DT50LC morreu!!
#1

Boas,

venho pedir ajuda com um problema que tenho na minha DT50LC.

Comprei a mota hà 4 anos e embora estivesse algo mal tratada sempre funcionou bem. Renovei muita coisa na mota, principalmente na parte eléctrica: luzes de contador (óleo e Neutro), sensor de neutro, contacto de descanso, contacto de STOP, montagem de buzina, montagem de bateria ( embora não esteja a funcionar a 100% porque não carrega e quando ligo o contacto só funcionam as luzes dos contadores, a buzina e a luz de STOP), etc... tudo isto não funcionava e agora funciona já há cerca de 1 ano. Há cerca de 2 anos resolvi controlar o pistão e segmentos (vi que tem cilindro a 46mm em vez de 40mm) , e estava tudo OK , e já que estava com alguma coisa desmontada, resolvi abrir mais e troquei os discos de embraiagem, e ainda bem porque estavam quase em fim de vida.
Resumindo, a mota estava a funcionar muito bem com as renovações que fiz, embora estando com cilindro 46mm (cerca de 70cc) acho qua mota deveria puxar um pouco mais, mas se calhar é por causa do carburador de 17,5mm que é pequeno...

Mas agora a mota foi-se abaixo e nunca mais pegou!

A mota sempre pegou bem, nunca à primeira a frio, mas à terçeira-quarta kickada pegava sempre. A quente pegava sempre à primeira.
Da ultima vez que andei nela, pegou como sempre depois de 3-4 kickadas, arranquei e senti logo que acelerava bem até às 5000rpm e depois abafava e não passava daquilo. Nunca me tinha acontecido isso, sempre acelerou bem até às 9500-1000rpm.
Andei cerca de 1 km e a mota foi abaixo e nunca mais pegou!

As coisas que já controlei:
- carburador foi limpo há pouco e depois da limpeza a mota percorreu cerca de 300-400km sem nenhum problema, por isso penso que estará tudo OK com ele. Controlei a entrada da gasolina no reservatório do carburador e funciona bem, o reservatório enche-se sem problema.
- caixa de lamelas desmontada, e tudo OK
- tenho faisca na vela
- a compressão parece estar normal ( não muito forte mas acho que nesta mota é  algo "normal")

Uma coisa que me parece estranha, é que depois de tanta kickada que dei para tentar pôr a mota a trabalhar, a vela deveria estar completamente encharcada, mas não é o caso está preacticamente seca.
O que me leva a pensar que a mistura não chega ao cilindro, mas não consigo compreender porquê porque tenho quase a certeza que está tudo bem com o carburador.

Já algum de vocês teve um problema parecido?

Vivo no Luxemburgo, e só ando com a mota quando vou a Portugal ( 2 vezes por ano), o que não facilita pois quando vou de férias nem sempre tenho tempo para me ocupar da mota.

Peço desculpa pelo grande texto, mas assim fica +/- tudo explicado e já evita muitas perguntas.

Obrigado.  thumbsup
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#2

Pode ser o deposito entupido ou problema com tubo da gasolina. Tens que ver se chega combustivel ao carburador.
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#3

Obrigado NFilipe,

se tiver em conta a forma como a mota se desligou seria uma forte hipótese, mas controlei e a gasolina desce para o carburador e o carburador enche, por isso não está entupido.

