10-06-2021 às 06:27
(08-06-2021 às 22:19)marco.clara Escreveu:(08-06-2021 às 21:32)dmanteigas Escreveu: Faz todo o sentido a Yamaha lançar a R7 e cagar em décadas de evolução tecnológica para implementar um sistema de controlo de traçao sem ser com base em FBW. Principalmente quando todos os sistemas da Yamaha de TCS são em motas com FBW.
Ninguém disse que fazia sentido ou não a Yamaha lançar uma R7 com ou sem controlo de tração baseado em FBW ou outros.
Eu pessoalmente só referi que os sistemas de controlo de tração não dependem exclusiva (nem sequer maioritariamente) de sistemas FBW.
Além disso, e se é para ser picuinhas...
Citar: The first Yamaha motorcycle equipped with TCS was the DT230 LANZA that debuted in 1997. It was a lightweight and compact model aimed at trail riding and the like, and TCS was adopted to assist riders while in such environments. At the time, changes in engine rpm were monitored to detect the rate of acceleration and thereby predict rear-wheel slippage (spin). Then, based on engine rpm and rate of acceleration, the system would control ignition timing and generate an effective amount of drive force.
Fonte: Yamaha
Marco, em 1997 eu brincava com Legos, quando falo em motas da Yamaha, falo nas motas atuais em circulação e não nessa velharia a dar os primeiros passos na tecnologia. Quantas motas no catologo atual da Yamaha existem com TCS que tb não tenham FBW? É por aí. A Yamaha seguiu a sua linha de desenvolvimento de TCS baseado no FBW e certamente que não vai voltar atrás para criar algo completamente novo com base num sistema antigo que abandonou.
E por exemplo, o sistema da MT-09/Tracer depende exclusivamente do FBW pois é através da regulação do acelerador que atua, ou seja, depende maioritariamente do FBW sem o qual não seria possível funcionar.
Isto para finalizar que no contexto da R7, é ridículo achar que algum dia pode trazer um sistema de TCS que não dependa do FBW
Ditadura dos Flocos de Neve