En 2018, prohibido circular en moto sin guantes y cazadora
#31

(29-12-2017 às 16:00)LoneRider Escreveu:  Nuno pá....
É uma estrada que nunca foi limpa na sua vida.
De que serve ir a cumprir o limite de velocidade?

Aquele traçado antes de chegar a Penacova tem curvas que, em cada curva um erro de construção.
A estrada está engavetada num princípio, sem escapatorias, não drena correctamente, vais dizer que a culpa é do excesso de velocidade?

Sim, há erros de construção, mas passa lá a 100 km/h  ou a 60/70/80 km/h onde o é imposto e diz-me que é perigoso circular a essa velocidade.

O maior problema da estrada são os lençóis de água, devido ao separador que foi colocado para combater a imprudência das ultrapassagens em alguns locais.

Olha, não sou ninguém para dar lições de moral, até porque circulo constantemente acima do limite de velocidade, mas reconheço que os sustos que apanhei foi devido a ir "um pouquinho" acima do limite. smile

Boas curvas! 
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#32

(29-12-2017 às 16:11)nunomsp Escreveu:  
(29-12-2017 às 16:08)vindaloo Escreveu:  
(29-12-2017 às 15:54)nunomsp Escreveu:  Percebo o teu tom irónico e também não é uma solução que me agrade, longe disso.

Mas se eliminares da equação o fator álcool e excesso de velocidade, o número de acidentes e vitimas mortais diminuía significativamente.

Não concordas?

Por ex.: dizem que o IP3 é uma estrada perigosa. Experimenta fazê-la à velocidade permitida em cada local e diz-me onde está o perigo.

Sinceramente? Álcool sim, excesso velocidade não.

No passado dia 25 fiz uma viagem (carro) até à zona das beiras. Ao ir pelo IC8 assustei-me com a quantidade manobras perigosas e mal sucedidas da rapaziada.

Em zonas de 2 faixas, vi a passarem 3 carros em simultâneo a , malta a borregar ultrapassagens.

O IC8 não tem faixas aceleração, vejo malta a meter-se sem sequer olhar numa via relativamente rápida e por aí fora.

Sinceramente grande maioria das asneiras vejo-as as serem cometidas por pessoal já com idade a mais, menos reflexos e (presumo) muito poucos km de estrada. É quem me incomoda mais na estrada, sinceramente.

E eu, não que seja melhor ou pior que os outros, mas devo ter rolado a perto de 190,200 com alguma naturalidade e defendo que não me coloquei a perigo a mim ou aos outros ocupantes do carro.

Para mim o IP3, se não tiver trânsito é estrada de ritmo corridinha. Não faço puto de ideia dos limites de velocidade.

A questão é que quanto maior a velocidade, piores são as consequências em caso de erro. (Quer este seja teu ou de outro condutor).

Há malta que claramente não devia pensar sequer ir para a estrada, quanto mais ir mesmo.

E para mim, essa é a causa maior da sinistralidade.

Nem é sinalização, nem vias mal feitas, nem excesso velocidade etc.

A capacidade de leitura de estrada tem de se impor perante tudo o resto, e tu andando de mota sabes bem isto.

Deparo-me também com outra situação que é condutores que não estão habituados a conduzir algum tempo seguido. Há quem para fazer uma deslocação de 250km seja um grande filme, e é normal que ao final de 45minutos atrás do volante já só vão a fazer asneiras e sem concentração nenhuma.

Vejo por exemplo isto na minha mãe.


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#33

(29-12-2017 às 16:17)vindaloo Escreveu:  Há malta que claramente não devia pensar sequer ir para a estrada, quanto mais ir mesmo.

Aí estamos de acordo.

Boas curvas! 
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#34

Quanto maior a velocidade, menor é o tempo para reagir e maior é a distância de travagem e que significa uma maior distância de paragem.
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#35

(29-12-2017 às 16:23)OFFICER Escreveu:  Quanto maior a velocidade, menor é o tempo para reagir e maior é a distância de travagem e que significa uma maior distância de paragem.

Consegues-me dar 5 exemplos em que se todos os envolvidos numa possível situação acidente forem atentos e a cumprir regras gerais de circulação seja necessário parar assim de emergência?


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#36

(29-12-2017 às 16:23)OFFICER Escreveu:  Quanto maior a velocidade, menor é o tempo para reagir e maior é a distância de travagem e que significa uma maior distância de paragem.

Não deixando de ser verdade, não consigo perceber porque sistematicamente é dito como uma regra para que não aconteça acidentes. 

Isto porque Há tantas variantes...e uma elas também a meu ver, pessoal já com falta de capacidades e na e malta com muita inexperiência.

E há casos onde ter potência disponível também te safa de sarilhos...

Velasquez87
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#37

(29-12-2017 às 16:26)vindaloo Escreveu:  
(29-12-2017 às 16:23)OFFICER Escreveu:  Quanto maior a velocidade, menor é o tempo para reagir e maior é a distância de travagem e que significa uma maior distância de paragem.

Consegues-me dar 5 exemplos em que se todos os envolvidos numa possível situação acidente forem atentos e a cumprir regras gerais de circulação seja necessário parar assim de emergência?

