16-10-2015 às 10:10
(16-10-2015 às 06:20)Lusitanian Escreveu: Acho que as marcas já começam a exagerar, especialmente nos investimentos direccionados para motas de performance com mais de 190 CV. Quer dizer, qual é o interesse que ter uma mota tão potente? Faziam melhor em investir nas possíveis tecnologias que melhorem o desempenho, a segurança, e por aí adiante.
É natural que as soluções mais revolucionárias ou inovadoras, primeiramente, sejam recurso dos modelos no topo da gama de qualquer construtor. Pois são estes normalmente os porta-estandartes da marca, e é neles aonde os benefícios são mais imediatamente visíveis e expressivos.
O recurso à sobrealimentação de motores, é um bom exemplo disto, no mundo automóvel. Por exemplo, a recorrência a turbos ou compressores, dantes, existiam apenas em carros desportivos, de altas prestações ou topos de gama. Hoje em dia, são comuns a todos, mesmos os mais espartanos e de baixas cilindradas.
Nas duas rodas, e apesar de já terem havido alguns (poucos) exemplos passados de motos "turbinadas", a Recursion torna-se aliciante precisamente por ser uma média cilindrada, que é francamente beneficiada no seu comportamento e prestações, com a utilização de uma solução deste tipo. E é isto que eu gostava de ver.
Seria bem mais interessante, e acima de tudo utilizável, ter uma 500cc, com 110cv, um binário de 80Nm, e a consumir 4lts./100, do que ver aplicadas estas tecnologias somente a potências estratosféricas, muitas vezes pouco reais e adequadas ao utilizador comum.
(16-10-2015 às 06:20)Lusitanian Escreveu: Há poucos dias conduzi uma Benelli BN302. Fiquei surpreendido com a mota. Uma 300cc com um som espectacular de origem, que praticamente todas as japonesas não têm, tem forquilhas invertidas, suspensão traseira regulavel, corpo de uma mota 600cc, postura de condução direita e muito confortável, motor económico e espevitado ao mesmo tempo, com um doseamento do acelerador bastante suave e linear. Tem força que chega e sobra para o dia-a-dia. Preço excelente. Uma mota que impressiona bastante pela positiva, e mal falam dela. E no fim é uma 300cc.
A Benelli é uma marca histórica que em boa hora foi adquirida e ressuscitada (saudades das poderosas TNT ou Tornado Tre). Segue a tendência de outras, que mantêm os seus "headquarters" na Europa e fabricam na China, conseguindo oferecer produtos, com o devido controlo qualitativo, muito interessantes e concorrenciais, seja em soluções no seu segmento, como no preço final.
Eu vi-as na FIL.... e gostei do que vi, sejam as 300 twin, como as 600 tetra.