As motos estão cada vez mais caras.... Porquê (@&@|#0?!
#11

As motas não estão caras... Nós é que ganhamos pouco.

[Imagem: SM4eYt9.png]
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#12

(06-05-2018 às 22:41)nelsonajm Escreveu:  As motas não estão caras... Nós é que ganhamos pouco.

A questão não é se estão caras ou baratas. A questão é porque estão mais caras.
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#13

(05-05-2018 às 18:41)2low Escreveu:  Eu já tinha falado sobre isto num outro tópico relacionado com "negócios absurdos" e agora que não sou o único aqui a tentar perceber a logica da batata:

Se as motos novas estão cada vez mais caras porque razão a malta tem medo de subir os preços das usadas? 
deveria haver sempre uma correspondência directa:
-se as novas baixam preço, as usadas baixam preço
-se as novas aumentam preço a logica seria as usadas aumentarem o preço 

A vantagem é obvia para quem pensa em vender a moto e comprar outra.

E tudo isto independentemente do blá blá blá da oferta e procura.

Daqui a uns meses ou só para o próximo ano, os preços devem ainda subir muito mais… com as novas regras do CO2, já que vão inflacionar os preços dos carros, também deve ocorrer com as motos...

Eu acho que as usadas também têm subido de preço. Mas lá está, nas usadas cada um pede o que quer e está absolutamente ligado à lei da oferta e da procura.

Nas novas não. Os preços são tabelados. Até porque uma marca vende motos para ganhar dinheiro, e a partir do momento em que a procura posiciona-se abaixo do ponto de equilíbrio mais vale deixar de vender do que estar a perder dinheiro em cada venda que se faz.
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#14

Posso estar enganado, mas talvez seja para muito gradualmente se voltar a uma política de descontos, à semelhança do que se vê com os carros. A negociação hoje em dia de um carro numa marca como a BMW ou Audi é uma coisa impressionante o patamar de desconto que se pode obter, mesmo um particular.

Assim, permite-se mais poder negocial aos representantes e dá-se a ilusão ao comprador de que fez melhor negócio com mota nova.

É que nestes últimos anos a 'atenção' ou a 'oferta de equipamento' na compra de motas novas 0km, tenho ideia que se resume exclusivamente a promoções já feitas e pouco mais.

E mais recentemente soube de duas pessoas que compraram mota recentemente (já este ano) e duas MT's e tiveram desconto directo sobre o preço tabela. Ou pelo menos assim o dizem os compradores.

Pelo que andar a inflacionar motas usadas pelo PVP ou valor de tabela nem sequer é uma percepção real e só serve para trocar euros a troco de... err... especulação.

Atenção que esta bolha sem sentido nenhum não vai durar eternamente. Com tanta mt por aí, hão de andar encostadas a um barraco sem ninguém as querer.

Mas pronto, continua a fazer sentido para alguns e nenhum sentido para outros.

E sim, as motas em geral estão caras. É difícil pronunciar-nos sobre modelos novos ou radicalmente alterados mas há segmentos que se podem comparar com uma década atrás nomeadamente as desportivas ou até as 125cc. E aqui assistimos a aumentos de 80% ou até 200% motas simples e sem serem versões racing XPTO respectivamente e para isso não encontro justificação.


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#15

(07-05-2018 às 11:26)vindaloo Escreveu:  Posso estar enganado, mas talvez seja para muito gradualmente se voltar a uma política de descontos, à semelhança do que se vê com os carros. A negociação hoje em dia de um carro numa marca como a BMW ou Audi é uma coisa impressionante o patamar de desconto que se pode obter, mesmo um particular.

Assim, permite-se mais poder negocial aos representantes e dá-se a ilusão ao comprador de que fez melhor negócio com mota nova.

É que nestes últimos anos a 'atenção' ou a 'oferta de equipamento' na compra de motas novas 0km, tenho ideia que se resume exclusivamente a promoções já feitas e pouco mais.

E mais recentemente soube de duas pessoas que compraram mota recentemente (já este ano) e duas MT's e tiveram desconto directo sobre o preço tabela. Ou pelo menos assim o dizem os compradores.

Pelo que andar a inflacionar motas usadas pelo PVP ou valor de tabela nem sequer é uma percepção real e só serve para trocar euros a troco de... err... especulação.

Atenção que esta bolha sem sentido nenhum não vai durar eternamente. Com tanta mt por aí, hão de andar encostadas a um barraco sem ninguém as querer.

Mas pronto, continua a fazer sentido para alguns e nenhum sentido para outros.

E sim, as motas em geral estão caras. É difícil pronunciar-nos sobre modelos novos ou radicalmente alterados mas há segmentos que se podem comparar com uma década atrás nomeadamente as desportivas ou até as 125cc. E aqui assistimos a aumentos de 80% ou até 200% motas simples e sem serem versões racing XPTO respectivamente e para isso não encontro justificação.

