Mensagens: 583
Tópicos: 1
Registado: 4/2020
(03-08-2020 às 12:05)dfelix Escreveu: (03-08-2020 às 11:59)gonzas Escreveu: ... ou assinar à porta do centro de exames.
Os exames práticos não sei como actualmente se processa.
Mas os teóricos há muito que são auditados. Quando tirei a carta em finais da década de 90 já os exames eram gravados em video. E depois disso passaram a adoptar também as plataformas digitais.
Claro que isto são os exames teóricos.
Algo que sempre pareceu mais vocacionado para avaliar a capacidade de interpretação na lingua portuguesa que propriamente os conhecimentos do código da estrada.
Estava a falar de assinar aulas antes de ir a exame.
Mensagens: 1,740
Tópicos: 15
Registado: 7/2018
Mota: Aprilia RS660
03-08-2020 às 12:23 (Mensagem modificada pela última vez: 03-08-2020 às 12:34 por
el_Bosco.)
(03-08-2020 às 11:59)gonzas Escreveu: Nem tanto ao mar, nem tanto à terra. A experiência é, de facto, o mais importante. Mas no meio de tanto curso pode ser que se retenha qualquer coisa que um dia mais tarde nos ajude. Mal não faz. Ser obrigatório... É inconsequente.
A experiência só é o mais importante se tiver por base os correctos conhecimentos teóricos que, nas motas, atendendo à complexidade e factor acrescido de risco quando comparado aos carros, podem não ser necessariamente intuitivas ou apreendiveis apenas pela experiencia. Técnicas essas que não nos ensinam na carta e que por mais vídeos que vejamos (partindo do principio que a informação que veiculam é de qualidade), necessitam de ser testadas e praticadas em situações controladas e não simplesmente em estrada.
O melhor exemplo é o sistema de travagem em piso molhado com e sem ABS que a Honda tem na escola de Palmela. Vai treinar isto em estrada Caroço ou a ver vídeos Manteigas.
(03-08-2020 às 12:05)dfelix Escreveu: Os exames práticos não sei como actualmente se processa.
Os práticos são outra treta Felix. Fui a exame com um tipo que a meio do exame ficou sem embraiagem na mota (era um chaço velho e o cabo da embraiagem simplesmente rompeu) e o examinador passou-o depois do choradinho do gajo e do dono da escola. Desconheço se houve dinheiro à mistura.
(03-08-2020 às 12:05)Nfilipe Escreveu: Mas um dia que um gajo precise, numa situacao inesperada que acontece tao depressa, o panico por vezes toma total controle e um gajo esquece se de usar o que aprendeu. Até porque depois de aprender se nao se for praticado regularmente quando queremos usar ja nem nos lembramos do que aprendemos.
Isto é que é outro ponto importante. Os cursos são bons, a experiencia de km é boa mas nunca chegam... É preciso continuar a praticar de forma a interiorizar e a que a resposta a situações de perigo seja mais automática (para o bom sentido).
Mensagens: 2,810
Tópicos: 24
Registado: 4/2016
Mota: É essa mesmo... Localização: Forte da casa
(03-08-2020 às 12:20)dfelix Escreveu: (03-08-2020 às 12:05)Nfilipe Escreveu: Mas um dia que um gajo precise, numa situacao inesperada que acontece tao depressa, o panico por vezes toma total controle e um gajo esquece se de usar o que aprendeu.
A vida passa tão depressa... que o melhor é eutanasiar toda a gente à nascença! 
Nao percebo o ponto desse argumento, isto é, assumindo que tem algum sentido.
Se leres bem nao disse que devido a esse factor é inutil qualquer tipo de formacao mas sim que é dificil por vezes por em pratica o que se aprendeu numa situacao de perigo. A nao ser que estejas acima do comum mortal e nunca entres em panico e tens sempre sangue frio para usar tudo o que ja aprendeste em qualquer situacao, seja ela qual for. Se sim, mais poder para ti.
Mensagens: 583
Tópicos: 1
Registado: 4/2020
(03-08-2020 às 12:23)el_Bosco Escreveu: O melhor exemplo é o sistema de travagem em piso molhado com e sem ABS que a Honda tem na escola de Palmela. Vai treinar isto em estrada Caroço ou a ver vídeos Manteigas. 
Qual escola da Honda, qual carapuça. Calçada da Ajuda antes da requalificação, de inverno, sem ABS. E não eram precisas rodinhas laterais.
