11-01-2019 às 16:25
Citar:A questão estética é como sabemos dotada de uma enorme subjectividade e relatividade, não obstante de haver coisas que unanimemente são feias. Ponto.
Ainda percebia esse teu comentário, e teria de enfiar a viola no saco, caso tu fosses dono de uma MV Agusta ou uma Ducati, por exemplo. Mas não... tens uma Tracer e uma Chinelli na garagem... e tiveste antes disso uma CBF125. Por isso ouvir-te falar de concepções de estética em relação a motos de outrém, suscita enormes dúvidas no ar.
Carlos!
Creio precisamente que pelas motas que compro, se pode dizer que o meu gosto é muito mainstream. CBF125, BN125, Tracer 900... tudo motas que se vendem aos pontapés. É por serem feias? Tenho sérias dúvidas. Parece-me que são motas que se pode dizer que têm um design apelativo sendo também parte do seu ponto de venda. Mas não discuto isto atenção. Cada um tem os seus gostos e acho que é algo que nem se deve colocar em discussão. Eu acho a VFR1200F feia e a Tracer 900 linda. Tu achas o oposto. Por isso é que eu sou proprietário de uma Tracer 900 e tu de uma VFR1200F e somos ambos felizes proprietários que no fundo é o que interessa. Eu pelo menos posso dizer isso das minhas duas motas (até porque efetivamente ando com eles e não é para fazer casa-trabalho) e pelo que leio do que escreves acredito que o teu sentimento relativo à VFR1200 seja o mesmo
Citar:Já li aqui convicções tuas com base apenas em reviews, opiniões e artigos de terceiros, acerca de tantas e tantas coisas, por isso é que disse o que disse.
Como em tudo, há sempre essa subjectividade em relação ao que de gosta ou ao que se tem mais afinidade. Terás apenas de aprender a discernir em toda essa informação, o que realmente é tendencioso ou não.
Certissimo! Mas não são convicções. Eu faço sempre questão de dizer que foi com base no review Y ou X, mas não faço disso uma verdade universal indiscutivel nem faço das reviews as minhas opiniões. Faço questão de deixar bem claro o que é a minha opinião e o que é a opinião dos outros. Portanto por muitas reviews que me envies da VFR1200F, não vou passar a dizer convictamente que é uma mota de merda ou uma mota espetacular com base nisso :
pelo menos não seriamente, porque já sabes que vou sempre dizer que a tua VFR1200 é um elefante gordo que terei todo o prazer em ver pelo retrovisor numa estrada qualquer
Citar:Achei curiosa esta tua catalogação.... de "Honda de luxo". O facto é que a VFR1200F apareceu com um propósito. Aliás, foi apresentada como a Honda para fazer Beemers mudarem (e no meu caso foi um facto). Seguiu as pisadas das K12/13S e é a mota que mais se aproxima delas, carregada de tecnologia, com uma qualidade de construção de topo, apresentando soluções incomuns (foi a 1ª DCT, das primeiras com embraiagem deslizante ou ride by wire, etc.). Apenas saiu tardiamente e num timing errado, quando o segmento já estava em agonia e acabou a ser morta de vez pelas restrições ambientais da Euro 4 (o mesmo aconteceu com a sua rival alemã)...
Não era uma mota, fosse pelo seu preço na altura (17 mil euros redondos / +1200 euros pela DCT), como pela sua concepção, destinada a massas. E isso ditou as vendas residuais que teve (novamente não muito diferente também da sua rival alemã). Ainda assim, foi (e é) uma mota para quem sabe o que quer e o que procura, que não se cinge às opções corriqueiras e comuns que o mercado oferece.
Claro que (naturalmente) os haters gonna hate!
Eu acho que não tens bem noção do que algo exclusivo ou de luxo... nem a Honda (ou a Yamaha/Suzuki/Kawasaki) são marcas exclusivas/de luxo nem as motas que produzem são motas desses segmentos. Um lamborghini gallardo é um carro de luxo/exclusivo. Uma Harley CVO é uma mota exclusiva/de luxo. Uma VFR1200F, a custar uns meros 17 mil € (que são uma pechincha para uma mota desta cilindrada) está bem longe de ser de luxo. A VFR1200F foi um flop de vendas por isso é que a Honda a abandonou do seu catalogo. Vendeu pouco não porque é uma mota para quem sabe o que quer, mas porque não era a mota que o mercado procurava. Claro que haverá certamente quem tenha opiniões diferentes. Mas os mercados nunca estão errados. Não fossem eles tão darwinistas
Ditadura dos Flocos de Neve