Ainda à pouco uma R de 1000cc comprava-se a pouco mais de 12.000€... agora já vai em 20.000€ e por aí fora… (a excepção sempre foi a BMW que se dão ao luxo de cobrarem o dobro porque acham que são melhores que os outros - arrogância típica alemã)

Misturando um pouco assuntos distintos mas géneses idênticas de mercado/negocio:
Isto é pura especulação e apenas se via isto no mundo dos telemóveis: um iphone custava 400€ - um balúrdio! um iphone 6 era quase 700€ - um balúrdio! Agora um Note 8 ou um iphone X que ultrapassam os 1000€...

Bem… já viram os preços das bicicletas? não se assustam?! "uma porcaria para dar aos pedais que custa tanto ou mais que uma moto…e pode não ultrapassar os 120/130kmh"  lol 
(os amantes das bicicletas vão me cair em cima com este comentário mas acreditem que foi apenas por causa dos preços…)


Realmente não há marcação de uma cafezada/jolas com a malta por Lisboa e arredores? é um bom tema para debate...
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#16

A meu entender trata-se de um fenómeno chamado "Elasticidade da oferta e da procura", neste caso da procura.
Uma vez que a procura por motos tem aumentado, os concessionários têm tendência a aumentar o preço até ao ponto máximo de lucro. Isto é até ao ponto que, mesmo diminuindo residualmente a procura, este aumento de preço se traduza num aumento do lucro efectivo.

Suzuki SV1000S '04  cool
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#17

(07-05-2018 às 12:25)VMassa Escreveu:  A meu entender trata-se de um fenómeno chamado "Elasticidade da oferta e da procura", neste caso da procura.
Uma vez que a procura por motos tem aumentado, os concessionários têm tendência a aumentar o preço até ao ponto máximo de lucro. Isto é até ao ponto que, mesmo diminuindo residualmente a procura, este aumento de preço se traduza num aumento do lucro efectivo.
Concordo.

Mas neste caso arriscamos-nos a meter também ao barulho a teoria da utilidade marginal.
Sendo que, para quem já tem moto, a utilidade marginal que obtém da substituição da moto usada por uma moto nova não compensa o aumento do preço que se tem verificado (tanto nas novas como nas usadas). Sucederá assim que quem já tem moto tenderá a prolongar a sua substituição por uma nova.
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#18

(07-05-2018 às 12:06)2low Escreveu:  Bem… já viram os preços das bicicletas? não se assustam?! "uma porcaria para dar aos pedais que custa tanto ou mais que uma moto…e pode não ultrapassar os 120/130kmh"  lol 
(os amantes das bicicletas vão me cair em cima com este comentário mas acreditem que foi apenas por causa dos preços…)

Ando de mota (há pouco) e de bicicleta (há muito) e concordo que as bicicletas são caríssimas. Também é verdade que considero a minha bicicleta um pouco melhor do que "uma porcaria para dar aos pedais"  devil , mas reconheço que o valor da minha bicicleta (nova) já dá para comprar uma 500cc usada...

E se achas que os preços das bicicletas são altos, é melhor nem olhares para a manutenção. Eu faço BTT, que é muito mais agressivo para o material do que a estrada (tal como nas motas). Uma revisão (sem revisão de suspensão ou amortecedor), sem necessidade de trocar nada, anda pelos 25 a 30 € (não é mau dirão alguns) mas o problema é que para "a porcaria de dar aos pedais" andar em condições, faço 3 a 4 revisões por ano. Se fizeres revisão à suspensão, gastas no mínimo 75 € (1x ano), amortecedor 50 € (1x cada 2 anos). Corrente nova são 40 €, convém trocar cassete 50€ e a cada 2 correntes, prato pedaleiro (pelo menos o mais usado). Pastilhas de travão (2 a 3 jogos de pastilhas/ano) 15 €... 

Como em tudo, se queres ter o material em condições, tens que gastar. 
Pelo menos não gasta gasolina e a mini de fim de volta não está assim tão cara  bigsmile
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#19

(07-05-2018 às 10:39)Almareado Escreveu:  
(06-05-2018 às 22:41)nelsonajm Escreveu:  As motas não estão caras... Nós é que ganhamos pouco.

A questão não é se estão caras ou baratas. A questão é porque estão mais caras.

Não estão mais caras... Nos é que ganhamos cada vez menos...

[Imagem: SM4eYt9.png]
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#20

Não são só as motas, é tudo. A "crise" acabou, a procura de uma forma geral aumentou logo os preços tendem a aumentar. Faz parte.
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