Velas e óleos...
#1

Boas pessoal.

Tenho 3 questões que vos queria colocar e que agradecia a vossa opinião:

Velas: Quais as diferenças entre umas velas frias e velas quentes? Neste caso de Iridium...

Óleo suspensão: Preciso de mudar o óleo da suspensão na "mota piolho"...a suspensão é má...vai muito abaixo  nas forquilhas. Aconselham-me um óleo mais viscoso? um 10w, 15w? e de que marca me aconselham?

Óleo Travões: Os travões são o que são..irei mudar as pastilhas mas também queria a vossa opinião sobre óleo dos travões Dot 4? Dot 5.1? quais as diferenças...e qual aconselham.

Muchas Gracias!

Velasquez87
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#2

Velas... Vou-te dar o exemplo da minha b400...

Ela pode levar velas standard umas cr8ek que funcionam bem na maioria dos caso...ou caso andes com ela sempre na esgalha...ela vai precisar duma vela mais fria, uma cr9ek, para colmatar a esfrega que vai levar....depois tem dificuldades em pegar e trabalhar ao relanti....ou metes uma cr7ek que é uma vela quente, que vai funcionar melhor a rotações baixas e pega bem a frio... Que é o que eu tenho na mota agora.... A gsxr anda com umas cr9e.

[Imagem: SM4eYt9.png]
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#3

Eu sou da opinião de usar sempre o que o fabricante recomenda.

Às vezes, inventar pode sair caro.
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#4

(05-07-2017 às 20:52)Velasquez87 Escreveu:  Boas pessoal.

Tenho 3 questões que vos queria colocar e que agradecia a vossa opinião:

Velas: Quais as diferenças entre umas velas frias e velas quentes? Neste caso de Iridium...

NGK CR9EK.

O numero maximo de caracteres deste forum nao chegava para enumerar os defeitos da tracer, mas injecao nao e um deles. devil

Nao deves ter problemas em pegar. Sempre 'fumei' desta marca, e ok.

PVP recomendado: 11 euros.


(05-07-2017 às 20:52)Velasquez87 Escreveu:  Óleo suspensão: Preciso de mudar o óleo da suspensão na "mota piolho"...a suspensão é má...vai muito abaixo  nas forquilhas. Aconselham-me um óleo mais viscoso? um 10w, 15w? e de que marca me aconselham?

Ver manual. Ao contrario de oleo dos travoes, motor, corrente etc eu procuro seguir mesmo a marca do manual, que no meu caso e um kayaba 01 sae 5W.

Na opiniao do meu mecanico, este kayaba e mais viscoso que um 5w de outras marcas, pelo que acho mais positivo respeitar. Na opiniao dele, este oleo e onde se verificam mais diferenças entre marcas.

Aqui apenas papagaio opiniao de outrem.


(05-07-2017 às 20:52)Velasquez87 Escreveu:  Óleo Travões: Os travões são o que são..irei mudar as pastilhas mas também queria a vossa opinião sobre óleo dos travões Dot 4? Dot 5.1? quais as diferenças...e qual aconselham.

Dot 4 a frente e 5.1 atras.

Aqui desrespeito o manual.

A grande diferenca e a resistencia a fadiga a altas temperaturas. O dot 5.1 tem menos durabilidade pelo que deves reduzir os intervalos de troca, mais tendencia a ganhar ar e consequentemente a ficar esponjoso. Dizem (nao asseguro) que ainda causa mais desgaste nos componentes metalicos do sistema.

A minha mota tem um sistema fraco (genericamente maus travoes) e demorou-me um pouco a afinar a minha necessidade. Bastava fazer 10 ou 15 curvas a forcar travoes, que a manete da frente comeca a colar ao punho.

Eu como sou uma avozinha a conduzir, nao faco habito de precisar da frente a serio durante periodos que sinta a fadiga. E me mais pertinente a composicao de trajectoria com o travao de tras, nem que seja curva sim, curva sim para ajudar a mota a encaixar na curva dai que prefiro um melhor travao de tras que a frente.

Este ponto e completamente subjectivo.


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#5

Eu sou da opinião de seguir o que diz o manual. Se a marca recomenda uma certa coisa tem a sua razão.

Quanto aos travões e diferença entre o Dot 4 e Dot 5.1

https://www.youtube.com/watch?v=M6UrH_mDBrU
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#6

Obrigado Pessoal!

Na verdade a pergunta das velas e óleo da suspensão era para a mota piolho, dos travões para as duas.

Fico mais esclarecido sem dúvida blink
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#7

Na piolho aconselho sempre a usares um oleo com características mais inflamáveis!


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#8

(05-07-2017 às 20:52)Velasquez87 Escreveu:  Velas: Quais as diferenças entre umas velas frias e velas quentes? Neste caso de Iridium...

Tem a ver com a temperatura óptima de funcionamento.
E os motores tendo as suas especificidades de funcionamento diferentes podem também trabalhar com amplitudes de térmicas diferentes.
Um bom exemplo: Motor refrigerado a liquido vs refrigerado a ar.

O ser de irídio passa pelos benefícios que possa acrescentar.
Nomeadamente a eficiência e a durabilidade. Mas isso também tem um custo acrescido.

(05-07-2017 às 20:52)Velasquez87 Escreveu:  Óleo suspensão: Preciso de mudar o óleo da suspensão na "mota piolho"...a suspensão é má...vai muito abaixo  nas forquilhas. Aconselham-me um óleo mais viscoso? um 10w, 15w? e de que marca me aconselham?

A eficiência costuma ser maior com baixas viscosidades.
Altas viscosidades tendem a "endurecer" as mesmas de uma forma não progressiva.

Uma das estratégias de redução de custos da Yamaha há mais de uma década atrás e que pelos vistos perdura até aos dias de hoje foi adoptar suspensões de qualidade medíocre... e vitaminando-as recorrendo a um fluido extremamente eficiente.
(Isto deve se aplicar a outras marcas, pois a minha scrambler também parece padecer do mesmo sintoma e... também leva  kayaba)
Eu optaria pelo oem.

Já passei por esta situação em 2005.
A casa que me vendeu a moto fez duas intervenções duvidosas ao abrigo da garantia.
E a suspensão só voltou ao normal depois de ter passado pela Yamaha Portugal em Alfragide onde reverteram tudo o que foi feito a tal como vem de origem.
Tudo o que escrevi atrás é baseado no que me disseram lá.

(05-07-2017 às 20:52)Velasquez87 Escreveu:  Óleo Travões: Os travões são o que são..irei mudar as pastilhas mas também queria a vossa opinião sobre óleo dos travões Dot 4? Dot 5.1? quais as diferenças...e qual aconselham.

A única coisa que precisas mesmo de saber é que se de origem for DOT5 só podes por mesmo por DOT5.

O que o vinhadalhos falou da durabilidade pode acontecer.
Embora depende muito da maxila de travão. (algumas aquecem bem mais que outras)
Só que... se fores comprar para fazer em casa, podes te dar ao luxo de trocar mais vezes.

Até porque as embalagens são normalmente de meio litros e muito provavelmente vais mandar para o lixo porque o fluido já envelheceu la dentro antes de conseguir acabar com ele.
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#9

O de travões tem à venda embalagens de 250ml também, sempre é menos óleo para mandar fora lol

E convém saber que nunca se pode colocar DOT 5 em motas que levem DOT 4 minimo. Ou DOT 4 ou DOT 5.1.
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