Altura de ir para a próxima Sport-Tourer
#1

Boas pessoal!

Finalmente o pessoal dos seguros resolveu-se e vão-me reembolsar o valor da mota (aliás, até mais do que paguei por ela).

Isto leva um problema... Que montada escolher a seguir think

O meu objectivo é ter mota para voltas de fim de semana, e a ocasional (1 ou 2 vezes por ano) viagem a Portugal (estou na outra ponta da península).

Eu sou bastante parcial à categoria de Sport-touring. Descarto desde já puras Touring (FJR, R 1200 RT, Trophy, etc)

Isto deixa-me com estas escolhas:

Kawasaki Z 1000 SX:
Provavelmente a mais redonda do meio de todas e a que estou mais inclinado a comprar. É mais potente que a minha antiga Triumph, tem uma boa capacidade para viagens grandes e não é demasiado cara.

BMW R 1200 RS:
Também me parece uma excelente mota. É menos pontuda que a Z 1000, mas também mais bonita e mais bem equipada com toda a electrónica e mais alguma que lhe possa por. A grande desvantagem é o preço, que está um pouco fora das minhas possibilidades.

BMW F 800 GT:
Tem "apenas" um twin, mas também não tenho nada a dizer de mal. Está mais dentro do range financeiro, mas provavelmente sentiria como um pouco downgrade em relação à ST.

VFR 1200 F:
Adoro o desenho da mota, acho-a linda... Mas acho que é demasiada areia para minha camioneta, embora provavelmente ideal para as viagens maiores.

VFR 800 FI:
A irmã mais magrinha da 1200, mas também com menos potência e embora tenha um V4, como nunca andei em nenhuma se calhar não tenho o "bixo" ainda.

Sprint 1050 ST/GT:
Posso sempre voltar ao que tinha.... mas é isso mesmo é mais do mesmo, e se voltasse era provavelmente a ST, a GT parece-me demasiado barco já.

Suzuki GSX-S1000 FA:
Provavelmente demasiado desportiva para o uso que quero. Está quase completamente descartada.

Suzuki GSX-1250 FA:
Quase de certeza uma boa máquina, mas não me puxa muito à emoção como as outras.

Versys/Vstrom/Crosstourer/Tiger Sport/MT 09: Demasiado "arregadiças" para mim, quero algo mais rente ao chão.

Bem, com isto tudo, ainda não montei nada, mas gostava de ter saber se calhar um pouco mais de prós e contras de cada uma.
Já dei uma olhada no post do kb quando também andava indeciso, mas mais indeciso fiquei xD

Estou se calhar à procura de quais seriam melhores para tentar fazer um test-drive e tentar tirar a dúvidas que haja.

Estou mais inclinado para a Z 1000 depois a VFR 1200 mas não sei até que ponto não seria melhor esticar-me para a R 1200 RS...

Outra questão ainda que se impõe é: Será que tenho kit de unhas para isto tudo, e não seria melhor uma 650/800?

Digam de vossa justiça!

Abraços e boas voltas!
Responder
#2

Tenho uma Sprint ST 1050 e experimentei a Z1000SX (2011):

Da Sprint: 
Gosto muito, é bastante neutra e tem um motor fantástico dos 0-210kmh (a partir daí embala)
O banco é confortável para grandes distancias.
A posição mais inclinada associado a uma talvez má afinação da posição/inclinação manetes torna cansativo ao final do dia e sente-se assim uma dor nos braços/punhos.
Em andamentos de 140/160kmh é (para mim) a velocidade de cruzeiro e não gasta assim tanto, aproximadamente 6Lt/100km
A iluminação de origem não é má, apesar da malta reclamar sempre… e não sinto necessidade de mudar para Xenon ou LED
É comprida o suficiente para lhe dar estabilidade em grandes velocidades e não ter a tendência para levantar a frente sempre que se acelera a fundo…
Tem força logo desde baixo e é um míssil a acelerar.

