Quais Pneus??

Esse factor de destabilização é atenuado pelo facto de nos habituarmos depressa à condução da mota sem estranharmos muito.

Quando trocamos pneus, temos sempre a sensação de a mota 'ser outra'

Valem os sustos para nos irmos relembrando que algo está menos bem.

Mas é preciso 'ouvires' a mota e o que ela te está a querer dizer

Responder

Zé.... em relação ao teu recente episódio de ontem, e tal como já tínhamos trocado meia dúzia de palavras em relação ao mesmo, inclino-me mais para uma situação esporádica de estrada suja, que com aquela molha momentânea, propiciou a criação de uma "pasta" deslizante, aonde tu coincidiste a dar-lhe gás.
Mesmo em relação ao outro episódio anterior, tu mesmo referes ter também acontecido num local de aderência dúbia (asfalto vidrado, etc.) Ou seja, eventualmente e em ambas as situações, uma combinação de factores do local e pavimento e não tanto pelo estado concreto do pneu (IMHO).

Não é muito normal, sem inclinação que um pneu fuja assim, ainda que um T-30 não seja de todo exemplo em termos de grip.

E digo isto também porque ontem mesmo, minutos antes desse teu segundo episódio, eu e o Nelson termos estado a olhar para o teu sapato traseiro, e a comentar acerca do aparente bom estado do mesmo em termos de piso, apesar das agruras térmicas do lado direito, a que é submetido pelo teu escape.

[Imagem: QKmafvp.png]
Responder

(10-05-2017 às 12:17)carlos-kb Escreveu:  Zé.... em relação ao teu recente episódio de ontem, e tal como já tínhamos trocado meia dúzia de palavras em relação ao mesmo, inclino-me mais para uma situação esporádica de estrada suja, que com aquela molha momentânea, propiciou a criação de uma "pasta" deslizante, aonde tu coincidiste a dar-lhe gás.
Mesmo em relação ao outro episódio anterior, tu mesmo referes ter também acontecido num local de aderência dúbia (asfalto vidrado, etc.) Ou seja, eventualmente e em ambas as situações, uma combinação de factores do local e pavimento e não tanto pelo estado concreto do pneu (IMHO).

Não é muito normal, sem inclinação que um pneu fuja assim, ainda que um T-30 não seja de todo exemplo em termos de grip.

E digo isto também porque ontem mesmo, minutos antes desse teu segundo episódio, eu e o Nelson termos estado a olhar para o teu sapato traseiro, e a comentar acerca do aparente bom estado do mesmo em termos de piso, apesar das agruras térmicas do lado direito, a que é submetido pelo teu escape.

É verdade, sim. Aparentemente aquele pneu traseiro até nem está em muito mau estado. Embora uma olhadela mais atenta mostre os avisadores centrais já ali praticamente "à pele".  confused  E o frontal embora com outras características dado ser um hipersport também já não anda longe disso.

Mas infelizmente para mim, porque nesta altura do campeonato mais uma despesa algo significativa a acumular é extremamente mal recebida, o facto, que acabei de confirmar após uma olhadela aqui ao monte de facturas da "menina", é que aquele par de pneus já passou os 22.000 kms (Ó blasfémia!...  devil  tong )

E as deformações embora pouco visíveis a "olhometro" já se sentem. Embora tenha que puxar da memória para as relembrar pois tal como o vindaloo acabou de afirmar, visto a degradação ser progressiva vamos-nos "habituando" a ela com a continuação.

Assim a única conclusão a que consigo chegar é "inventar" mais uns trocos para pneus ou encostar a menina até ver já que não me parece muito avisado continuar a arriscar um estrago de alguns milhares, caso acabe no chão à conta disto, para "poupar" as duas centenas e meia que deverão custar os sapatos novos e que mais tarde ou mais cedo terão que vir mesmo.

PS: Como estes posts já se alongaram muito mais do que previa, ao inicia-los, será possível um dos admin movê-los para um local mais apropriado? Obrigado.

[Imagem: wrong-bike.jpg]
Responder

N00b1e, embora o pneu possa já não estar no seu auge, diria que foi mais o enrolar punho em piso pior que levou a isso. Tanto quanto sei a tua mota não tem controlo de tração, e ao enrolar com essas condições diria que pode acontecer com bastante facilidade...

