Camadas para o Conforto Motard
#1

Aqui deixo um pequeno trabalho que tem como objectivo informar para que servem os tecidos que muitas vezes faz parte do nosso equipamento de protecção.
Dividi por camadas para tornar mais facil determinar a sua funcionalidade!


Primeira camada de roupa para motard é a camada que está directamente em contacto com a tua pele.


Coolmax: A sua principal propriedade é evacuar o calor para as outras camadas, mantendo o corpo seco. É muito bom para o Verão, e encontra-se muito este tecido em meias e outras peças de roupa interior.
Thermolite: Expulsa a humidade do corpo para as acamadas superiores controlando a temperatura do organismo. Comercializa-se em varias grossuras dependendo do isolamento que pretendamos. Muito bom para o inverno!
Polartec: Tecido ultra-ligeiro que guarda o calor do corpo, utilizando-o como isolante. Também com varias espessuras sendo o power dry e o power streh (tecido elástico) os mais conhecidos.
Outlast: desenvolvido pela Nasa para os fatos dos astronautas, é formado por capsulas de perafina que reage às mudanças de temperatura corporal, em condições exteriores de 5Cº a 25Cº, soltando o calor acumulado ou retendo-o quando é necessario.
É totalmente transpiravel. Muito utilizado em marcas como BMW e RUKKA.
Ulfrotte: É um misto de sintetico e lã, com grande permeabilidade ao vapor (suor) e bastante isolante. Aquece o corpo mesmo encharcado em agua e podemos encontra-lo em varias espessuras.

Segunda camada para o Motard

Como segunda camada podemos considerar todas as camisolas de manga comprida que normalmente se utilizam por cima da roupa interior.
No nosso caso especifico, tambem podemos encontrar estes tecidos de segunda camada nos forros interiores dos casacos que utilizamos para andar de mota.

         Thinsulate: Dá 1,5 vezes mais de calor que o típico casaco de penas com 3 vezes menos de espessura.
         Terinda y Thermium: Isolantes térmicos com base em aluminio.
         Airguar: Armazena o Ar creando um micro-clima. É 20% mais leve que poliamida e tem metade do peso do poliéster.
         Airvantage (da marca Gore):É um sistema transpiravel que utiliza o ar quente dos nossos pulmões. Cria uma especie de colchão de ar quente que nos protege do frio. Uma vez frio o ar sai para o exterior, para depois voltar a encher-se de ar quente!
Normalmente é utilizado pela BMW e RUKKA.
        Polartec: Tecido ultra ligeiro que armazena o calor corporal e utiliza-o como isolante. Existe em varias espessuras e referencias (200, 300, Windpro e Windblock).
        Windstopper: Este tecido oferece resistencia total ao vento, sendo transpiravel para te manter seco e é quente no seu interior. Normalmente vem unido a algum outro tipo de tecidos como podem ser laminas impermeaveis ou tecido tipo polar.


Terceira capa de roupa para motociclista

A Terceira capa está normalmente unida há capa exterior e tem como objectivo serem impermeaveis e, mais ou menos, transpiraveis.

          Gore-tex: Membrana de Téflon que permite expulsar o vapor corporal sendo impermeavel. O valor de transpirabilidade é de  8.200 gramas de humidade cada 24 horas.
          Gore-tex XRC: um 25% más transpiravel que o Goretex com um valor de 10.250 g/24h.
          Dry line: Membrana de teflón que permite expulsar o vapor y não permite passar a agua. O seu valor de transpirabilidade é de 4.100 g/24h.
          Exocet y Sama: Usam uma membrana hidrofilica com um valor de 3.700 g/24h.
          Isotex, Venturi, Racingtex Reissa, H2 Out, Sofitex, y Micro Valtherm: São membranas transpiraveis e impermeaveis cujos datos não são facilitados pelo construtor.

Quarta e ultima capa de roupa para o motociclista

É o tecido exterior, que está em contacto com o ar, chuva, sol e às vezes com o asfalto e a terra.

          Cordura: Este tecido pode ter um acabado em 300, 500 ou 700. É um tecido em Nylon com um valor de fusão entre 210ºC e 25ºC. A capa 300 resite a abrasões de 120km/h e um peso de 80kg; a 500 sobe a resistencia a 145km/h, e a 700 a 160km/h. Quanto maior for a sua resistencia a abrasão, menor é a sua flexibilidade.
          Dynatec: Tecido de poliamida, com um valor de 290ºC. Resistente a Abrasão de 200km/h com 80kg.
          Airdura, Cybertech y Dynax: São tecidos resistentes à abrasão cujos datos não são fornecidos pelo fabricante.
          Armacor: É uma união entre o Goretex e a Cordura reforçada con Kevlar. Ao estar unidos a membrana e a capa exterior, esta evita que fique enxarcada, reduzindo o frio e o aumento de peso com a chuva. Tem um ponto de fusão de 450ºC e suporta abrasão até 250km/h com 80kg de peso.

Espero ter ajudado! blink

I just don't run with the crowd!

www.loneriderendlessroad.com
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#2

Não sei se ajudaste... acho que complicaste a vida a muita gente que agora cada vez que for comprar roupa\equipamento vai levar isto impresso para olhar para as etiquetas lol lol

Boa posta!
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#3

Bom artigo sim senhor! clap

A minha máquina (e ex):
KTM 1290 SuperAdventure S
KTM 1290 Super Duke GT
Kawasaki Versys 1000
Yamaha FZS 600 Fazer

[Imagem: censorship2.jpg]
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#4

thumbsup

mas eu peso mais que esses 80kg dos testes... como é que faço... meto dois casacos é... cool

[Imagem: SM4eYt9.png]
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#5

(01-09-2016 às 17:21)nelsonajm Escreveu:  thumbsup

mas eu peso mais que esses 80kg dos testes... como é que faço... meto dois casacos é...  cool

É uma solução, mas eu acho que o melhor é fazeres um casaco à medida!

I just don't run with the crowd!

www.loneriderendlessroad.com
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#6

Tenho a mesma dúvida do Nelson, também fico bem acima dos 80kg. Já pensei que a solução possa passar por fazer dieta. Mas ainda não estou convencido... lol
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#7

Mais um que tem de fazer dieta para os 80kg... cry

[Imagem: 7STkQ4B.jpg]
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#8

Eu ando a fazer dieta... não porque quero caber dentro do casaco... mas para ver se consigo baixar os consumos da "marreca"...

[Imagem: SM4eYt9.png]
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#9

(01-09-2016 às 22:04)nelsonajm Escreveu:  Eu ando a fazer dieta... não porque quero caber dentro do casaco... mas para ver se consigo baixar os consumos da "marreca"...

Também já andas preocupado com os consumos da "marreca"? Este mundo está perdido... devil lol

A minha máquina (e ex):
KTM 1290 SuperAdventure S
KTM 1290 Super Duke GT
Kawasaki Versys 1000
Yamaha FZS 600 Fazer

[Imagem: censorship2.jpg]
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#10

Boas;
Mas é preciso tanta m#rda para andar de moto??!! censored
Até parece que ninguém andava de moto no passado... censored

Lone Rider, vai dar uma volta de moto sem capacete para tirares o caruncho dessa cabeça. cool
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