Mensagens: 13,646
Tópicos: 239
Registado: 11/2014
Localização: Lisboa
(03-08-2020 às 12:45)gonzas Escreveu: Qual escola da Honda, qual carapuça. Calçada da Ajuda antes da requalificação, de inverno, sem ABS. E não eram precisas rodinhas laterais.
Eheheheh... tanta vez a desci (e subi também) para Belém. Então naquelas zonas de empedrado que abateu em algumas partes, remendado com alcatrão também já degradado e na união com antigos carris do eléctrico, em dias de chuva... eram um must. Curso intensivo de skills!
Mas das piores pistas de "slide" que apanhei foi uma vez, na CB500, a descer das portas do sol, em Santarém, com aquela chuva miudinha, no gancho que faz antes de entrar na estrada da Ribeira de Santarém...
>>aqui<<! Quando entrei (sem parar) no asfalto da estrada da Ribeira, e vi que ainda estava em cima da mota e a mota em pé... foi só tempo de procurar o abrigo mais próximo para mudar a fralda, de tão borrada que estava.
Mensagens: 9
Tópicos: 1
Registado: 8/2019
Mota: YZF 600 R Thundercat 98' Localização: Sesimbra
(03-08-2020 às 10:10)el_Bosco Escreveu: (02-08-2020 às 20:12)Caroço Escreveu: não estou a dizer que é mau participar num curso de condução avançada , pois ate eu quero participar , pois existe sempre espaço para aprender , o que quero dizer é que a experiencia é que é importante , e para isso é preciso praticar.
A ultima vez que dei conta, um curso de condução avançada servia precisamente para isso Caroço: praticar. Não é só teoria nem é só "prática" convencional que podes ter em estrada. A escola da Honda oferece condições de prática que não consegues ter normalmente.
(02-08-2020 às 20:12)Caroço Escreveu: um curso de condução intensiva não vai evitar um acidente nem vai melhorar um condutor ( na minha opinião ) nada mais é do que teórica tal e qual como quando vamos tirar a carta de condução , ate um cirurgião , depois de tirar o curso , passa 5 anos debaixo da alçada de um medico com experiência e só depois de esse medico dar um aval positivo é que ele pode exercer sozinho.
Como é que podes dizer categoricamente que um curso de condução avançada não vai evitar um acidente? Vais aprender e/ou melhorar técnicas que, em caso de necessidade, obviamente poderão evitar acidentes, basta pensar em técnicas de travagem etc. Não percebi bem o argumento do cirurgião porque acaba de reforçar a necessidade de formação prévia à pratica. ahah Ou seja, um gajo qualquer pode ir "operar" pessoas durante anos e continuar a não saber fazÊ-lo. O mesmo acontece com as motas. Não é por ter centenas de milhares de km no cú que se sabe necessariamente conduzir em segurança.
Ter muitos km, dá te experiencia, mas também pode te dar maus hábitos - se fizeres o mesmo erro e nao tiveres noção do mesmo - estás a praticar o "erro" - às vezes é preciso construir bases e re-educarmo-nos.
Ver videos no youtube por mais bom que sejam esses videos, e não praticar as coisas não serve de nada - pode te dar noção do que precisas fazer, mas não quer dizer que consigas fazer.
Daí querer forçar a pratica de certas coisas durante o ensino de condução para dar inicio a boas práticas, para ao menos quando a malta sai da "escolinha" já ter alguma coisa.
Ir aprender na estrada - claro, a experiencia é importante - mas se já forem com muita bagagem - só irá acelerar essa aprendizagem e evitar ERROS que de outra forma iriam ser mais faceis e as vezes, infelizmente, fatais.
Mensagens: 1,150
Tópicos: 11
Registado: 11/2014
Mota: MOTA Localização: CU DE JUDAS
03-08-2020 às 14:03 (Mensagem modificada pela última vez: 03-08-2020 às 14:07 por
Caroço.)
Se me falassem de um curso de mecânica , aí sim , teriam o meu apoio , pois se percebessem como o sistema funciona no seu geral , como foi o meu caso , talvez melhorassem a técnica de condução , agora cursos da Honda onde passam o tempo na pista , sem buracos , sem trânsito , e onde falam mais dos pilotos de corrida e das técnicas que usam em corrida tipo motogp , não obrigado.
E depois disto , aposto que daqui a pouco , depois de ver vídeos no YouTube , la voltamos a conversa do counterstiring , trailbraking e outros Paneleirings , ide masé andar de Mota ...
