(30-11-2022 às 08:04)Liquid_Fire Escreveu: Outra coisa, quando dizes apareceu bronze no oleo, isso foi um termo que te disseram na oficina?A Yamaha ainda usa capas de biela de bronze.
É comum a mecanicos da velha guarda chamarem bronze da biela e bronzes da cambota às capas de biela e cambota, suspeito que usaste esse nome por causa disso, o nome vem de tecnologia muito antiga onde efectivamente se usava liga de bronze nesses componentes, actualmente são outros materiais mas a terminologia permaneceu muitos anos nos mecanicos tugas.
Se foi efectivamente capas e te riscou a cambota (se as limalhas vieram das capas entao sim riscou) conta com este arranjo:
Cambota nova 800€ +-
Capas de biela e cambota 150 +-
Oleo e filtros - depende
Mao de obra - depende
https://www.yamahapartshouse.com/oempart...aft-piston
Tiago se aparece quando aceleras ainda pode ser algo muito ligeiro, mas apertar a embraiagem e ele desaparecer é estranho e faz parecer não ser da cambota. Mas pode ser apenas o barulho normal da embraiagem e estares a associar ao outro problema e ela apenas fazer com rotação e carga o dito barulho das capas.
P.s. Não aceites a retificação de uma cambota, nunca fica grande coisa.

