Comandos Elétricos da BMW F800R
#1

Venho aqui desabafar a minha primeira má experiência relacionada com a qualidade dos componentes da F800...

Mandei recentemente a mota de reboque para a oficina, porque o botão de start deixou de funcionar, e nem de empurrão se fazia a coisa.
Após uma breve pesquisa na net descobri que se tratava de um "problema bem conhecido" não só na F800 mas noutros modelos construídos no período de '09 a '14. Havia malta que se queixava de vários cenários (ex.: após um longo período de exposição ao sol, etc.) em que o botão deixava de funcionar.

Resultado: uma vez que a mota está mais do que fora do período de garantia (construída em 2010) lá mandei vir um comando (não digo por quanto que até me envergonho do que paguei por um interruptor).

Eis senão quando, dois dias depois... o interruptor de mudança de direção deixou de fazer reset. Depois de ligar o indicador para qualquer um dos lados, só o consigo desligar manualmente ligando e desligando os 4 piscas.

Pesquisa na net e... a mesma coisa. Problema "bem conhecido" que se resolve com a substituição do comando por um preço semelhante ao do lado oposto.

Ocorre-me dizer... DASSE!!!
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#2

Boas camarada, eu nesta situações costumo fazer uma coisa... se já está estragado... pior não fica... por isso é abrir e ver o que se passa... na pior das hipoteses continua na mesma... e se tiveres sorte... até arranjas a peça.

uma coisa, não deixes as peças velhas na oficina, tra-las contigo, e desmonta-as para perceberes o que se passou.

[Imagem: SM4eYt9.png]
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#3

Boas Marco.

Desde que a BMW mudou o tipo de comandos (para comandos à maneira "japonesa"), também soube de algumas queixas, especialmente pelo grupo de facebook dos "motorrad fans". E não só na serie "F", como nas outras, pois os comandos são partilhados pelas demais series, sejam as "K", as "R", etc....
Pessoalmente, soube também de quem tenha tido chatices com um dos interruptores do painel de instrumentos, cujo botão encravou, numa das novas GS800 (claro que resolvido ao abrigo da garantia). A "boca" que ele mandou no concessionário, foi se agora os painéis era comprados na "loja do chinês"?

Por falar em garantia, isso não estaria ao abrigo da mesma, visto teres comprado a moto há relativamente pouco tempo, e em stand? Ou desculparam-se com a velha história que a garantia só abrange motor e caixa? mad

Aconselho-te a expores o caso também nos motorrad fans, pois há sempre alguém que te vai ajudar, de como resolveu situações semelhantes.
Outra coisa aqui entre nós que ninguém nos ouve lol .... escreve um mail dirigido à BMW Portugal, a relatar o sucedido, a alegares que não é suposto uma pessoa ter de mudar de comandos durante a vida útil de uma moto, e referindo até que tomaste conhecimento de situações idênticas. Vais ver que eles não te deixam na mão.... acredita blink !

Felizmente a minha ainda traz os comandos "antigos", á boa maneira BMW.... são confusos e custam a adaptar.... mas depois da coisa mecanizada, acabam por ser tremendamente funcionais, e nunca deram qualquer tipo de chatice, pelo menos até agora.

[Imagem: SVwvObj.jpg]

O engraçado foi agora há pouco tempo, quando diz o TD à nova RS1200, atinar novamente com os comandos "à japonesa".

[Imagem: zX4Kq81.png]

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#4

Grande confusão, não se percebe nada desses botões Carlos. lol
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#5

(24-07-2015 às 09:53)Almareado Escreveu:  Grande confusão, não se percebe nada desses botões Carlos.  lol

Aquilo é só para gente do contra lol
P.S. já tive o prazer de "sofrer" umas explicações sobre o seu funcionamento.
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#6

(24-07-2015 às 09:53)Almareado Escreveu:  Grande confusão, não se percebe nada desses botões Carlos.  lol

Como outras coisas.... estranha-se a primeira vez.... depois entranha-se!  bigsmile

[Imagem: iv5ZUge.jpg]

[Imagem: dm09RxJ.jpg]

[Imagem: zX4Kq81.png]

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#7

Ok, já percebi. Mas ia custar um pouco a habituação.

Principalmente essa dos piscas à ferrari, e dou o pisca para a esquerda com a mão esquerda e depois tenho que ir com a mão direita (que está a rodar o punho) desligar o mesmo.

Essa buzina é puxar para esquerda, empurrar para a direita, ou para dentro?
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#8

(24-07-2015 às 10:41)Almareado Escreveu:  Essa buzina é puxar para esquerda, empurrar para a direita, ou para dentro?