Podm dizer o que quiserem deste fórum , mas uma coisa Pelo menos boa que tem vos garanto , E isso sim , vale a pena , nas nossas voltas temos sempre tentado ajudar os mais novatos com conselhos e opiniões para melhorarem a sua condução , isto para aqueles que querem aprender , até eu já aprendi com alguns daqui , e isso é melhor que qualquer curso da Honda ou da gnr .
Mensagens: 5,855
Tópicos: 82
Registado: 11/2014
Mota: Suzettes... Localização: Portugal
03-08-2020 às 14:22 (Mensagem modificada pela última vez: 03-08-2020 às 14:23 por
nelsonajm.)
Em plena A1, deixando Secavém para trás, em direcção a Alverca... em cima duma Yamaha SR125, toda escafiada... de repente rebenta o pneu traseiro... e começas a fazer slide de um lado para o outro, com o piso seco... e só não te esbardalhas porque o teu anjinho te meteu a mão por baixo.... quando finalmente paras a mota... todo suado... e sem saberes ainda o que aconteceu, e como não caiste... para um gajo ao teu lado, em cima duma mota feia e sem jeito nenhum... com o cabelo à foda-se e pergunta.... como é que consegues fazer isso pá.... e eu a precisar de fraldas e de mudar as calças, cuecas.... dasse...
Lembras-te Kabé?
Isto é que são skills...
Mensagens: 13,646
Tópicos: 239
Registado: 11/2014
Localização: Lisboa
Mensagens: 2,204
Tópicos: 26
Registado: 11/2018
Mota: Apeado Localização: Malveira
(03-08-2020 às 11:56)dfelix Escreveu: E tal como isto, existem outras coisas igualmente simples que desmistificava uma data de coisas que habitualmente só se chega lá mais tarde. Até alguns "ings" que o caroço tanto abomina mas também os faz instintivamente como qualquer outro.
Até porque... se está a pagar por isso.
Certo. Estamos todos 200% de acordo quanto a isso. A carta é uma palhaçada, na minha assinei a folha das aulas teóricas, tive 2 aulas só para não dizer que ia sem nenhuma, e fiz o exame na APEC que demorou 10minutos e foi basicamente fazer 8's. Quando se paga, estás à espera que mais do que saber identificar quantos cilindros têm o motor com base numa foto de uma mota, te ensinem como usar os travões, o acelerador ou os "ings".
El_Bosco Escreveu:O melhor exemplo é o sistema de travagem em piso molhado com e sem ABS que a Honda tem na escola de Palmela. Vai treinar isto em estrada Caroço ou a ver vídeos Manteigas.
Provavelmente é o melhor exemplo do quão pouco uteis são esses cursos. Andares meia hora numa mota que nem é tua a praticar em ambiente controlado nada faz relativamente à tua capacidade de travar em piso molhado. O controlo dos travões é algo que requer tempo, prática, e conhecimento da mota até se tornar memória muscular. Os principios, qualquer livro ou video te explica. Travar numa SD1290R ou numa CB650R é substancialmente diferente. Travar numa CB500 escafiada da escola da Honda é substancialmente diferente de travar na tua própria mota. Se ao dia de hoje, séc. XXI, precisas de pagar 150 ou 200€ para te dizeres que em piso molhado deves ser progressivo na travagem e para te molharem alcatrão para praticares, nada contra, mas acho um desperdicio. A melhor forma é sempre a aprendizagem por repetição. Ir testando e aumentando os limites em situações de vida real. Porque na vida real, não são os cursos de 1 dia que te vão ajudar, é a memória muscular ou o instinto que tende a fazer aquilo que estás habituado.
Por exemplo, achas que se fores fazer o curso da Honda, aprendes instintivamente a fazer melhores trajetórias nas tuas curvas? Ou achas que é algo que progressivamente irás melhorando, primeiro "forçando" aquilo que sabes que é correto e que está explicado em tantos sitios até começar a ser instintivo a escolha da melhor trajetória para cada curva especifica? Nem estou a dizer para não fazeres o curso. Mas acho que com esses 150€ mais deslocação e eventual alojamento, ser-te-á muito mais util pegar nesse dinheiro e gastar em viagens de mota para meteres em prática as várias técnicas que existem. E nem precisas de videos. O motonliners está cheio de bons recursos.
Ditadura dos Flocos de Neve