Ajuda - XJ6F Luz de advertência de problema no motor
#1

Boa tarde a todos,

Ora como não obtive respostas num tópico ao lado, fica aqui a questão:

Mota: Yamanha XJ6 F 2010

Antes da última revisão notei um barulho diferente no motor. Não sei explicar bem o quê mas estava diferente e, pontualmente, em reduções, fazia "rateres" (acho que é assim que se escreve).
Mencionei isso mesmo na oficina e, além de levar velas novas, procederam à sincronização da injecção (não faço ideia do que é isto mas disseram que era necessário - sou uma abécula em termos de mecânica).

Depois da revisão, a mota parece-me mais solta. Desenvolve melhor dá a sensação que o motor está a esforçar menos. Uma nota, esta revisão já foi feita em Dezembro.

No último mês, começou a acontecer o seguinte:
Fazendo alguns kms (+/- 10) a 170 km/h, liga a luz de (segundo o manual) "advertência de problema no motor". Este símbolo:

[Imagem: Hc41bMv.jpg]

Assim que corto gás e a velocidade diminui dos 160 km/h, a luz de aviso desliga-se e não volta a acender, porque não torno a puxar.
Claro que não deve ser nada bom, por isso (e para manter a carta com os preciosos pontinhos) não tenho forçado para ver se o problema surge noutras circunstâncias, nem torno a puxar na mesma volta para ver se acontece outra vez.

Alguém tem ideia do que possa ser?

Obrigado pelas respostas.
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#2

Não sei se a XJ6 acende a luz com avaria na sonda lambda, julgo que não, mas começaria por aí. Deves ter a sonda meio a ir para o galheiro e quando leva com mais "aço" começa a falhar.
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#3

Obrigado.
E isso é coisa para dar o "peido-mestre" a qualquer momento?
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#4

(16-09-2021 às 20:30)pedromt07 Escreveu:  Não sei se a XJ6 acende a luz com avaria na sonda lambda, julgo que não, mas começaria por aí. Deves ter a sonda meio a ir para o galheiro e quando leva com mais "aço" começa a falhar.

Parece que é mesmo isso.
Vi uns videos que explicam como aceder ao menu de diagnóstico da XJ6. Entre outras coisas, permite ver se há registo de algum erro, mesmo que já não esteja activo.
Sem supresas, tinha um único código de erro: 24 - segundo o manual de serviço é mesmo da sonda lambda:

[Imagem: q1cVjc6.jpg]

Os 2 "SIM" que aparecem a seguir ao erro correspondem às colunas "Pode ligar a mota?" e "Pode conduzir?"
Menos mal.

Alguém tem ideia do custo de susbtituir a sonda lambda?
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#5

Quanto custa reparar não sei, mas o kit para eliminar a sonda lambda custa 30 paus no e-bay... O lado positivo é que não volta a avariar!

lol

https://www.ebay.co.uk/itm/263689737951
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#6

(19-09-2021 às 22:29)marco.clara Escreveu:  Quanto custa reparar não sei, mas o kit para eliminar a sonda lambda custa 30 paus no e-bay... O lado positivo é que não volta a avariar!

lol

https://www.ebay.co.uk/itm/263689737951

Não fazia ideia que isto existia. Obrigado. Fica para a próxima vez que der problemas porque entretanto está (aparentemente) solucionado.
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#7

E a solução foi simples, com a ajuda do Youtube e dos nossos amigos do Brasil, onde este modelo é muito popular:

Desmontar a sonda (é só mesmo desapertar e aquilo fica lá pendurado)
Mergulhar em vinagre durante umas horas para a reacção química soltar os residuos - que são mesmo muitos, estava totalmente preta, muito carbonizada
Limpar bem com um pano - já sai quase tudo
Dar umas borrifadelas de WD40 e tornar a limpar bem
Voltar a montar

No dia seguinte, testei e já não deu erro nenhum. Falta saber quanto tempo vai durar...

Obrigado pelas respostas.
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#8

Boa dica! Se aguentar fica a nota para quem tiver o mesmo tipo de problema. thumbsup
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#9

(17-09-2021 às 22:26)pmp Escreveu:  
(16-09-2021 às 20:30)pedromt07 Escreveu:  Não sei se a XJ6 acende a luz com avaria na sonda lambda, julgo que não, mas começaria por aí. Deves ter a sonda meio a ir para o galheiro e quando leva com mais "aço" começa a falhar.

Parece que é mesmo isso.
Vi uns videos que explicam como aceder ao menu de diagnóstico da XJ6. Entre outras coisas, permite ver se há registo de algum erro, mesmo que já não esteja activo.
Sem supresas, tinha um único código de erro: 24 - segundo o manual de serviço é mesmo da sonda lambda:

[Imagem: q1cVjc6.jpg]

Os 2 "SIM" que aparecem a seguir ao erro correspondem às colunas "Pode ligar a mota?" e "Pode conduzir?"
Menos mal.

Alguém tem ideia do custo de susbtituir a sonda lambda?
Ainda bem que era isso. bigsmile
Elas às vezes começam a falhar quando ficam cheias de carvão. Se voltar a dar problema fazes como o Marco diz, compras uma ligação para substituir dado que a tua mota não irá sentir falta nenhuma.
Nas motas euro 4, já não consegues fazer isso porque a mota de X em X tempo faz um teste da sonda e acende a luz, mas isso não é o caso da tua.
Agora é curtir com a mota. bigsmile

V
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#10

(20-09-2021 às 18:20)marco.clara Escreveu:  Boa dica! Se aguentar fica a nota para quem tiver o mesmo tipo de problema. thumbsup

Claro. É mesmo essa a ideia.

(20-09-2021 às 21:19)pedromt07 Escreveu:  Ainda bem que era isso. bigsmile
Elas às vezes começam a falhar quando ficam cheias de carvão. Se voltar a dar problema fazes como o Marco diz, compras uma ligação para substituir dado que a tua mota não irá sentir falta nenhuma.
Nas motas euro 4, já não consegues fazer isso porque a mota de X em X tempo faz um teste da sonda e acende a luz, mas isso não é o caso da tua.
Agora é curtir com a mota. bigsmile

Obrigado a ambos pelas respostas.
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