08-09-2015 às 00:33
(07-09-2015 às 17:39)Johnny_1056 Escreveu: Carlos-kb, olha que a GSX-R 1100 não é assim tão distante duma ZZR 1100. São ambas grandes, pesadas, com potência similar e sem categoria desportiva onde se possam incluir. Não queiras meter uma GSX-F ao barulho, é uma moto muito mais limitada a nível de performance.
Continuo a ver a GSXR1100 como uma super-desportiva "radical" do seu tempo..... a par por exemplo, de uma CBR900RR.
Uma ZZR1100, vejo-a mais como uma das pioneiras do conceito "sport-touring" de altas prestações, que jogava no "campeonato" e uma CBR1000F, e aonde depois tivémos a XX, a Busa, etc.... e que hoje em dia até é um segmento muito comum. É esta aproximação ao "turismo rápido" que coloca pois a ZZR1100 mais num patamar da (também mais turística) GSXF1100, não obstante desta ser (como referi no post acima), mais espartana.
(07-09-2015 às 17:39)Johnny_1056 Escreveu: Pneus desportivos? Tenta arrancar com uns frios e depois logo vês onde está a aderência dos mesmo. Parece que arrancaste com um pedaço de plástico nas rodas.
Mas tu, seja com que tipo de pneu for (mais ou menos desportivo), fazes arranques "à queima roupa", a frio?
A não ser que deixes mantas térmicas nos pneus, tipo motogp, durante a noite.
(07-09-2015 às 17:39)Johnny_1056 Escreveu: Os actuais pneus sport-turismo são indiscutivelmente melhores que os desportivos da época, mas nada impede que se tente melhorar isso ainda mais.
Estamos a falar de um desfasamento temporal de 20 anos. Outra coisa não seria de se esperar.
Mas até foste tu mesmo que escreveste ali atrás «Os únicos sport-turismo que poderia considerar para a GSX-R 1100 seriam os Pirelli ST Angel, e mesmo assim preferiria sempre uns Diablo Rosso.»
Então estarás a concordar no fundo, com a minha opinião, de que um pneu de cariz mais "sport", em relação a um puro sport-turismo, será sempre melhor para uma GSXR1100 de meados de 90, como é a marreca do Nelson.
(07-09-2015 às 22:47)LoneRider Escreveu: Carlos, ouve e aprende!
Sempre disposto a isso.... está-se sempre a aprender. Mas aqui, quanto muito leio.... é difícil ouvir letras!
E também fico feliz que já tenhas passado e aprendido o capítulo do que é e para que serve um rectificador de corrente, e já estejas no capítulo dos pneus..... sinal que também tens evoluído!
(07-09-2015 às 22:47)LoneRider Escreveu: Os pneus ditos "duros" são pneus mais permissivos porque ganham temperatura mais rapidamente. Suportam mais carga e trabalham melhor num asfalto cotidiano.
Os pneus desportivos só funcionam depois de quentes e a uma temperatura constante. No inverno é muito dificil ter o máximo rendimento.
Depois existe outro factor muito importante.
Um pneu desportivo abdica de uma drenagem eficiente (as homologações são feitas no minimo dos minimos). Basta comparar o BT23 com o um BT16 para ver que a diferença do rastro é notória. Ou seja, o BT23 aquece mais rapido e drena melhor, em frente a um BT16 que tarda mais a aquecer e, como se fosse pouco, é incapaz de drenar a água com eficiência.
E apenas fiz a comparação entre um tourer e um sporturismo!
Se fosse para os desportivos de raiz (homologados para a estrada), a diferença seria ainda maior.
Acho que estás a ir aos extremos, caro Solitário.
Eu estou a dizer que numa GSXR1100 de meados de 90, montaria, por exemplo, uns Pilot Power ou uns BT016, em detrimento de uns (mais turísticos) Pilot Road ou BT021, pelos motivos que enumerei (aliás, até foram estes os únicos exemplos concretos que mencionei). Não estou sequer a falar de pneus exclusivamente sport, como tu estás a dar a entender que eu estou a afirmar (ainda que homologados para estrada), que são coisas completamente diferentes.
O achar mais apto para a moto em questão, um pneu mais "mole" (e digam o que disserem, um PP é incontestavelmente mais "soft compound" que um PR, e um 016 é mais "maciozinho" que um 021), isto não quer dizer que esteja a sugerir, de todo, um pneu puramente desportivo (ou de "raíz", como lhe chamas)... ou viste-me, por exemplo sugerir um Power One (este sim um verdadeiro pneu desportivo de pista, apesar de homologado para estrada)? Claro que não!
Olhando às características descritas de comportamento em molhado (não obstante em saber que aquela GSXR1100 sairá muito pouco com chuva), não será certamente com as ditas opções que se vai meter em causa o seu comportamento em molhado. Novamente aqui, quer-me parecer que estás a cair no extremo daquilo que eu não disse nem sugeri.