Mensagens: 1,677
Tópicos: 71
Registado: 11/2014
Mota: Kawasaki Versys 650 '17 Localização: São Domingos de Rana
Venho indagar aqui aos gajos mais batidos das motas.
Já há algum tempo que ando à procura de uma mota que seja do meu mês e ano de nascimento. Apenas por brincadeira.
Tendo em conta que é de 12/1982, aparece pouca coisa e geralmente em estado, pode-se dizer, muito mau...
Entretanto apareceu uma que me parece em bom estado. Mas conheço zero destas coisas.
Uma Casal K182
O banco está rasgado. Entretanto estou à espera que me enviem mais umas fotos. Alguém me consegue dizer mais alguma coisa sobre esta "mota"? Esta diz que tem caixa de 4 velocidades.
Mensagens: 12,993
Tópicos: 226
Registado: 11/2014
Mota: Navio Almirante cor de electrodoméstico Localização: Lisboa
15-05-2018 às 16:10 (Mensagem modificada pela última vez: 15-05-2018 às 16:10 por
carlos-kb.)
Sobre a Casal, não te posso adiantar muito. Conheço melhor a história dos rivais de Águeda (Famel).
As Casal eram máquinas robustas, fiáveis q.b. e com o must de a partir a partir de dada altura (meados dos anos 60), a Metalurgia Casal ter começado a fabricar os próprios motores.
Depois da Nacional SMC (500cc 4t), foi a 1ª. marca portuguesa a construir e a comercializar uma motos com mais de 50cc (125cc)... e muito antes das Anfesa e AJP.
Deixo-te estes links, aonde podes recolher alguma informação sobre motorizadas nacionais...
http://www.motorizadas50.com/ http://www.motosdeportugal.com/pt/ http://rodasdeviriato.blogspot.pt/
O meu Avô teve uma. Foi vendida à sucata depois de ele morrer em 2009, já estava sem uso há uns 3 anos. Não te sei precisar quantos kms fez nem a história dela, mas o meu Avô usou-a uma vida inteira para ir e voltar ao trabalho bem como para as voltas dele já que era o único meio de transporte, pelo que deve ser resistente.
Mensagens: 12,103
Tópicos: 201
Registado: 4/2015
Mota: Maria das Curvas, Dorothy, Artax e BabieKa Localização: Zaragoza
Se nao foi kitado são motores muito robustos, fiáveis e com prestações razoáveis.
No entanto, são pachorrentas de reacções, muito provavelmente necessita de manutenção nas suspensões, uma revisão, pneus e transmissão novos.
Atenção aos aros, pois a corrosão, principalmente se está à muito tempo parada, acontece de dentro para fora.
Arranjar aros novos ainda deve ser relativamente fácil, o pior é arranjar que te raie uma roda.
Boa sorte pá!
Mensagens: 5,398
Tópicos: 205
Registado: 2/2015
Assim vista de longe não parece estar muito mal, mas...
... epá, percebo que seja pela piada, mas precisas mesmo disso na tua garagem? Achas que depois de a teres e recuperares, alguma vez vais andar com ela?
(não esquecer, entre outras "experiências" o Channel Nº5 com que vais ficar sempre que andares nisso!)
Mensagens: 1,405
Tópicos: 58
Registado: 11/2014
Mota: Honda CB500XA '18 Localização: Povoa Santa Iria City
Eu por acaso tenho uma panca igual!
Mas comigo é mais especifico, uma Vespa de 1977... (não interessa o mês, mas de Janeiro era top)
Sobre a Casal, sei que a Boss era pau para toda a obra, e aguentavam porrada à brava... este modelo não conheço muito, mas até aparenta bom aspecto!
Ricardo - Honda CB500X
Mensagens: 571
Tópicos: 14
Registado: 5/2017
Mota: VFR 800F Localização: Barreiro
isso é que é! dar uma voltinha até a praia com o penico na cabeça! ou ir jantar fora com a roupinha a cheirar a mistura!

Estou a gozar mas também gosto muito das nossas motoretas nacionais, sendo a minha predilecta a Sach V5
Mensagens: 5,718
Tópicos: 81
Registado: 11/2014
Mota: Suzettes... Localização: Portugal
Se fosse uma bicilíndrica japonesa...