(27-05-2023 às 14:18)trigs Escreveu: Boas malta,
Tenho uma Mota de trial do meu pai, não tenho os documentos, ela esteve guardada mais de 10 anos num armazém. Não tenho onde a usar porque não é matriculada, alguém sabe o que preciso de fazer para vender se não tenho documentos ou prova de compra? Obrigado, ride safe
Ola, boas, bem vindo!
É pá, primeiro esclarecer que, uma moto de trial (pura e dura) não é homologavel, logo não pode ser matriculada.
Existem sim alguns hibridos como a Beta Alp, a Honda 4Ride, a KTM Freeride, a Yamaha Triker ou a Reiju Tango que são matriculadas, mas como disse são hibridos cujas prestações puras na arte do equilibrio dinamico nada se compara a uma Pura Trial!
Dito isto, para fazer prova de propriedade, bastava uma factura de compra do veiculo.
Se não tens dita factura e não tens como pedir uma segunda via da mesma, ao comprador teras que passar-lhe uma declaração de venda do veiculo onde constam os dados do mesmo (numero de chassis, motor, cor, horas de funcionamento,numero de rodas, cilindrada, etc, etc). Com essa delclaração o novo proprietario pode fazer prova de que te comprou a mota.
Como não tem matricula não tem registro de propriedade no IMT, essa declaração é o unico existente para desmonstrar a propriedade do veiculo.
Como prevenção deves avisar no momento da venda que o veiculo não é matriculavel, que não será possivel fazer seguro e que este não deve circular nos espaços publicos, salvo nas excepções prevista pela lei!
Já agora, para satisfazer a minha curiosidade, que mota é que é!?