Se puxares para a esquerda faz um telefonema queixoso para a Merkl, para a direita, envia um SMS também lamuriento para o Juncker e empurrando para dentro inicia os procedimentos administrativos para o "recall semanal"...

Em suma, aquele botão faz tudo menos buzinar pois é um facto de conhecimento comum que os "BMWistas" não passam cartuxo a mais ninguém o que, obviamente, também inclui o buzinar...  devil  evil  blink  lol

[Imagem: wrong-bike.jpg]
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#9

(23-07-2015 às 19:00)marco.clara Escreveu:  Felizmente a minha ainda traz os comandos "antigos", á boa maneira BMW.... são confusos e custam a adaptar.... mas depois da coisa mecanizada, acabam por ser tremendamente funcionais, e nunca deram qualquer tipo de chatice, pelo menos até agora.

Habitua-te.
A ideia de que a BMW tem acabamentos e detalhes de qualidade superior é mito.

(23-07-2015 às 22:36)carlos-kb Escreveu:  Felizmente a minha ainda traz os comandos "antigos", á boa maneira BMW.... são confusos e custam a adaptar.... mas depois da coisa mecanizada, acabam por ser tremendamente funcionais, e nunca deram qualquer tipo de chatice, pelo menos até agora.

Olha que os "antigos" não eram melhores. dead
Por volta dos 20K o meu reset de pisca também já tinha morrido e aos 40K já tinham mudado de cor.
Conheço vários casos de R's e K's com os mesmos sintomas que o Marco descreve. (Um deles era membro do antigo Motonline)

Mas o mais foleiro que já assiti foi ficarem com buracos nos locais dos botões "opcionais"...
Aquilo pura e simplesmente ficou ressequido e caiu...

[Imagem: blanking_caps.jpg]

Acho que a qualidade do plástico escolhido pela BMW fica abaixa do a espectativa.
Sobretudo se tivermos em consideração o price tag dos seus produtos.

Estava perfeitamente convencido que uma das razões que levaram a mudar era precisamente a falta de qualidade dos antigos.
Pelos vistos não... redeye
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#10

(24-07-2015 às 10:41)Almareado Escreveu:  Ok, já percebi. Mas ia custar um pouco a habituação.

Principalmente essa dos piscas à ferrari, e dou o pisca para a esquerda com a mão esquerda e depois tenho que ir com a mão direita (que está a rodar o punho) desligar o mesmo.

Essa buzina é puxar para esquerda, empurrar para a direita, ou para dentro?

Não puxas nada nem deslizas nada. Todos os botões e comandos, são de pressão (carregar), excepto o kill switch que é de "rodar".

(24-07-2015 às 11:07)dfelix Escreveu:  Habitua-te.
A ideia de que a BMW tem acabamentos e detalhes de qualidade superior é mito.
habituar? Há 5 anos que tenho a ST.... já tinha tido mais que tempo para isso.  tong  Só custaram os primeiros 15 minutos. depois a "coisa mecanizou". Agora estranho é o contrário, quando pego numa de comandos à "japonesa".
Quanto à qualidade superior.... é tão boa ou má como outra qualquer.

(24-07-2015 às 11:07)dfelix Escreveu:  Olha que os "antigos" não eram melhores.  dead
Por volta dos 20K o meu reset de pisca também já tinha morrido e aos 40K já tinham mudado de cor.

E subitamente lembrei-me das tuas apreciadas lavagens de pressão....  bigsmile
Como eu digo, a água é perita em encontrar caminhos "por onde não deve", especialmente se tiver a ajuda de ar comprimido.  smile
Quanto ao ficar sem cor.... é também sinal que eles (botões) andaram expostos durante longos períodos a insolação directa. Os meus não estão assim (como podes ver pela foto, que é da minha moto, com quase 9 anos e 50 mil kms).... mas claro, possivelmente porque o cuidado e zelo da minha parte, aonde a estaciono (e como a lavo), é também outro.

(24-07-2015 às 11:07)dfelix Escreveu:  Mas o mais foleiro que já assiti foi ficarem com buracos nos locais dos botões "opcionais"...
Aquilo pura e simplesmente ficou ressequido e caiu...
Outro sinal indicativo de alguma falta de cuidado, não?!

(24-07-2015 às 11:07)dfelix Escreveu:  Estava perfeitamente convencido que uma das razões que levaram a mudar era precisamente a falta de qualidade dos antigos.
Pelos vistos não...  redeye
Por acaso tenho ouvido queixas dos novos.... dos antigos não, e esta (dita por ti) é a primeira vez que ouço tal.
Mas dou o benefício da dúvida.

[Imagem: zX4Kq81.png]

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