Suzuki desenvolve moto híbrida de admissão forçada -
Mr.Ricky - 14-10-2015
Eat my dust Kawasaki H2R!!!!!
FONTE A Suzuki estará a tentar aplicar a tecnologia da Fórmula 1 nas motos.
A marca de Hamamatsu está a preparar um concept de uma moto com motor turbo híbrido para apresentar no final deste mês por ocasião do Tokyo Motor Show.
Apesar das duas tecnologias serem já sobejamente conhecidas dos fãs do desporto motorizado, a opção de equipar um motor com um turbo e com dois motores elétricos era inédita até ao ano passado quando as equipas de Fórmula 1 tiveram de criar novas unidades de energia V6 turbo acopladas a dois motores elétricos, um ligado ao turbo e outro à cambota do motor de combustão. Estas duas unidades elétricas alternam entre a função de motor, quando é necessário fornecer energia à caixa de velocidades ou para acelerar o turbo, ou como geradores, em travagem ou quando o turbo já está a funcionar à sua velocidade ótima.
Com esta tecnologia é possível eliminar quase em definitivo o chamado “turbo lag”, ou tempo que o turbo demora a ganhar velocidade rotacional, garantindo uma enorme entrega de energia graças ao trabalho conjunto dos 2 motores elétricos que auxiliam o motor de combustão ao mesmo tempo que diminuem os consumos e as emissões de CO2 mas conseguem proporcionar uma entrega de potência inigualável já que o motor elétrico consegue colmatar às “falhas” de potência do motor de combustão.
A Suzuki estará agora a tentar criar um sistema semelhante mas mais compacto que permita a instalação de tal unidade de energia no quadro de uma moto onde os componentes realizariam tarefas semelhantes aos seus congéneres de quatro rodas. A tornar-se uma realidade, este sistema poderia resultar numa moto com motor de combustão de 1000cc com quase 300 cv de potência e uma aceleração estonteante fruto do binário máximo instantâneo dos motores elétricos. A caixa de velocidades terá de ser eletronicamente controlada para gerir todos estes componentes mas, em teoria, será possível continuar a utilizar uma manete de embraiagem e seletor para escolher as relações de caixa que são depois acionadas pelo computador.
Apesar desta tecnologia dar os seus primeiros passos no mundo das duas rodas, poderemos chegar a conhecer um futuro onde estas unidades de energia assumem um papel fundamental nos veículos de duas e quatro rodas.
RE: Suzuki desenvolve moto híbrida de admissão forçada -
carlos-kb - 14-10-2015
Ainda estou para ver para quando a tão anunciada Recursion sai do papel.... e já andam a falar de motos "híbridas"!
nelsonajm - 14-10-2015
(14-10-2015 às 16:48)carlos-kb Escreveu: Ainda estou para ver para quando a tão anunciada Recursion sai do papel.... e já andam a falar de motos "híbridas"! 
Não sai do papel... como tantas outras coisas que a Suzuki desenhou...
carlos-kb - 14-10-2015
Eu se fosse à EICMA, este ano, ainda levaria a ténue esperança de a ver por lá.... mas como não vou!
michelfpinto - 14-10-2015
Vamos lá ver se não é muita conversa, muita conversa, e depois vendem uma cá para fora com metade da potência... A H2R embora não goste é algo de louvar, mas depois fazerem uma H2 com 200 cvs... Se é para partir tudo vem com os 326 cvs!
carlos-kb - 15-10-2015
(14-10-2015 às 17:05)nelsonajm Escreveu: (14-10-2015 às 16:48)carlos-kb Escreveu: Ainda estou para ver para quando a tão anunciada Recursion sai do papel.... e já andam a falar de motos "híbridas"! 
Não sai do papel... como tantas outras coisas que a Suzuki desenhou...
Se não sair..... é pena! Pois vemos a tendência seguida pelo ramo automóvel, conseguindo veículos com comportamento e prestações mais interessantes, em relação aos atmosféricos, optimizando consumos/emissões, e ainda com a vantagem de o conseguir mantendo cubicagens contidas nos motores.
De qualquer forma, acho que, mais tarde ou mais cedo, será essa a tendência futura dos motores Otto, nas motos.
RE: Suzuki desenvolve moto híbrida de admissão forçada - Lusitanian - 16-10-2015
Acho que as marcas já começam a exagerar, especialmente nos investimentos direccionados para motas de performance com mais de 190 CV. Quer dizer, qual é o interesse que ter uma mota tão potente? Faziam melhor em investir nas possíveis tecnologias que melhorem o desempenho, a segurança, e por aí adiante.
Há poucos dias conduzi uma Benelli BN302. Fiquei surpreendido com a mota. Uma 300cc com um som espectacular de origem, que praticamente todas as japonesas não têm, tem forquilhas invertidas, suspensão traseira regulavel, corpo de uma mota 600cc, postura de condução direita e muito confortável, motor económico e espevitado ao mesmo tempo, com um doseamento do acelerador bastante suave e linear. Tem força que chega e sobra para o dia-a-dia. Preço excelente. Uma mota que impressiona bastante pela positiva, e mal falam dela. E no fim é uma 300cc.
E um gajo pensa para quê ter uma mota tão potente?
LoneRider - 16-10-2015
(16-10-2015 às 06:20)Lusitanian Escreveu: E um gajo pensa para quê ter uma mota tão potente?
Para que ter uma moto tão fraca podendo ter uma mais potente?
O mercado oferece as coisas que se procuram pelos possíveis compradores.
A Benelli tem de facto uma excelente proposta para uma companhia diaria, mas pensa.
Põe-lhe duas pessoas, malas laterais, top case, saco de deposito, 40kg de bagagem e 4000km para fazer em 15 dias.
Nada é impossivel mas, não te dá vontade de pensar em algo mais potente
Mr.Ricky - 16-10-2015
São conceitos diferente para tipos de utilização diferentes...
Eu sou sincero, para 90% da utilização que dou à minha hornet, não preciso dos 600c.c. e 97 cvs que aquilo tem... tenho c.c. e potencia a mais para o dia-a-dia, e diria mesmo que essa benelli chegava perfeitamente.
E é para esse destino que a Benelli 302 foi feita, dia-a-dia.
Mas claro para os outros 10% de utilização, que o lone rider fala (e não só), iria chorar pela minha Hornet...
E claro se fizesse muitas viagens, até a Hornet seria pouco e o melhor era comprar uma VFR1200, ou outra melhor ainda

tstststststst
LoneRider - 16-10-2015
Ou outra melhor ainda!?

Bem que podes procurar. ...