Barreiras de protecção
#1

Existe finalmente uma alternativa mais segura às barreiras de cabos?


https://motorcycleonline.info/
Responder
#2

Desde há muito que as ditas barreiras de protecção, agem para com os motociclistas, (e ao contrário do nome) não como protecção, mas como elementos causadores de lesões graves e morte.

Em tempos o RTF (Rail Task Force) reivindicou e meteu mãos à obra, no sentido de proteger os prumos dos rails (que eram como "lâminas" para decepar motociclistas em caso de impacto contra elas), recorrendo a pneus e isto até se ter criado a obrigatoriedade legal de colocar saias de protecção ou elementos de polipropileno nos ditos prumos de rails nos pontos mais críticos.

Ainda assim, e mesmo protegidos, os rails continuam a matar motociclistas (temos o malogrado exemplo bem recente que aconteceu entre nós sad ). Portanto nem quero imaginar o que acontecerá com essas ditas barreiras de cabos, que agirão em caso de impacto, como autênticos fios de corte (felizmente a sua utilização é praticamente nula por cá).

Acho curioso que se pense nestas barreiras de protecção do futuro, como referido no artigo, já num âmbito tecnológico, trabalhando estes elementos com os sistemas electrónicos e de segurança activa e passiva dos veículos. Mas não esqueçamos que por agora, 99% dos veículos em circulação, estão longe de integrarem ou contemplarem estes sistemas inteligentes de comunicação e segurança pro-activa... E até que ponto isso poderia ser eficiente no caso específico dos motociclistas, quando a causa é o impacto directo, descontrolado e desprotegido da projecção do corpo contra estes elementos, em que partes deles agem precisamente no sentido inverso ao acto de "proteger"!

[Imagem: zX4Kq81.png]

Responder
#3

Referes-te a isto?

[Imagem: sp25qTX.png]


Isto em Portugal é proibido e não recordo ver um sistema destes nas nossas estradas.
Responder




Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)