Aprender mecanica
#1

Boas! ja desde a uns tempos que sinto que devia aprender algo mais de mecânica, nao de forma super aprofundada mas algo melhor que as noções básicas. Ainda a pco tempo nao percebia praticamente nada. Li um livro a tempos que me ajudou a ter muito boas noções ja de muita coisa.

De qualquer maneira ainda sei muito pouco, teoria é uma coisa, pratica é outra. Ainda que com muita teoria, quando se chega a pratica as coisas por vezes descambam em situações nao previstas.

Ha um curso em lisboa, acho que para os lados da terrugem, nem se acontece todos os anos mas que parece bem interessante, cobre bastantes áreas, tem bastantes horas semanais e é cerca de 10 meses. Bem tb sao 200 paus por mes mas até era gajo pra fazer isso, nao fosse a merda de trabalho exigir flexibilidade de horário. Um gajo pagar, ir uma semana e nao ir a seguinte nao dá com nada.

Bem adiante, o pessoal que mexe nas suas motas? Aprendeu simplesmente pela curiosidade, trial and error? Formação? livros? Vídeos?

Pessoal que percebe da cena, que recomenda? os que recomendam livros, alguns em especifico?

Convém mencionar novamente que o meu intuito nao é sacar o motor da mota, mete-lo em cima de uma bancada, desmonta-lo todo, so porque me apeteceu descarbonizar a cena! lol
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#2

Eu o que aprendi( que não é nada de especial), foi a ler fóruns, pesquisar na net, ler o manual de proprietário da mota, ler o manual de mecânico que é muito mais completo, e a experimentar E olha que já passei por "maus tempos"; Ja parti um parafuso dentro do motor por exemplo, que com muita sorte tirei sem ter de fazer nova rosca, sorte minha
Eu acho que sozinho/acompanhado consegues aprender muito, e bem, mas requer uma mota para mexeres e se fizeres porcaria, tens de ser tu a pagar, por isso acho que mais vale pagares um curso para aprender sem medo. Eu também já tive a ver esses cursos, e se não fosse o preço um pouco elevado, já tinha tirado um, mas quem sabe no futuro não tire um.

V
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#3

Eu sei fazer boa parte das operações de mecânica das motos.
A maior parte das operações aprendi sozinho mas também é verdade que tenho algumas bases de quando era jovem e trabalhei na manutenção industrial.
Sou condutor profissional e tenho formação em mecânica o que ajuda muitas coisas à nível teórico.

A mecánica e exacta,  pelo que se não te metes em cenas que adulteram a maneira de funcionar das coisas,  acaba por ser bastante simples.

A melhor forma de aprender e através da documentação que se obtém. Por exemplo o workshop manual da tua moto. Ele explica tudo,  passo a passo, que ferramentas utilizar,  binários de aperto e técnicas a utilizar.
A isto junta amor.
Sim!
Por isso de meia volta antes de partir só é entendivel para quem sabe perfeitamente de que não é bem assim.
Começa pelo simples,  que é comprar ferramenta.
Depois sobe de categoria e especializa-te na arte de observar e ouvir a tua moto, senti-la vibrar,  ouvir a sua cabeça e o seu respirar. Junto a isto a leitura,  o visualizar cada peça fazendo a sua função na tua cabeça. Tudo exacto,  tudo certinho.
Depois mãos à obra!
Primeiro umas correntes esticadas, depois uns óleos mudados,  filtros de ar limpos e filtros de óleo mudados.
Quanto mais simples e acessível for a mecânica tanto melhor.

Pouco a pouco crias uma auto estima que te permite opinar e pensar antes de fazer algo que ainda não estás muito seguro de fazer.
Além disso estamos nós,  aqueles que pescam alguma coisa disto,  que nos picamos em discussões da categoria e no fundo também estamos a aprender com as experiências dos outros.
Abre a tua mente,  questiona tudo e reconhece que estás sempre a aprender! blink

I just don't run with the crowd!

www.loneriderendlessroad.com
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#4

Também sinto o mesmo, mas aqui tenho de pagar o preço da interioridade!

