Carregador de baterias
#31

Obrigado pessoal!
Então pelo que percebi há quem faça uma "manutenção" da carga da bateria +/- semanalmente, pondo-a a carregar.
Essa carga não irá "viciar" a bateria?
É que aqui a zona tem dias que são bastante frios e este inverno vou-me precaver para tentar prolongar a vida das baterias
Responder
#32

(23-09-2019 às 11:08)HugoAz Escreveu:  Obrigado pessoal!
Então pelo que percebi há quem faça uma "manutenção" da carga da bateria +/- semanalmente, pondo-a a carregar.
Essa carga não irá "viciar" a bateria?
É que aqui a zona tem dias que são bastante frios e este inverno vou-me precaver para tentar prolongar a vida das baterias

Começou o ano lectivo escolar... e entre a logística familiar da distribuição pelas escolas e infantários da prole, conjugando com a eventualidade de chuva, é certo que agora (para mim) a mota deixará de andar diariamente, como andou praticamente durante todo o Verão, podendo até ocorrerem períodos de dias consecutivos, em que no conforto da garagem.

Para estes períodos, utilizo assim o Honda Optimate 3+, ao qual apenas tenho de ligar a ficha na tomada de corrente instalada na mota. E a vantagem destes optimizadores são mesmo, para além das funções "básicas" de carregamento e desulfatação da bateria (em caso de baterias mesmo à beira da morte anunciada), quando ligado, e depois da bateria carregada, fica a fazer os testes necessários, pelo que depois de concluído, passa ao "programa" de manutenção, simulando ciclos de carga / descarga, tal como se estivesses a usar a mota regularmente ou no dia-a dia. Pode ficar inclusivé ligada ao optimate por várias semanas.

Só "viciarias" a bateria, caso ela estivesses sempre ligada a um comum carregador (e não optimizador), que faria com que a mesma entrasse em sobrecarga. O optimate, pelo contrário, ao fazer este programa de manutenção, ajuda é a prolongar a vida útil da mesma, porque ligada a ele, nunca deixa a bateria chegar a níveis de descarga que possam comprometer a sua eficácia e consequente longevidade.

[Imagem: optimate-3_49999.jpg]

[Imagem: zX4Kq81.png]

Responder
#33

(03-04-2018 às 09:37)YontikoBT Escreveu:  
(03-04-2018 às 09:22)nunomsp Escreveu:  E podes sempre questionar-te se preferes empurrar a mota para ela pegar ou se é preferível dar-lhe uma carga de vez em quando nos períodos longos de chuva.

Eu vivo no Alentejo, pá! Os periodos "longos" de chuva resumem-se a 4 ou 5 dias no maximo!  troll

Mudar-me para o alentejo
Responder
#34

(22-09-2019 às 12:56)HugoAz Escreveu:  Boas pessoal!
No inverno como costumam fazer com as vossas motas/carros quando ficam mais tempo parados? Desligam as baterias ou têm algum estabilizador?
No ano passado a bateria de um carro que tenho deu o berro, deixou mesmo de receber qualquer carga, passa bastante tempo parado e com outra mota que tenho, ando sempre à rasca por causa da bateria! Em dias de chuva não ando de mota, logo se o inverno for chuvoso fica complicado xD

Tenho um vizinho que tem este carregador do Lidl, que fica bem mais em conta que um Optimate! Ele só o usa para caso se a bateria descarregar mas, afirma que tem a função de estabilizador e que pode estar sempre ligado à bateria para manter a carga.
Alguém tem um que possa dar um feedback? Próxima quinta está nas "bancas" e se for porreiro vou comprar um!
l [Imagem: 2d9084f81ddebd2951d771957a883a14-full.png]

Comprei um desses e pelo que diz o manual de instruções funciona também como estabilizador, verdade?? não sei ainda
Responder




Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)