2018 MT-09 SP
#1

A MT-09 tem sido alvo de melhorias ao longo dos anos desde o seu lançamento em 2013. Em 2017 recebemos a verão "2.0".  
Estética mais agressiva, faróis em LED, suspensão totalmente ajustável com afinação de compressão no lado esquerdo e rebound no direito, amortecedor herdado da mana XSR 900, quickshifter e embraiagem deslizante. O sub-quadro é agora 29mm mais curto o que resultou no redesenho do banco sendo este 5mm mais alto e 13mm mais comprido. A posição dos manometros também sofreu alterações para uma mais facil leitura.

Para 2018 e tal como se previa a Yamaha apresenta-nos a MT-09 SP. 
As mudanças são poucas mas significativas, numa altura em que a concorrência é mais forte que nunca com a Street Triple 765 R /RS, KTM 790 Duke ou mesmo a Kawasaki Z900.

[Imagem: mt-09-002.jpg]

A mudança mais obvia é naturalmente a pintura inspirada na R1M e MT-10SP, denominada "silver blue carbon". Nova forquila Kayaba totalmente ajustável, amortecedor Ohlins YA535 totalmente ajustável controlado remotamente, guiador e manetes em preto, o visor LCD é o mesmo mas com as corres invertidas e o banco ligeiramente diferente e agora com custuras em azul.

[Imagem: 2017-EICMA-Yamaha-MT-09-16.jpg]
[Imagem: 2017-EICMA-Yamaha-MT-09-25.jpg]
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#2

Isto é uma declaração de intenções!? blink

I just don't run with the crowd!

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#3

(14-01-2018 às 15:12)LoneRider Escreveu:  Isto é uma declaração de intenções!? blink


Sou um grande fã das 3 ciclindros. Tens potência disponível logo desde as 3000 rmp até ao redline, grande polivalência de utilização, tanto serve para fazer cidade durante a semana como fazer trackdays ao fim de semana e se quiseres ainda fazes uma viagem maior nas férias sem qualquer problemas. 
Este CP3 acho-o um dos melhores motores para uma mota de estrada. Com uns pózitos e dos 0-150 KM/H motos com 160 ou 200 cv não te vão fugir muito. Se juntarmos a isso uma posição de condução mais confortável, consumos mais aceitáveis e mais baixo custo de aquisição, não é surpreendente estas novas nakeds vitaminadas estarem na moda. 
Ainda assim esta MT-09 nunca foi da mesma liga que a 765 RS, não só pela diferença de preço mas sobretudo pela fraca suspensão e amortecedor. Não é coincidência que grande parte dos novos acabava a gastar mais não sei quantos euros a mudá-las.
Esta versão SP pode talvez mudar um pouco isso, especialmente porque com um preço de mercado de +1200 ou +1300 euros que a versão normal (isso custa praticamente só o amortecedor, se vendido à parte) torna-se numa séria ameaça à concorrência mais premium, mas continuando a ser mais barata.

Em relação a mim, no final de Fevereiro vou deixar as terras de sua majestade e voltar a PT. Penso comprar uma menina nova e tanto a SP como a 765 RS são fortes possibilidades.
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#4

Bem bonita. Só não gosto do ajuste do amortecedor traseiro na lateral. Deveriam ter colocado o mesmo numa posição menos exposta.
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#5

Bom instrumento musical!

Musica para os meus ouvidos.

[Imagem: images?q=tbn%3AANd9GcT4XLIkYtQDw11iDiKFM...g&usqp=CAU]


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#6

Está pipi...mas não chega ao patamar da B-King!
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#7

Pouco a pouco, a mota está a iicar menos desajeitada.

Era só mais um caneco e pôr a viatura a fazer rotação...de mota, alteração da óptica para um merda do século 21 e não 23, banco duplo e arranjar outra solução menos trágica para a matrícula.


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#8

Vamos!!

A mota está feia.

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#9

Então?

Não trás extras que cheguem de origem?


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#10

(14-01-2018 às 11:49)diogom Escreveu:  A MT-09 tem sido alvo de melhorias ao longo dos anos desde o seu lançamento em 2013.

E uma enorme "pioria" no que diz respeito ao design.
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