Quando aconteceu e depois de controlar a entrada da gasolina no carburador, pensei que poderia ser um problema com a caixa das lamelas, mas controlei e está tudo OK…
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#4

E tens a certeza que o combustível sai para a câmera de combustão? Se nao sai é do carburador, problema com as agulhas ou a boia ou outra coisa qualquer. Se entra para a câmera é porque deve ser problema de falta de compressão, digo eu, isto é só especular.
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#5

Bem a vela pode nao estar a funcionar corretamente devido a bobine, ja verificaste a bobine?
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#6

a avaria aconteceu 2 dias antes do fim das férias, por isso não tive tempo para procurar muito.

as unicas coisas que consegui controlar foi a faisca na vela OK, e a entrada da gasolina no carburador OK. 
Experimentei 2-3 vezes e o reservatório do carburador enchia sem problema, por isso a boia está a funcionar bem. 
Mas como disse no primeiro post, parece-me que a vela estava seca demais considerando o numero de kickadas que dei para tentar pôr a mota a trabalhar, por isso suspeito que a mistura não chegue ao cilindro. Mas não compreendo porquê, porque o carburador foi limpo há cerca de 1 ano e a mota já percorreu cerca de 400km desde a limpeza sem problema!

No que respeita à bobine não tive tempo para testar, mas suponho que se a vela faz faísca deve estar boa, ou não?

A compressão parecia estar normal, algo fraca mas parece-me normal para este motor. Quando tinha aberto o motor há cerca de 2 anos (500km percorridos), o pistão e segmentos estavão impecáveis, por isso não acho que tenham gripado em 500km, mas não é impossivel. Nessa altura tinha a mesma compressão que actualmente, acho eu, mas vou comprar material para medir a compressão e quando voltar a Portugal vou testar.
Alguém me sabe dizer quantos bars tenho que ter como compressão neste motor?

Se tivesse a mota comigo aqui no LUX seria mais fácil, mas estando em Portugal e eu no LUX fica complicado...

Obrigado pela ajuda  thumbsup
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#7

(09-09-2021 às 14:07)estragos Escreveu:  As coisas que já controlei:
- carburador foi limpo há pouco e depois da limpeza a mota percorreu cerca de 300-400km sem nenhum problema, por isso penso que estará tudo OK com ele. Controlei a entrada da gasolina no reservatório do carburador e funciona bem, o reservatório enche-se sem problema.
- caixa de lamelas desmontada, e tudo OK
- tenho faisca na vela

Uma coisa que me parece estranha, é que depois de tanta kickada que dei para tentar pôr a mota a trabalhar, a vela deveria estar completamente encharcada, mas não é o caso está preacticamente seca.
O que me leva a pensar que a mistura não chega ao cilindro, mas não consigo compreender porquê porque tenho quase a certeza que está tudo bem com o carburador.



Obrigado.  thumbsup

Boas voltei aqui um pouco... tong

Sim verifica se a vela tem faísca suficiente...

Isso do reservatório... pode não queres dizer nada... tem de verificar, se souberes.... se a boia está a funcionar correctamente, calibrada.
Primeiro: saca o carburador fora e limpa tudo com deve de ser... se souberes é claro.
Verifica se todos os "canais" do carburador estão bem limbos, verifica tb a membrana...
Depois.... nos parafusos afinar... da lhe mais um pouco de gasolina na mistura e se não for suficiente tb poderás descer 1 ponto a agulha. passo a passo... sabes afinar e verificar tudo correctamente?

Caso contrario mecânico.

Quanto a vela, não deve estar seca nem encharcada... se tudo estivesse bem claro.

Caso não resulte, diz algo... há mais algo que quase minguem se lembra, para se fazer e resolver o problema. LOL

Live After Death...

Os Ferros...

In life, nothing happens by chance...
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#8

Conteúdo top como sempre

PS: espero não ter ofendido ninguém.
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#9

A vela parece ter uma boa faísca, até experimentei com outra que estava como nova e a faísca era igual.

Em relação à boia se está a funcionar bem, controlei e abre/fecha a passagem da gasolina sem problema. A valvula da boia foi nova. Quanto a estar calibrada, acho que sim porque tem um risco na boia que normalmente tem que estar paralelo à base do carburador onde aperta o reservatório, e está bem paralelo. Se não for este o procedimento de calibragem, e se alguém conhecer o correcto, agradeço que me informem.

