Yamaha RD350/FZR400 aventura
#1

Sou proprietário da RD350 ypvs de '86 já faz 25 anos, comprei-a ao dono original que curiosamente na altura era (mos) uns jovens mas já nessa altura o rapaz tinha dado um trambolhão ou dois um bocado feio que custou a carenage e já a tinha encostado havia um par de anos parada. Ganhou-lhe medo porque o entusiasmo leva a melhor e quando a gente pensa que já domina é que elas acontecem.
E foi isso que se passou comigo, ao fim de uns anos também eu a encostei porque o bicho é mesmo bravio, afinal são só 65 cavalitos mas o peso não é muito e a ciclística deixa muito a desejar.
Travões mal dimensionados, rodas fininhas, direção imprecisa, pneus não radiais de borracha duvidosa que era o que havia para aquelas medidas.
Mas o motor é um mimo, estando em condições, claro.
[Imagem: 282669_214674078578984_1125311_n.jpg?_nc...e=6221237A]
Vai daí que em 2008 apareceu-me uma FZR 400 com o motor gripado (da qual ainda tenho peças do motor e o quadro que não sei que destino dar) 

[Imagem: Yamaha%20FZR400%2087%20%201.jpg]
Não tenho melhor foto da RD e a imagem da FZR é só para exemplo porque a minha era da 1º série 1wg mas já com braço deltabox.
As motos são muito iguais em  peso, cilindrada, potência, dimensões etc.
Em vez de arranjar a FZR que estava bem mázinha resolvi aproveitar as rodas, as suspenções e travões para pôr na RD.
A RD é de 86 e a FZR é de 90.
As bombas de travões são iguais e adaptar a frente foi fácil; a suspensão é agora de 38mm em vez de 35, a roda é 17 por 3 em vez de 18 por 2.25 da RD, os discos são maiores e flutuantes, as pinças são de 4 embolos em vez de 2, etc. Muito melhor.
aqui a diferença dos braços oscilantes
[Imagem: 273215527_4899794826733529_5094401547636...e=6200E8E3]
o da FZR
[Imagem: photo.php?fbid=214311501948575&set=pb.10...0..&type=3][Imagem: photo.php?fbid=214311501948575&set=pb.10...0..&type=3][Imagem: 285231_214311501948575_1621974_n.jpg?_nc...e=6222F54E]
e o original RD mas para encaixar o da FZR tive que alargar o quadro porque o braço é mais largo e foi tudo feito á mão com rebarbadora e limas etc foi tão á conta que até abriu buracos que foram depois cheios com solda
[Imagem: 273359690_4899798380066507_1784129998722...e=6200FA66][Imagem: 273363489_4899847883394890_6537846372204...e=62024662][Imagem: 273306640_4899849083394770_3404152239350...e=62029E1A]
Tive a sorte do amortecedor ter o encaixe superior igual mas o resto é tudo diferente; tive que cortar os apoios do pivot e estou agora a ensaiar com peças em chapa dobrada para tirar medidas e depois mando fazer peças como deve ser e soldo no lugar das antigas. As bielas da FZR não podem ser usadas infelizmente, terei que também mandar fazer, só não sei onde!! alguém sabe de alguma serralharia fina que aceite trabalhos assim?

As fotos são más, mas na altura não pretendia postálas.
já agora a diferença do estado em que estavam as rodas da FZR e depois de arranjadas (100 paus  cada uma só para desempenar e pintar)
Infelismente as peças da FZR estavam muito más mas são ideais para esta aplicação. Esta FZR com braço deltabox, jante 18 atrás e pinças de quatro embôlos só saiu durante 1990, então não é fácil arranjar peças.
[Imagem: 382847_305853192794405_138551334_n.jpg?_...e=622226CF][Imagem: 405921_305863019460089_319207448_n.jpg?_...e=62228955][Imagem: 273213596_4899800310066314_5861637467699...e=62018926][Imagem: 273217164_4899800313399647_1617554493102...e=62016AE6]

O quadro com o braço a ser ensaiado e também o alinhamento da corrente está deslocado 12mm para fora.
[Imagem: 273215527_4899794826733529_5094401547636...e=6200E8E3][Imagem: 273367788_4899795076733504_4949931391897...e=6202B3A8][Imagem: 398136_305853706127687_59897602_n.jpg?_n...e=6221A15B]

pensamento positivo; ...e muita paciência thumbsup
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#2

[Imagem: gif-eating-popcorn-61.gif]

Ricardo - Honda CB500X
[Imagem: latest?cb=20150510093035]
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#3

Bueno...
Mantém-nos informados, parece um projecto capaz de dar frutos...
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#4

a rd 350 foi para mim um objecto de grande desejo.
apareceram no Brasil, na época importadas em 1977, mais coisa menos coisa.
seu escape nao vazia um barulho, tocava uma sinfonia.
o melhor motor a 2 tempos que conheci.
eram conhecidas por l´a como tampa de caixao.

[Imagem: 64nWjjX.jpg]
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#5

bastante mao de obra
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