Da Z1000SX:
Não gostei nada de estar numa Sport Tourer (carenada) e ter a sensação de estar a conduzir uma naked, em que estar lá as carenagens é como se não tivesse: não se sentem e quase não se vêem (em andamento)
O motor tem vida mas só lá mais em cima e é bem comilão
É bem mais curta e pareceu-me ser menos estável em acelerações, talvez pela distancia em eixos ser mais curta…
Não gostei da pouca sensibilidade da caixa, aquilo é quase a martelo e faz sempre "cresh cresh" a meter as mudanças
Pela posição de condução "à naked", o painel de bordo fica bastante pouco visível e enfiado "lá em baixo" atrás do deposito…
O banco é bem mais tabua e coitada/o da/o pendura…

Entre estas duas a escolha é obvia.

Das outras não experimentei mas acho que ainda assim o melhor era voltares a uma sprint, não há muito melhor…
Mas não descartes a VFR1200F e em vez da R1200RS (esquece o boxer…) olha para a mais potente S1000XR
E em ultimo caso, experimenta o míssil ZZR1400

notas: 
-as tuas duvidas, são também as minhas  angel
-esquece lá o patamar das 800, vais-te fartar rápido...
Responder
#3

(31-05-2018 às 17:08)2low Escreveu:  -esquece lá o patamar das 800, vais-te fartar rápido...

.."Olhe que não, Doutor, Olhe que não !" bigsmile
Responder
#4

(31-05-2018 às 20:17)LWillow Escreveu:  
(31-05-2018 às 17:08)2low Escreveu:  -esquece lá o patamar das 800, vais-te fartar rápido...

.."Olhe que não, Doutor, Olhe que não !" bigsmile

LWillow a tua não está nas escolhas do companheiro.

Referi-me apenas àquelas duas 800, que não deixam de ser belas motos!
Responder
#5

Se puderes ir para a VFR1200 eu acho que seria esse o meu compromisso smile


Responder
#6

(31-05-2018 às 21:07)2low Escreveu:  
(31-05-2018 às 20:17)LWillow Escreveu:  
(31-05-2018 às 17:08)2low Escreveu:  -esquece lá o patamar das 800, vais-te fartar rápido...

.."Olhe que não, Doutor, Olhe que não !" bigsmile

LWillow a tua não está nas escolhas do companheiro.

Referi-me apenas àquelas duas 800, que não deixam de ser belas motos!

Não está ?? Está sim. A VFR800 F que ele menciona é a 'irmã' da minha mota . Partilham o mesmo motor e muitos dos outros componentes . O que retiras da mota é basicamente o mesmo e a diferença está essencialmente  no visual/posição de condução . 
A VFR800 F tem um visual mais 'à homem' e  a minha mais 'à tenrinho' , só que ... eu 'já tive a minha conta'  e muitos dos que escolhem a 800 F ainda têm algum 'vazio' que precisam de disfarçar  com a mota !  devil
Responder
#7

Epá olha acabei de comprar uma VFR800F... adoro, muito divertida, e se achas que a 1200 é muita areia....a 800 é ideal! se vais achar pouco com  tempo..epá...isso é conforme a pessoa!! e é linda!

[Imagem: ibVN1KS.jpg]
Responder
#8

Parabéns pela aquisição.

Boas viagens com ela! thumbsup

Boas curvas! 
Responder
#9

Atenção à menosprezada F800GT...

Pessoalmente acho a mota muito bem conseguida, e o motor já é conhecido meu (só tenho coisas boas a dizer).

Em suma, acho que ficas bem servido com qualquer mota da tua "wishlist", por isso no teu lugar tentava experimentar o máximo de modelos possível dos que mencionas porque resumiria a escolha ao gosto pessoal e "feeling" ao conduzir cada uma delas...
Responder
#10

(31-05-2018 às 16:42)fdomingues Escreveu:  Isto leva um problema... Que montada escolher a seguir think

Olha lá...
Não começaste nisto das motos agora, já tiveste inclusive várias... e ainda não sabes decidir o que queres?
(chamo a isso o síndrome 7pires)

É que esta malta vai recomendar o que eles gostaria que tu tivesses que pode não ser exactamente aquilo que gostarias de ter.

(31-05-2018 às 22:49)Tiago Rosado Escreveu:  Epá olha acabei de comprar uma VFR800F... adoro, muito divertida, e se achas que a 1200 é muita areia....a 800 é ideal!

O problema é que o gajo vem duma Sprint ST que é basicamente uma VFR800 com um bocadinho mais de motor.
Responder




Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)