27-05-2015 às 09:03
(26-05-2015 às 18:14)dfelix Escreveu:(26-05-2015 às 12:05)LoneRider Escreveu: Onde é que anda o Único?
Algures a brincar aos café racers...
E o mais provável será recomendar um mineral vintage como se utilizava no tempo dos rockers!
(Se ele ler isto manda-me uns 1% quaisquer dar-me uma coça!)
As especficações recomendadas para um determinado motor é algo que está sempre detalhado no manual do fabricante.
E a informação necessária para compreender essas especificações facilmente se encontra na internet.
(Ou mesmo neste Fórum. Um bom tópico sobre este tema: Lubrificante para XJ600N)
Se o manual da Falco recomenda recomenda um 15W50 com API SG ou superior... porquê inventar?
A dúvida poderia ser a origem... mas ambos os indicados são semi-sintéticos.
(tal como a esmagadora maioria dos 15W50)
dfelix o manual como tu dizes e bem manda por 15W50 com API SG "ou superior", ora bem API SG são especificações dos anos 60`, todos os óleos baratos para mota são SG, o óleo SG é um óleo do mercado automóvel, derivado da sua pouca ou nenhuma "aditivação" é utilizado nas motas porque não danifica/ataca a caixa/embraiagem.
Mesmo que a marca recomende 15w50 ficamos melhor servidos com o 10w50, o numero antes do "W" quanto mais baixo melhor menos variação o óleo terá em função da temperatura, o numero depois "W" é o índice de viscosidade do óleo a uma temperatura de 100ºc.
Em caso de dúvida, acelere...