Motonliners

Versão completa: Casal K182
Está de momento a ver uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
Venho indagar aqui aos gajos mais batidos das motas.

Já há algum tempo que ando à procura de uma mota que seja do meu mês e ano de nascimento. Apenas por brincadeira.
Tendo em conta que é de 12/1982, aparece pouca coisa e geralmente em estado, pode-se dizer, muito mau...
Entretanto apareceu uma que me parece em bom estado. Mas conheço zero destas coisas.

Uma Casal K182
[Imagem: 3aQD9yV.jpg]
[Imagem: 941314127_1_644x461_casal-k182-1-dono-fundo.jpg]

O banco está rasgado. Entretanto estou à espera que me enviem mais umas fotos. Alguém me consegue dizer mais alguma coisa sobre esta "mota"? Esta diz que tem caixa de 4 velocidades.
Sobre a Casal, não te posso adiantar muito. Conheço melhor a história dos rivais de Águeda (Famel).

As Casal eram máquinas robustas, fiáveis q.b. e com o must de a partir a partir de dada altura (meados dos anos 60), a Metalurgia Casal ter começado a fabricar os próprios motores.
Depois da Nacional SMC (500cc 4t), foi a 1ª. marca portuguesa a construir e a comercializar uma motos com mais de 50cc (125cc)... e muito antes das Anfesa e AJP.

Deixo-te estes links, aonde podes recolher alguma informação sobre motorizadas nacionais...

http://www.motorizadas50.com/

http://www.motosdeportugal.com/pt/

http://rodasdeviriato.blogspot.pt/
O meu Avô teve uma. Foi vendida à sucata depois de ele morrer em 2009, já estava sem uso há uns 3 anos. Não te sei precisar quantos kms fez nem a história dela, mas o meu Avô usou-a uma vida inteira para ir e voltar ao trabalho bem como para as voltas dele já que era o único meio de transporte, pelo que deve ser resistente.
Se nao foi kitado são motores muito robustos, fiáveis e com prestações razoáveis.

No entanto, são pachorrentas de reacções, muito provavelmente necessita de manutenção nas suspensões, uma revisão, pneus e transmissão novos.

Atenção aos aros, pois a corrosão, principalmente se está à muito tempo parada, acontece de dentro para fora.
Arranjar aros novos ainda deve ser relativamente fácil, o pior é arranjar que te raie uma roda.

Boa sorte pá!
Assim vista de longe não parece estar muito mal, mas...

... epá, percebo que seja pela piada, mas precisas mesmo disso na tua garagem? Achas que depois de a teres e recuperares, alguma vez vais andar com ela?

(não esquecer, entre outras "experiências" o Channel Nº5 com que vais ficar sempre que andares nisso!)

smile
Eu por acaso tenho uma panca igual!

Mas comigo é mais especifico, uma Vespa de 1977... (não interessa o mês, mas de Janeiro era top)

Sobre a Casal, sei que a Boss era pau para toda a obra, e aguentavam porrada à brava... este modelo não conheço muito, mas até aparenta bom aspecto!
isso é que é! dar uma voltinha até a praia com o penico na cabeça! ou ir jantar fora com a roupinha a cheirar a mistura!  lol Estou a gozar mas também gosto muito das nossas motoretas nacionais, sendo a minha predilecta a Sach V5
Se fosse uma bicilíndrica japonesa...