alguma vantagem da fibra sobre o ABS?
a empresas brasileiras apostando na fabricação de capacetes em fibra de vidro, acha que já haviam sido descontinuados.
Eh pá... no fundo... o importante é usar o capacete... seja de "plástico" ou não...
Usar o ABS torna o método de fabrico mais rápido e consequentemente muito mais barato... mas não quer dizer que seja inferior em termos de protecção.
Supostamente capacetes de fibra conseguem rigidez a um peso menor e há quem diga que a absorçao do impacto é melhor...faz bem ao pescoço/cabeça e mal à carteira
Nunca tive capacepte de ABS, aliás o meu primeiro capacete foi uma loucura do meu pai e em 1995 já era de Carbono e Kevlar ( com outro esquema de cores
https://www.behance.net/gallery/20672155/Boeri-Chad- ).
Para mim ABS não é opção.
Abs só para as motas!
É não é em todas.....
Mas também concordo com o Nelson.
O importante é que ele (o capacete) cumpra com a norma!
Quais as condições de cumprimento de norma?
Qualquer produto para obedecer a uma norma tem de via ensaio, cumprir determinados parâmetros.
Produto final ou componentes.
Que ensaios, ou o que é preciso para ter a certificação?
(10-10-2016 às 21:44)vindaloo Escreveu: [ -> ]Quais as condições de cumprimento de norma?
Qualquer produto para obedecer a uma norma tem de via ensaio, cumprir determinados parâmetros.
Produto final ou componentes.
Que ensaios, ou o que é preciso para ter a certificação?
Despertaste-me a curiosidade e encontrei no site do IMTT um documento com apenas 115 páginas que define o que é necessário para que um capacete seja homologado.
Regulamento n.º 22 da UNECE (United Nations Economic Commission for Europe)
Documento (pdf)
Coisa pouca...
Enviado do meu Aquaris E4 através de Tapatalk
Vídeo que mostra testes aos capacetes comparando a norma europeia (ECE) com a norma norte americana (DOT).
Um tópico que tem informação muito importante.
Acho que vou ler o documento do IMTT.
Também li na diagonal.
Tem boa informação, mas um mau feitio com vontade de distorcer poderia dizer que o ensaio é passar algodão na calota e deixá-lo cair numa bigorna! Ou seja, pouco representativo de um impacto real.
Mas fiquei mais ou menos convencido!