Há uma livraria especializada em automóveis e motos no Porto.

Ainda não fui lá, mas espero passar por lá quando for para aquelas bandas com tempo.

Livraria Ascari
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#5

Do que sei, aprendi muita coisa a ler revistas e/ou livros. Mas a maior "escola" foi ter trabalhado em part-time, quase 3 anos, num extinto concessionário de motos (em finais da década de 90), e muitas das vezes ir fazer um jeitinho para a oficina, fosse para auxiliar, como para fazer rotinas básicas (revisões, pequenas intervenções, etc.). E tive como "tutor" aquele que na época era considerado (documentalmente) o melhor mecânico Honda, pela HMP.

Mas isto requer uma prática continuada.... e como em tudo, quando não se mexe com regularidade, acaba por ficar só a teoria e perdem-se competências e qualidades.... isto para não falar também da evolução de muitos componentes.

[Imagem: zX4Kq81.png]

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#6

Youtube is your friend...encontras lá tudo e mais alguma coisa blink
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#7

(02-12-2016 às 11:48)LoneRider Escreveu:  Começa pelo simples,  que é comprar ferramenta.

Mas compra ferramenta boa...

[Imagem: SM4eYt9.png]
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#8

(02-12-2016 às 15:48)nelsonajm Escreveu:  
(02-12-2016 às 11:48)LoneRider Escreveu:  Começa pelo simples,  que é comprar ferramenta.

Mas compra ferramenta boa...

No que requer precisão acho que sim, que é o mais conveniente.
Mas para começar a dominar isto não vale a pena gastar 200€ num conjunto de Chaves de fendas da Facom!

I just don't run with the crowd!

www.loneriderendlessroad.com
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#9

(02-12-2016 às 16:28)LoneRider Escreveu:  
(02-12-2016 às 15:48)nelsonajm Escreveu:  
(02-12-2016 às 11:48)LoneRider Escreveu:  Começa pelo simples,  que é comprar ferramenta.

Mas compra ferramenta boa...

No  que requer precisão acho que sim,  que é o mais conveniente.
Mas para começar a dominar isto não vale a pena gastar 200€ num conjunto de Chaves de fendas da Facom!

Mas pode agarrar em 50€ e comprar as 5 chaves que mais vai usar... é que a malta pode pensar que "é só um parafuso".... mas só quem nunca "apertou" um parafuso é que pode pensar que as chaves são todas iguais...

Por acaso também tenho alguma ferramenta FACOM, mas nesse tipo de ferramenta, comecei por comprar BETA e fui ficando na marca...

EDIT: Lembrei-me das TengTools, que são muito porreirinhas e a preço bastante acessíveis.

[Imagem: SM4eYt9.png]
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#10

(02-12-2016 às 11:48)LoneRider Escreveu:  Primeiro umas correntes esticadas, depois uns óleos mudados,  filtros de ar limpos e filtros de óleo mudados.

Basicamente passa por aqui o meu interesse na mecânica. Levar a mota a oficina largar uns quantos euros para estas operações mais simples faz me sentir um ignorante do pénis! cry lol nem é bem a questão dos euros que se deixa na oficina, claro que tb tem o seu peso na decisão de aprender um pouco. Mas sermos nos a cuidar da nossa maquina é um motivo de orgulho maior.

A ideia é começar por ai mas tudo o que possamos aprender a mais será sempre bem vindo, ja o outro diz que o conhecimento nao ocupa lugar.

Quanto a ferramenta, é de facto algo bastante importante e sem isso não da para ir a lado nenhum. Ha algum kit de chaves que vem naquelas malas que voces recomendem para eu me iniciar? Algo que possa mandar vir do ebay ou mesmo ir comprar a uma loja física?
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