Um animal, criança ou objeto invade a via.

Boas curvas! 
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#38

(29-12-2017 às 16:59)nunomsp Escreveu:  
(29-12-2017 às 16:26)vindaloo Escreveu:  
(29-12-2017 às 16:23)OFFICER Escreveu:  Quanto maior a velocidade, menor é o tempo para reagir e maior é a distância de travagem e que significa uma maior distância de paragem.

Consegues-me dar 5 exemplos em que se todos os envolvidos numa possível situação acidente forem atentos e a cumprir regras gerais de circulação seja necessário parar assim de emergência?

Um animal, criança ou objeto invade a via.

Bem, já tive um acidente relativamente grave de mota devido a uma raposa na estrada.

Noite, estrada secundária e quando dei por ela já estava a roda a bater numa bola de pêlo e eu aos pinotes pelo ar e a ver as faiscas da mota a arrojar pelo alcatrão.

Curiosamente nesse dia, até ia com pendura que se ia a queixar da velocidade, segundos antes... então até reduzi para os 50,60km/h numa estrada de limite de 90 (fora de localidade)

Podes escrever na pedra, não há nada nada nada que se sobreponha a leitura de estrada e avaliação de condições e variáveis que rodeiam a condução. O azar vai-te acontecer independentemente da velocidade, se assim tiver de ser.

Não consigo por experiência própria estabelecer qualquer correlação entre velocidade, danos, evitar acidentes por aí fora.


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#39

(29-12-2017 às 17:05)vindaloo Escreveu:  
(29-12-2017 às 16:59)nunomsp Escreveu:  
(29-12-2017 às 16:26)vindaloo Escreveu:  Consegues-me dar 5 exemplos em que se todos os envolvidos numa possível situação acidente forem atentos e a cumprir regras gerais de circulação seja necessário parar assim de emergência?

Um animal, criança ou objeto invade a via.

Bem, já tive um acidente relativamente grave de mota devido a uma raposa na estrada.

Noite, estrada secundária e quando dei por ela já estava a roda a bater numa bola de pêlo e eu aos pinotes pelo ar e a ver as faiscas da mota a arrojar pelo alcatrão.

Curiosamente nesse dia, até ia com pendura que se ia a queixar da velocidade, segundos antes...  então até reduzi para os 50,60km/h numa estrada de limite de 90 (fora de localidade)

Podes escrever na pedra, não há nada nada nada que se sobreponha a leitura de estrada e avaliação de condições e variáveis que rodeiam a condução. O azar vai-te acontecer independentemente da velocidade, se assim tiver de ser.

Não consigo por experiência própria estabelecer qualquer correlação entre velocidade, danos, evitar acidentes por aí fora.

Estás a ver, se não tivesses reduzido a velocidade, quando a raposa passou a estrada tu já tinhas passado há muito tempo. smile

Edit: Claro que se a raposa te tivesse atingido indo tu a 200km/h se calhar não estavas cá para contar a história!

Boas curvas! 
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#40

(29-12-2017 às 16:26)vindaloo Escreveu:  
(29-12-2017 às 16:23)OFFICER Escreveu:  Quanto maior a velocidade, menor é o tempo para reagir e maior é a distância de travagem e que significa uma maior distância de paragem.

Consegues-me dar 5 exemplos em que se todos os envolvidos numa possível situação acidente forem atentos e a cumprir regras gerais de circulação seja necessário parar assim de emergência?

(29-12-2017 às 16:59)nunomsp Escreveu:  
(29-12-2017 às 16:26)vindaloo Escreveu:  
(29-12-2017 às 16:23)OFFICER Escreveu:  Quanto maior a velocidade, menor é o tempo para reagir e maior é a distância de travagem e que significa uma maior distância de paragem.

Consegues-me dar 5 exemplos em que se todos os envolvidos numa possível situação acidente forem atentos e a cumprir regras gerais de circulação seja necessário parar assim de emergência?

Um animal, criança ou objeto invade a via.

O nuno já deu 3, eu acrescento mais uns, condições climatéricas desfavoráveis repentinas (tromba de água por exemplo) ou parede de nevoeiro, veiculo com anomalia repentina (ex: bloqueio de roda, rebentamento de pneu - quer seja o teu, quer seja de outro), estrada com detritos (óleo, cargas perdidas ou simplesmente uma peça que saltou de um veiculo para cima do teu). Existem tantas mais...

(29-12-2017 às 16:46)Velasquez87 Escreveu:  
(29-12-2017 às 16:23)OFFICER Escreveu:  Quanto maior a velocidade, menor é o tempo para reagir e maior é a distância de travagem e que significa uma maior distância de paragem.

Não deixando de ser verdade, não consigo perceber porque sistematicamente é dito como uma regra para que não aconteça acidentes. 

Isto porque Há tantas variantes...e uma elas também a meu ver, pessoal já com falta de capacidades e na e malta com muita inexperiência.

E há casos onde ter potência disponível também te safa de sarilhos...

É dito sistematicamente porque realmente é um dos maiores factores, não sendo o único. E concordo que há muita gente sem capacidade de condução, principalmente pela idade, mas isso estão a tentar mudar e com bastantes entraves.
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