Verifiquei bem o carburador: os giglers de baixas e altas estão bem limpos, o respiro de ar do reservatório também estava bom.
Fala de membrana? Não sei do que se trata?!!

Os parafusos de afinar: o carburador da DT tem só 2, um para o ralenti e o outro para o ar de mistura.
O parafuso do ar também nao lhe toquei desde que foi afinado o ano passado. Mas vou tentar apertar 1/4 de volta (mais gasolina), para ver se faz barulho.

Quanto à vela, fiz 2-3 testes enquanto a mota funcionava bem e estava sempre com boa cor (chocolate), nem muito seca nem húmida.
Quando disse que deveria estar mais húmida, foi a pensar que com as (muitas) tentativas de pôr a mota a fazer barulho, se a cada kickada entrasse um pouco de mistura a vela deveria estar encharcada, mas não é o caso.

Obrigado a todos pela ajuda...
Responder
#10

(10-09-2021 às 14:12)estragos Escreveu:  A vela parece ter uma boa faísca, até experimentei com outra que estava como nova e a faísca era igual.

Em relação à boia se está a funcionar bem, controlei e abre/fecha a passagem da gasolina sem problema. A valvula da boia foi nova. Quanto a estar calibrada, acho que sim porque tem um risco na boia que normalmente tem que estar paralelo à base do carburador onde aperta o reservatório, e está bem paralelo. Se não for este o procedimento de calibragem, e se alguém conhecer o correcto, agradeço que me informem.

Verifiquei bem o carburador: os giglers de baixas e altas estão bem limpos, o respiro de ar do reservatório também estava bom.
Fala de membrana? Não sei do que se trata?!!

Os parafusos de afinar: o carburador da DT tem só 2, um para o ralenti e o outro para o ar de mistura.
O parafuso do ar também nao lhe toquei desde que foi afinado o ano passado. Mas vou tentar apertar 1/4 de volta (mais gasolina), para ver se faz barulho.

Quanto à vela, fiz 2-3 testes enquanto a mota funcionava bem e estava sempre com boa cor (chocolate), nem muito seca nem húmida.
Quando disse que deveria estar mais húmida, foi a pensar que com as (muitas) tentativas de pôr a mota a fazer barulho, se a cada kickada entrasse um pouco de mistura a vela deveria estar encharcada, mas não é o caso.

Obrigado a todos pela ajuda...

Esquece a "membrana" em causa, fiz confusão com outro carburador.
Mas podes verificar se há? algum filtro "tipo rede" dentro do carburador e qual o seu estado...
Hoje estou meio marado... não é normal... não estar a lembrar de todo o simples carburador da DT por dentro... tong mas tb não me posso lembrar de todos... tenho mexido mais em rampas de 4 a 4 T LOL
Sim eu sei que só tem dois parafusos.
Mas sim, se a mistura estiver razoavelmente "bem feita" a pouco e pouco, vai lhe dando um pouco de mais gasolina no parafuso.
Se não resolver, verifica primeiro onde está a agulha posicionada, terá 4 ou 5 posições... e baixa 1 ponto a agulha e testar... depois "caso necessário" mais 1 ponto... testar...

Mas se a DT está com mais cc. isso precisava aí de umas alterações no carburador... cool mas isso já é outro assunto.

Isto por aqui é muito difícil sem ver, ouvir ao vivo... ou sem ser eu a mexer, sei melhor que explicar... LOL mas tento ajudar apenas.

Falando em outras membranas "se é que a DT tem" verifica a torneira de gasolina, poderá estar suja, e membrana marada ou mal funcionamento,
ou seja saca a torneira de gasolina, com calma... abra a e limpa tudo e monta tudo igual...

Outras coisas: Em caso necessário saca o deposito fora e limpa tudo... gasolina "velha" fora e coloca gasolina nova.

E por agora, uma outra questão: Que óleo da mistura estás a usar e há quanto tempo?

Live After Death...

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