Corredores especiais para motociclistas
#11

Acho esta ideia uma enorme aberração.
Um cidade espanhola que pensa nos motociclistas, antes de tudo, tirava as tampas de saneamento das faixas de rodagem, pintava os sinais rodoviários horizontais com tinta anti-deslizante e criava um programa rodoviário sustentável.
Devo recordar que no passado Domingo foi dia de eleições Municipais e Autonomas, pelo que muitas destas noticias são para ingles ver.
De votos uteis, por norma e no dia a seguir ao escrutínio, passamos a indesejados que "espalham" motos pelo passeios e que conduzem de forma perigosa pelo meio do transito.

I just don't run with the crowd!

www.loneriderendlessroad.com
Responder
#12

(27-05-2015 às 21:54)akimoto Escreveu:  E os ciclistas podem circular a par na via pública.


Como é que é?? Ia jurar que era exactamente isso que eles NÃO podiam!


(27-05-2015 às 23:09)LoneRider Escreveu:  tirava as tampas de saneamento das faixas de rodagem, pintava os sinais rodoviários horizontais com tinta anti-deslizante e criava um programa rodoviário sustentável.


Também não deixa de ser engraçado criarem essa nova faixa.. Com tinta que manda os motociclistas ao chão lol
Responder
#13

Sim, os ciclistas podem circular a par a não ser que exista muito trânsito ou condições perigosas.
Responder
#14

(28-05-2015 às 09:49)OFFICER Escreveu:  Sim, os ciclistas podem circular a par a não ser que exista muito trânsito ou condições perigosas.

Aqui entra o criterio de cada um e o do agente que controla.
Isto pode criar injustiças para ambos os lados.
É este tipo de ambiguidades que deveriam ser evitadas nos regulamentos, mas infelizmente são cada vez mais usuais.

I just don't run with the crowd!

www.loneriderendlessroad.com
Responder
#15

Eu não sei se essa faixa para motas será boa ideia. Em termos teóricos, sim, mas em termos práticos, tenho dúvidas. A principal reside no facto de que, em tráfego denso, uma das coisas que mais agrava o risco de acidente é a diferença de velocidade entre veículos. Se, já a passar entre os carros, há motas que circulam a velocidades completamente kamikaze, com uma via reservada, imagino pessoal a passar como se fossem autênticos foguetes, aumentando o risco de acidente não só com automóveis como com as demais motas que circulariam na mesma faixa.
Responder
#16

(27-05-2015 às 18:30)Cloud Escreveu:  ...será que lhes compensa assim tanto metro e meio de faixa ao longo de vários quilómetros, para 'meia dúzia' de motos? Se calhar não..

Considerando que as directivas europeias estão a exigir controlo de emissões que começam a penalizar fortemente a utilização dos carros dentro de cidade... é difícil concluir o quer que seja!  disapointed

Vejo cada vez mais gente a recorrer à moto, mas sobretudo dentro da cidade de Lisboa vejo cada vez mais gente a andar de bicicleta.
Acho que a crise, o preço absurdo que se paga por transportes públicos que estão regularmente de greve, e outros custos tem levado a que muita gente opte por estas alternativas.

A tendência será crescer... ao mesmo tempo que as regras serão mais restritivas para automóveis.

O problema é que não se consegue inventar espaço...
Não estou a ver como é que por exemplo podiam fazer crescer essa metro e meio na Almirante Reis se começar a demolir prédios...
Também não vejo necessidade de faixa especial, mas se em novas infraestruturas este espaço for considerado aparte de todas as regras que já fazem parte e vieram melhorar a qualidade do planeamento urbano... só temos a ganhar no futuro.

(28-05-2015 às 09:49)OFFICER Escreveu:  Sim, os ciclistas podem circular a par a não ser que exista muito trânsito ou condições perigosas.

Ou seja... desde que não o façam à minha frente.


(28-05-2015 às 11:11)quatropiscas Escreveu:  ...imagino pessoal a passar como se fossem autênticos foguetes, aumentando o risco de acidente não só com automóveis como com as demais motas que circulariam na mesma faixa.

Duvido que o limite de velocidade dessa faixa vá ser superior ao das restantes vias!
Responder
#17

(28-05-2015 às 11:11)quatropiscas Escreveu:  Eu não sei se essa faixa para motas será boa ideia. Em termos teóricos, sim, mas em termos práticos, tenho dúvidas. A principal reside no facto de que, em tráfego denso, uma das coisas que mais agrava o risco de acidente é a diferença de velocidade entre veículos. Se, já a passar entre os carros, há motas que circulam a velocidades completamente kamikaze, com uma via reservada, imagino pessoal a passar como se fossem autênticos foguetes, aumentando o risco de acidente não só com automóveis como com as demais motas que circulariam na mesma faixa.

Tambem pensei nisso, transito parado e um corredor disponível, não sei se não havia uns quantos malucos a enrolar punho...
Responder
#18

(28-05-2015 às 11:36)dfelix Escreveu:  ]

Duvido que o limite de velocidade dessa faixa vá ser superior ao das restantes vias!

Não estou a falar do limite de velocidade (que é sempre escrupulosamente cumprido em PT lol ), mas da diferença de velocidade em relação ao restante tráfego, especialmente à hora de ponta. blink
Responder
#19

Omg essa dos ciclistas poderem andar a par não sabia. Mas estou como o dfelix, desde que não façam à minha frente, senão torna-se perigoso para eles torna xD

Sim, trânsito parado, e as motos num corredor estreito a 90 Km/h. Não me parece sensato realmente lol Até porque essa foto é a pior. Esse corredor ou tinha que ser central, ou lateral, nunca no meio de duas faixas no mesmo sentido..
Responder
#20

(28-05-2015 às 13:46)quatropiscas Escreveu:  ...mas da diferença de velocidade em relação ao restante tráfego, especialmente à hora de ponta. blink


(29-05-2015 às 10:03)Cloud Escreveu:  Sim, trânsito parado, e as motos num corredor estreito a 90 Km/h. Não me parece sensato realmente ...




Larga ou estreita, mais depressa ou devagar será sempre um espaço que toda a gente saberá para que serve!
Um espaço onde a probabilidade de se apanhar um carro apertar ou mudar faixa sem sinalizar será sempre substancialmente inferior.

Achar que a ideia é má devido à diferença de velocidade em relação ao restante tráfego parece-me um bocado hipocrita...
Sobretudo quando a alternativa é fazer precisamente o mesmo ilegamento entre os carros e pelas bermas.

Sim.. todos sabemos que não é uma alternativa porque é ilegal.
Mas se não for para tirar proveito dessa mobilidade que a moto permite, mais vale andar de carro.
Responder




Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)