Yamaha R9 (2022/23)
#1

Não obstante a imagem abaixo ser um exercício de desenho da Kardesign, considerando o lançamento da R7 com base no CP2 da MT-07, é mais ou menos expectável que a mesma receita seja aplicada com o CP3 da MT-09...

Citar:Yamaha R9: Rumor ou realidade?

[Imagem: 125743892-4e9e53a5-ec86-45cc-afd5-1f7decc2251c-1.jpg]

Pouco tempo depois de tirar a R6 da sua gama de desportivas de estrada, tornando-a numa opção exclusiva de pista, a Yamaha apresentou a nova R7, mas as novidades não se devem ficar por aqui… As designações YZF R9 e R2 foram recentemente registadas na EUIPO e fazem supor de que algo de novo possa estar para vir, só não se sabe é onde, como e quando.

Em 2021 a Yamaha alargou a sua gama desportiva com a chegada da nova R7, movida pelo motor CP2 da MT-07, Tracer 7, XSR 700 e Ténéré 700. Obviamente, esta nova versão alimentou os sonhos de muitos motociclistas, impulsionando ao mesmo tempo a ideia de uma R9 – movida pela nova versão do motor CP3 de três cilindros de 890 cc da hyper-naked MT-09.

Essa ideia, que entretanto levou ao aparecimento de um protótipo particular num concessionário Yamaha de Itália e de vários concepts nas redes sociais – como o da imaginária R9 da Kardesign – parece distante de ser fantasiosa, porque na última primavera o fabricante japonês registrou no Japão uma série de siglas para proteger os nomes da sua gama de motos Supersport .

Acresce a isto que que agora há novos indícios para a ideia tomar forma e sentido, pois de acordo com uma informação veiculada na Motorcycle.com a marca japonesa registou os nomes YZF, mas desta vez no Escritório de Propriedade Intelectual da União Europeia (EUIPO), assim como em outras instituições nacionais na Austrália, Nova Zelândia, Reino Unido, Suíça e Uruguai.

Uma vez que não é costume haver fumo sem fogo, tudo aponta para que possam estar na forja dois novos modelos: a R9 e a R2. A primeira uma desportiva com o possante motor da MT-09, a segunda com cilindrada de 200-250cc (R2) o que não faz grande sentido no mercado do Velho Continente onde a Yamaha já tem a R125 e R3 como desportivas de iniciação.

A multiplicação de informações na internet leva a crer que algo de novo possa estar para vir, especialmente no caso da R9, como modelo de 2022 ou 2023. Veremos.

Fonte: Motosport
Responder
#2

Powered by:
[Imagem: 825X465-825X465-crop-5f3f22389de9ee7070a...bbd225.jpg]
devil
Responder
#3

Referes-te ao desenho da Kardesign? think

Por acaso não achei...
Responder
#4

Também não.. até está bastante sóbrio. Só acho que as R# estão cada vez mais indistinguíveis umas das outras, se esse design se acabar por confirmar. Não estão feias, atenção...

[Imagem: muhz7is.jpg]
Responder
#5

Aquele azul e vermelho na carenagem era dispensavel mas pouco interessa... Visto que é um exercicio sobre uma hipotetica R9 desportiva.
Responder
#6

Não acho que o desenho da Kardesign seja chocante. Pelo contrário.
Apenas parece pouco alinhado com os padrões e opções cromáticas que costumam ser habituais na Yamaha.

Já agora...
Uma 09 SP anda nos 12.5K.
Se a transformação para desportiva a elevar para os 14/15K até poderá ser uma opção interessante.
Pois a R1 base custa quase 20K.

É capaz de ser algo interessante, e numa abordagem semelhante ao que a Ducati faz com a SuperSport 950.
Talvez não para o nosso mercado. Mas para outros.

Muito provavelmente o que escrevi foi gerado automágicamente através do Moto Lero
Responder
#7

Tem bom aspecto e o binário à saída das curvas deve ajudar. Não sei se na última versão da MT-09 o travão da frente foi melhorado, mas se não foi vai ser agora aparente.

De resto, se tivesse menos 30 anos seria uma boa aposta.

O insignificante
Responder
#8

Pelo andar da carruagem mais depressa via uma T9 do que uma R9...
Responder




Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)