CF-Moto SR C21
#1

Já tinha sido desvendada há umas semanas, mas na EICMA teve lugar de destaque no stand do construtor chinoca.
Fruto da parceria entre a KTM e a CF-Moto (que já produz alguns modelos da marca austríaca e recorre a motorizações desta), esta SR C21 é por enquanto uma sport-concept, mas com forte probabilidade de passar a moto de produção.

Recorrendo (o que está a ser divulgado), ao twin LC8 890 da KTM, com um design bastante apelativo e agressivo (não gosto porém das coberturas dos discos frontais, à imagem de MotoGP), recorre ainda a suspensão Öhlins com mono-braço traseiro, travagem Brembo Stylema e escape SC-Project.

https://youtu.be/m7alODH-UH4

https://youtu.be/_y2ww21kXsc

[Imagem: SWBnPxn.jpg]

[Imagem: DS3qzgQ.jpg]

[Imagem: 7yTuLYz.jpg]

[Imagem: 38QEURu.jpg]

[Imagem: eg2GDn4.jpg]

[Imagem: QKmafvp.png]
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#2

A CF-Moto está a apresentar motos muito bem equipadas, e com uma estetica que até consegue convencer...
think

Será que duram?!?

Ricardo - Honda CB500X
[Imagem: latest?cb=20150510093035]
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#3

O unico que eu conheço que tem uma CF-Moto é o Mortalhas e ele diz que aquilo farta-se de deitar fumo pelo escape!
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#4

EICMA, depois do MotoGP CF Moto promete estar no Dakar

"Bem representada em Milão, a CF Moto apresentou alguns protótipos e a já excelente gama de motos que possui

Por Marcos Leal -Novembro 27, 2021
Nos pavilhões do EICMA encontramos um stand da orgulhosamente chinesa CF Moto que apresentava de uma forma muito bem organizada toda a sua gama e alguns protótipos para um futuro próximo. Muito forte nas quatro rodas, neste espaço acabou por dar relevo às duas rodas, destacando-se a MT 800, a MT 650 e as gama CL-X 700, das quais sobressaiu a nova versão scrambler. Em conversa com Joaquim Cidade, representante da marca em Portugal através da sua empresa Puretech, ficámos a saber um pouco mais sobre a marca, as suas bases e o que pretende fazer brevemente. Além da já anunciada participação no Moto3 e da estreita colaboração com a KTM, a marca pretende entrar forte no mundo do todo-o-terreno e participar brevemente no Rally Dakar."

https://motojornal.pt/eicma-motogp-dakar-cfmoto/


Os chineses a atacar em todas as frentes, a mim preocupa-me bastante a "parceria" com a KTM, os austriacos sedentos de lucro e a tentar penetrar o mercado chines arriscam-se a entregar de bandeja parte do seu mercado à CF moto, já produzem a sua gama 890, já têm parceria com a kiska e isso reflecte-se no aspecto muito interessante nos modelos que a CF moto tem colocado no mercado, a KTM um dia destes acorda e descobre que a CF moto comeu 30% ou mais do ser mercado porque produz motas tão bonitas como as suas e mais baratas, com a mesma fiabilidade disapointed

[Imagem: 3a28d74fcda810d6526bb56e69702394.jpg]
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#5

num exercício rápido como comparativo:

CF MOTO 700CL-X
692,2cc 74cavalos 68nm
7490€

Husqvarna Vitpilen 701 Vitpilen
692,2cc 74cavalos 68nm
10333€

Gostos por design à parte, são duas motos do mesmo segmento, com o mesmo motor, com preços bem distintos , 2800€ dá para muito extra e equipamento, ou simplesmente guardar no banco.

[Imagem: i1ivocefb4l2acttyfpnuzmpzq2.jpg]

[Imagem: d22qttop4p3zue2ndppoororly3.png]

[Imagem: 3a28d74fcda810d6526bb56e69702394.jpg]
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#6

(29-11-2021 às 16:49)Liquid_Fire Escreveu:  num exercício rápido como comparativo:

CF MOTO 700CL-X
692,2cc 74cavalos 68nm
7490€

Husqvarna Vitpilen 701 Vitpilen
692,2cc 74cavalos 68nm
10333€

Gostos por design à parte, são duas motos do mesmo segmento, com o mesmo motor, com preços bem distintos , 2800€ dá para muito extra e equipamento, ou simplesmente guardar no banco.

[Imagem: i1ivocefb4l2acttyfpnuzmpzq2.jpg]

[Imagem: d22qttop4p3zue2ndppoororly3.png]
Mesmo motor?
Um Bi e um mono. lol

V
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#7

Acho que o que o liquid quis dizer com "o mesmo motor" era no sentido de serem 2 cagalhotos.
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#8

Ambos os motores derivam do 690 KTM, 80mm crank stroke x 105 mm bore = 692 cc, ambos produzem os mesmos cavalos e mesmo binario (ou quase), a única grande diferença é mesmo os numero de cilindros, sendo que o da Husqvarna se mantém mais proximo do original KTM e na CFmoto visto não poderem copiar parafuso por parafuso (excepto no 990 que a ktm já cedeu direitos a troco da produção da 7/890) fizeram algum desenvolvimento.

[Imagem: 3a28d74fcda810d6526bb56e69702394.jpg]
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#9

Ao que isto chegou....
Alguem implicitamnete diz que um paralel twin é igual a um mono e o pessoal não reage...
Ao que isto chegou!
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#10

(30-11-2021 às 00:48)Liquid_Fire Escreveu:  ...e na CFmoto visto não poderem copiar parafuso por parafuso (excepto no 990 que a ktm já cedeu direitos a troco da produção da 7/890) fizeram algum desenvolvimento.

Tenho alguma dificuldade em perceber onde está a cópia

OK... a CFMoto fabrica KTMs.
E fabrica motos próprias com motorização KTM.
Certamente embebe daí muito conhecimento... não há dúvida.

Mas eu, pelo menos através das fotos, tenho dificuldade em encontrar evidências que os chineses possam ter reaproveitado alguma coisa do 690.
Ou até mesmo dos 7/890 que deveriam ter mais semelhanças até.
Fundições, junções e até a disposição de alguns elementos parece bastante diferente.

A existir alguma semelhança será no posicionamento da bomba de água e cárter semi-seco (embora a CFMoto adopte filtro externo e a KTM não).

Fora isto... não consigo ser criativo o suficiente para chegar lá! smile

Aliás, este motor da CFmoto tem ali um pormenor curioso:
O bloco está aparafusado à carcaça do motor. É uma peça independente. think
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