A minha máquina (e ex):
KTM 1290 SuperAdventure S
KTM 1290 Super Duke GT
Kawasaki Versys 1000
Yamaha FZS 600 Fazer
Responder

Zé, estou na mesma situação que tu.
Tenho o pneu traseiro praticamente a tocar nos avisadores e, de um momento para o outro, perdeu as suas boas características.
Ou isso ou de um momento para o outro a minha mota decidiu ser uma 1000cc e escorregar em todas as saídas de curva lol
Responder

Mensagens movidas para o tópico certo.
Responder

Os meus antigos BT023 começaram a fazer isso, fugiu-me a traseira ao fazer uma rotunda devido à minha pessoa se ter armado em piloto com chuva, e chegou-me a fugir outra vez pouco dias depois a chover quando decidi enrolar 5ª. Apesar de estar como o teu, quase a chegar aos avisadores, já à muito tempo que aqueles pneus não me davam confiança. A tua situação pode ter sido um mix de pneus a precisar de mudar, porcarias na estrada e chuva.
Fui agora para os T30 Evo e tou a adorar, ainda só lhes meti 500-600Km mas já voltei a ganhar a confiança que tinha perdido, e ando a curvar mais até. Acho que estes pneus até são um bom compromisso entre touring e sport.
Responder

(10-05-2017 às 15:12)pedromt07 Escreveu:  Fui agora para os T30 Evo e tou a adorar, ainda só lhes meti 500-600Km mas já voltei a ganhar a confiança que tinha perdido, e ando a curvar mais até. Acho que estes pneus até são um bom compromisso entre touring e sport.

Pois, enquanto estes duraram não tive nada a apontar-lhes. Foi o segundo par que gastei, de T30-R EVO e S20-F EVO, e embora o par anterior tenha ficado por mais uns 2.000 kms pois se bem me recordo já iam quase nos 24.000 kms quando os troquei, presumo que esteja mesmo na hora de mais uma troca já que abusei um pouco mais deste ultimo par. E o anterior "morreu" já em pleno Verão quando o piso se proporciona um pouco menos a "sustos".  shy

Eu tinha preferido que eles se aguentassem pelo menos mais uns 2 mesitos já que ainda à menos de 15 dias tive a mota na revisão e desde sexta-feira passada tenho no mecânico o kit de transmissão novo à espera de uma aberta na chuva para lá ir substituir o que ainda está a uso com "apenas" 83.000 kms  blink

Mas depois de ter apanhado 2 sustos em menos duma semana está mais que visto que não dá para sequer pensar em adiar mais.  cry

Responder

Noobie pá!
Se não tens confiança tu troca o raio do pneu.

Por outro lado....

Com chuva um pneu que não drene, já nos avisadores derrapa com muita facilidade., mas seco tem mais borracha em contacto com o asfalto.

Um conselho.
Verifica a pressão do mesmo a frio, e lava o pneu à pressão com água quente.

Porquê!?
Um pneu de turismo sem ar de forma-se e derrapa mais facilmente que um pneu desportivo (questões de temperatura).
Podes ter pisado gordura no primeiro aviso e por algum motivo no segundo aviso, como o piso estava molhado, ajudando a falta de rastro, o gajo armou-se em parvo.

Vem aí o calor e como esse pneu está em fim de vida, é a época ideal para acabar com ele de uma vez por todas, e evitavas de andar a massacrar um pneu novinho em folha todo o verão.
Responder

(10-05-2017 às 16:58)LoneRider Escreveu:  Noobie pá!
Se não tens confiança tu troca o raio do pneu.

Por outro lado....

Com chuva um pneu que não drene, já nos avisadores derrapa com muita facilidade., mas seco tem mais borracha em contacto com o asfalto.

Um conselho.
Verifica a pressão do mesmo a frio, e lava o pneu à pressão com água quente.

Porquê!?
Um pneu de turismo sem ar de forma-se e derrapa mais facilmente que um pneu desportivo (questões de temperatura).
Podes ter pisado gordura no primeiro aviso e por algum motivo no segundo aviso, como o piso estava molhado, ajudando a falta de rastro, o gajo armou-se em parvo.

Vem aí o calor e como esse pneu está em fim de vida, é a época ideal para acabar com ele de uma vez por todas, e evitavas de andar a massacrar um pneu novinho em folha todo o verão.

Grande Lone!...

Agradeço as dicas mas infelizmente não vai dar para as testar. E porquê? Porque quando começo a puxar pela memória aqueles resquícios que eu estava a tentar ignorar voltam todos ao de cima.

E um deles aconteceu à cerca de umas 3/4 semanas quando um amigo me desafiou para uma volteca matinal ali para o Oeste e eu no caminho para lá ir ter com ele senti qualquer coisa na mota que me fez entrar em modo "Officer ao quadrado".  devil  blink

Como resultado, nessa manhã a tal volteca foi um descalabro total. O rapaz, que por sinal anda mesmo muito e bem e ainda tem um canhão novo dos diabólicos  blink , tinha de esperar muito mais por mim do que seria normal.

Nesse dia atribui "a coisa" a ter acordado num dia "não", daqueles em que por mais que tente não me consigo "soltar" em cima da mota e fico lá tipo "cepo". E quando isso me acontece ela retribui-me invariavelmente da mesma forma tornando-me a condução num quase sacrifício em vez do normal e expectável prazer.

Mas agora, pensando melhor e em vista dos últimos acontecimentos, acho que posso atribuir parte dessa minha falha a indícios iniciais captados pelo meu inconsciente dos pneus já a gritarem por reforma.

E sendo assim nada mais me resta do que partir para a troca mal consiga di$ponibilidade para isso.  redeye

Responder

Utilizadores a ver este tópico: 6 Visitante(s)