Zundapp 4 ajuda
#1

Boas, o meu avô tem uma zundapp 4 encostada já à cerca de 15 anos, e eu gostava de a restaurar, que cuidados devo ter inicialmente? O que devo fazer? Já agora, alguém me sabe dizer que tipo de Vela leva? Como se faz a mistura?
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#2

Zundapp de 4 é motor turbina, certo?

Encostada há 15 anos? Prepara-te para várias surpresas. Esse depósito deve ser só ferrugem por dentro e o carburador deve estar completamente empastado. A vela ainda assim será o que menos te deverá preocupar (coisa fácil e barata... é retirares a que lá está e comprares semelhante). O óleo da caixa também deverá ser mudado.

A mistura por norma, será entre os 3% e 5%. Como o motor é refrigerado a ar, vai mesmo aos 5% (5cl de óleo 2t para cada litro de gasolina).

[Imagem: QKmafvp.png]
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#3

Bom dia, sim é a motor turbina, o óleo da caixa também é 2t certo? Hoje já limpo o carburador e o deposito
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#4

(07-08-2020 às 11:35)Msoares Escreveu:  o óleo da caixa também é 2t certo?

Não! Óleo 2t é para o motor, a usar na mistura.

Para a caixa, é mesmo óleo para caixa de velocidades.

[Imagem: TQWl2hV.jpg]

Na motorizadas nacionais, havia quem usasse óleo para engrenagens e diferenciais, que o efeito era o mesmo.

[Imagem: QKmafvp.png]
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#5

Ah okay, alguma dica para limpar a ferrugem no depósito? Sei que no carburador costuma se limpar com gasolina mas o depósito não tenho a certeza
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#6

(07-08-2020 às 12:30)Msoares Escreveu:  Ah okay, alguma dica para limpar a ferrugem no depósito?

Antes de mais, verifica realmente o estado dos vários componentes da motorizada e o que irás precisar de fazer.

Quanto a depósitos, sabia que em tempos tinha lido no forúm das café-racer 351 um DIY de como limpar e prepara um depósito velho.

Fui googlar e não foi difícil encontrar:

«DIY step by step... já feito por mim, no depósito da GoldStar.

1 - Retirar a(s) torneira(s) e substituir por tampão(ões), facilmente encontrado(s) em qualquer loja ou grande superfície, na secção de canalização. Dependendo da origem e ano do depósito, normalmente são roscas de 1/4, 5/8, BSP, etc...

2 - Limpeza prévia com método desengordurante caseiro. Como já referido, pode ser com coca-cola, petróleo ou diluente, misturados com algo gravilhoso, mas que no impacto não prejudique o depósito e que seja +/- fácil de retirar, no fim.
No meu caso, utilizei uns bocados de corrente, que se extraiem facilmente e com a certeza de ter saído tudo. Lavar muito bem com água no fim, preferencialmente quente.

3 - Limpeza intermédia com ácido ortofosfórico. Compra-se facilmente nas lojas acima, sob a designação usual de "Removedor de Ferrugem". Diluir com água quente, aplicar e chocalhar bem, lavando muito, mas mesmo muito bem no final com água fria, para parar o processo químico. Em alternativa, usar acetona para lavar. No meu caso, e à cautela, usei os dois processos em sequência.

4 - Adquirir um Kit (pode ser o Kreem ou outro) mas (e no meu caso) recomendo Restom, representado nacionalmente pelo Joaquim Boavida, que podem encomendar aqui: http://www.motosclassicas.com/Restom.html

5 - Seguir as indicações do Kit, composto de 2 ou 3 produtos a aplicar, consoante a vossa apreciação do estado do depósito. Esta etapa tem aplicação inicial similar à descrita anteriormente, seguida da aplicação do tratamento final (capa protectora).

6 - Mas antes de aplicar a capa/produto, recomendo retirar a(s) tampa(s) da(s) rosca(s) da(s) torneira(s) e substituir por rolha(s) de cortiça, previamente reduzida(s) a +/- o diâmetro necessário para enroscar. Esta(s) deverá(ão) ser coberta(s) com uma leve e superficial camada de um produto gorduroso, tipo vaselina ou creme das mãos e enroscada(s) até que a mesma ultrapasse o final da(s) rosca(s) no interior do depósito.
A utilidade deste processo é duplo; impedir que o produto agarre à cortiça por um lado, e por outro, que o mesmo entupa parcialmente a(s) rosca(s), caso mantivessem a(s) tampa(s), o que tornaria muito difícil o enroscar da(s) torneira(s).

7 - Aplicar o produto. É de dois componentes, tem uma viscosidade elevada e de utilização temporal limitada. Este é o processo mais fastidioso, demora em média 2/3 horas, pois há que ter a certeza de que todo o interior é coberto. Pode de início pensar-se que o produto não vai chegar, mas é falso. Há que ir rodando o depósito a vários graus de x em x tempo, controlando o produto através do bocal. Cuidado ao virar, para não sair pelo mesmo.
Depois de toda a área coberta, deixar repousar colocado na moto se tiver descanso central, para cobrir o fundo no sítio mais "natural", ou então no plano que se deseje tenha maior cobertura. Depende do gosto e do estado do depósito. Deixar curar durante o tempo preconizado.

Et voilá...»


No mercado também encontras disto...

RUSTBUSTER TANK KLEEN

TANK KLEEN é um detergente caustico de limpeza que ajuda a remover os resíduos e a sujidade do interior dos depósitos de combustível.

[Imagem: zmPsv3g.png]

RUSTBUSTER PHOS-KLEEN B

Solução de fosfatização para remover oxidação/ferrugem nas superfícies de aço.

[Imagem: OA7EeGa.jpg]

Encontras essa gama de produtos >>aqui<<

(07-08-2020 às 12:30)Msoares Escreveu:  Sei que no carburador costuma se limpar com gasolina mas o depósito não tenho a certeza

Há também produtos específicos para limpeza de carburadores. Se o carburador estiver "empastado" com restos de óleo, o melhor é mesmo um solvente, que não ataque vedantes e borrachas. Pesquisa antes por vídeos ou tutoriais de como o fazer.

[Imagem: QKmafvp.png]
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