(03-12-2020 às 21:05)pedromt07 Escreveu: Não acho difícil o motor CP2 atingir valores minimamente competitivos com a 660.
Difícil não será... A questão é conseguir obter esses valores sem comprometer a fiabilidade.
Se olhares às cotas internas, verás que o motor da Avarilia é bem mais quadrado e com menor curso, em relação ao CP2, o que lhe privilegia logo á partida mais rotação e consequentemente mais potência. Aliás, o twin da RS é literalmente meio motor do V4 da desportiva maior de Noale. Só aqui vemos quais os seus genes.
O CP2, por seu lado (e ao contrário do CP3), jamais foi pensado para uma desportiva e acaba a ser uma solução de recurso da parte da marca de pianos usando a base de uma utilitária.
(03-12-2020 às 21:05)pedromt07 Escreveu: Dado que até a RS660 tem a mesma ponta de velocidade de uma MT07.
Com uma diferença de 25 cv para mais, não é difícil com certeza à RS660 ter a mesma ponta da MT-07... e ainda mais um bom bocado, certamente!
(03-12-2020 às 21:05)pedromt07 Escreveu: O uso do CP3 para competir com o 660 da aprilia não faz muito sentido devido ao seu tamanho, o CP2 é um motor bem mais compacto.
O CP3 já cá anda há 8 anos e várias vezes se falou na imprensa especializada, desde que foi apresentado, em poder ser usado numa desportiva de classe intermédia, para substituir a R6. A questão é que pela sua cilindrada excede as regras dos 675cc para os triple, impostos para o WSSP600... e foi isso possivelmente que fez a marca de pianos manter até hoje a R6 e ir desistindo de ter uma desportiva de âmbito meramente comercial. Até porque nas pistas, a R6 continua ganhadora (ainda que mesmo com a descatalogação eminente em consequência da Euro 5, continuará segundo se diz, como modelo de produção "non street legal"). Agora, jamais uma desportiva com o CP2 ocupará o seu lugar, pois por mais que o esmifrem, vai-lhe faltar sempre um bom bocado.
Entretanto a Avarilia apareceu só agora, e curiosamente (ou não), está dentro desses parâmetros para ser homologada para o WSSP.
Ou seja, nunca uma hipotética CP3 desportiva foi pensada para ser rival de uma moto que nem sequer existia. E por inerência, muito menos uma moto recentemente lançada sob determinados pressupostos, como é a RS660, veio para rivalizar com uma moto que nunca viu a luz do dia.
(03-12-2020 às 21:05)pedromt07 Escreveu: Julgo que um CP2 já no corpo de uma R6, já seria bastante apelativo, mesmo mantendo os 75cvs.
Será mesmo?

Numa desportiva os números contam de sobre-maneira e é isso que as tornam (também) apelativas e as faz vender.
Quando passas de uma moto com quase 120cv, para uma moto
«no corpo de uma R6» com menos 45cv, julgo que se tornaria tudo, menos apelativo.
Mas travestis não faltam por aí, como bem sabemos.