegada tardia no domingo à noite e sem tempo útil para tratar do assunto também. Adivinhava-se um ínicio de semana terrível, a começar com a mota parada na garagem. Mas a esperança imperava, segunda ao final da tarde estava reservado para montar a bateria e ir matar saudades... puro engano, a bateria lá foi montada, e milagre... a mota já trabalhava, que som tão lindo, nisto vou acender as luzes, mais um revés... nada de luz à frente. As luzes que eu pensava não acenderem apenas porque a bateria quebrava para os 4/5V quando rodava a chave afinal tinham mesmo fundido, tanto os médios como o minimo. Ora sem luzes, nada de andar de mota.

Raios mad mad censored já está tudo fechado, não consigo ir comprar lâmpadas, e as lâmpadas suplentes que tenho em casa são H7 e w5w e estas são t4W e H4!!!

Espero que hoje seja o dia, lâmpadas compradas. Vamos ver se tudo corre pelo melhor logo à tarde e se não há mais surpresas!

E aparentemente o problema não será mesmo o retificador. Ainda vou ter de medir como fica a bateria em carga e com a mota a trabalhar para ver as medidas de tensão para perceber se a bateria morreu mesmo sozinha ou se foi eventualmente o retificador que a matou.



Desculpem lá o testamento em forma de desabafo! Depois de andar cerca de 3 semanas sem sentar o traseiro no carro, esta semana sem mota está a torturar, ainda para mais com este bom tempo que tem estado. Acho que os verdadeiros amantes das 2 rodas vão perceber este desespero! lol
Responder
#2

Para ir luzes e tudo, tens ai uma sobrecarga valente...
Responder
#3

Luís.... literalmente, se não é do cú, é das calças... ou pode mesmo ser do cú e das calças!  lol

Quando a Blu começou a dar problemas de rectificador de corrente, os primeiros sintomas foram, em andamento, desligar o painel de instrumentos (voltando a activá-lo logo de seguida e fazendo o check up inicial)... e fundindo lâmpadas como se não houvesse amanhã. No espaço de 2 dias fundiu-me 4 lâmpadas H7 (bastava mandar um pico de corrente, que eram logo estas as primeiras a ressentirem-se).

Foi mudado o rectificador, sendo que a bateria morreu pouco tempo depois. Não sei o que estragou o quê.... mas sendo certo que uma bateria nas lonas pode fornicar um rectificador, e vice-versa, ainda hoje não sei também quem fornicou quem.... ou se se fornicaram ambos em conjunto.

Esperemos então que a tua "Diversão" volte ao activo e à forma plena em breve. smile

[Imagem: QKmafvp.png]
Responder
#4

Já tinha estranhado ainda não teres dado sinal de vida para um café e entrega de "tóclantes"...

Boa sorte com os desaires elétricos da Diversion.
Responder
#5

8 dias?

RIP
Responder
#6

Explicação bem detalhada! lol

Bem vindo thumbsup

Ex Suzuki GS500
Ex Yamaha YZF600R - Thundercat
Ex Yamaha R1
Suzuki GSX-R 750
Responder
#7

Já anda a XJ? smile

A minha máquina (e ex):
KTM 1290 SuperAdventure S
KTM 1290 Super Duke GT
Kawasaki Versys 1000
Yamaha FZS 600 Fazer

[Imagem: censorship2.jpg]
Responder
#8

Estou há 3 dias sem andar de mota e entendo-te muito bem... QUE RESSACA!!!!

Suzuki SV1000S '04  cool
Responder
#9

(02-08-2016 às 23:14)VMassa Escreveu:  Estou há 3 dias sem andar de mota e entendo-te muito bem... QUE RESSACA!!!!

Estou há 3 horas e meia sem andar de mota... entendo-te perfeitamente! lol
Responder
#10

A Diversion já andou bigsmile bigsmile bigsmile bigsmile bigsmile bigsmile Amanha é que vai ser à séria. devil

Devo dizer que o raio das lâmpadas para substituir são um pincel!!! Já não me chegava ter um Megane que arranho as mãos todas a trocar lâmpadas, ainda me calhou agora também uma coisa destas! Irra! Mas pronto, cerca de 8Eur de lâmpadas e 49,50Eur de bateria depois a Diversion voltou a rolar, foi tão bom ouvir aquele motor a trabalhar. lol

Ainda assim, para já está provisoriamente com o retificador emprestado pelo mecânico, não vá o diabo tecê-las...
E deixo aqui uma dúvida para me ajudarem a perceber se pode ser o retificador que está marado. E fiquei assim meio de pé atrás com o retificador, porque montei-o à cerca de 1 ano, mas encomendado online de uma loja espanhola, com um custo de 30Eur. Mas fiquei sempre naquela..."hmmm...será que isto vai durar?"

Ainda montei o retificador suspeito e em vazio marcava 13V(13,1V com o retificador substituto). Com a ignição ligada e sem luzes acesas, marcava 12,64V(12,75V com o substituto) e ao relantim(com o choke puxado), marcava 17V(16,6V com o substituto). Confesso que quando testei com o suspeito e vi os 17V desliguei de imediato a mota e nem medi com o choke recolhido. Depois com o retificador que está bom, marcava os tais 16,6V com o choke puxado, mas quando recolhi o choke ficou a marcar 13,9V.

Ou seja, pelos valores recolhidos até me dá a ideia que o retificador está bom e foi apenas a bateria que morreu. Que me dizem os especialistas?

(02-08-2016 às 14:35)OFFICER Escreveu:  Para ir luzes e tudo, tens ai uma sobrecarga valente...

Pois, teoricamente seria, mas por exemplo atrás não fundiu nada confused Começo a achar que foi mais ou menos coincidência!

Bem, amanha é dia de a meter na rua. Apetecia-me ir pelo caminho mais longo para o trabalho! Mas acho que vai ter de ficar para o regresso a casa.

@marco.clara - É verdade. Este imprevisto levou-me a adiar novamente a coisa. A ver se ainda combinamos esta semana, caso contrário, para a semana é certo blink
Responder




Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)