Traseira instável a partir dos 110/120Km/h
#1

Boas, estou a ter um problema de estabilidade com a minha mota ( Hyosung GD250N ), como costumava andar com ela mais por dentro das localidades não tinha reparado neste problema.

Basicamente o que aconteceu foi que chegar perto dos 110/120 Km/h (em linha recta) sinto a traseira/roda da mota instável e a fugir um pouco para os lados numa espécie de movimento em zig-zag. confused

A mota foi comprada em segunda mão mas eu conheço o antigo dono e sei que a mota nunca cai nem teve nenhum acidente.
Os pneus estao em bom estado e o de tras é o mais recente e teem a pressão recomendada

Fr 29 psi (110/70 R17)
Tr 30 psi (150/60 R17)

Gostaria de saber se alguém já teve este problema e se me poderiam ajudar.
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#2

Top case?


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#3

Era o que eu ia perguntar, tens topcase, usas o casaco (presumo que uses) largo que provoque efeito balão?
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#4

Top case provavelmente...acho que também pode ser o pneu mal calibrado, não a pressão mas a distribuição dos pesos...

Ex Suzuki GS500
Ex Yamaha YZF600R - Thundercat
Ex Yamaha R1
Suzuki GSX-R 750
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#5

Não tem top case e quanto ao casaco também não deve ser porque fica bem justo. 
Costumo andar com mochila, mas duvido que seja disto.
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#6

Arranja alguém para ir ao teu lado, e ver o comportamento da suspensão a 120 kmh
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#7

(24-07-2016 às 21:44)Droid Escreveu:  Boas, estou a ter um problema de estabilidade com a minha mota ( Hyosung GD250N ), como costumava andar com ela mais por dentro das localidades não tinha reparado neste problema.

Basicamente o que aconteceu foi que chegar perto dos 110/120 Km/h (em linha recta) sinto a traseira/roda da mota instável e a fugir um pouco para os lados numa espécie de movimento em zig-zag. confused

A mota foi comprada em segunda mão mas eu conheço o antigo dono e sei que a mota nunca cai nem teve nenhum acidente.
Os pneus estao em bom estado e o de tras é o mais recente e teem a pressão recomendada

Fr 29 psi (110/70 R17)
Tr 30 psi (150/60 R17)

Gostaria de saber se alguém já teve este problema e se me poderiam ajudar.

É para se desviar dos buracos na estrada! bigsmile

Agora mais a sério, e às vezes não nos lembramos do mais óbvio: verifica se está tudo devidamente apertado, estado da suspensão, rolamentos da roda e claro que o pneu é o adequado e está mesmo em boas condições.

Boas curvas! 
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#8

Possivelmente tens o cavilhão da roda "atravessado".

Verifica de ambos os lados no braço oscilante, se as marcas dos esticadores da corrente estão na mesma posição.

[Imagem: para-moto-par-21137-MLB20205571371_122014-F.jpg]

[Imagem: QKmafvp.png]
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#9

(24-07-2016 às 21:44)Droid Escreveu:  e teem a pressão recomendada

Fr 29 psi (110/70 R17)
Tr 30 psi (150/60 R17)

Tens a certeza que isto é a pressão recomendada? Parece-me muito pouco!

EDIT:
Afinal sempre parece que é só isso, encontrei o manual

XJ 600 Diversion Owner!
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#10

(25-07-2016 às 10:04)carlos-kb Escreveu:  Possivelmente tens o cavilhão da roda "atravessado".

Verifica de ambos os lados no braço oscilante, se as marcas dos esticadores da corrente estão na mesma posição.

[Imagem: para-moto-par-21137-MLB20205571371_122014-F.jpg]

Ainda bem que existem monobraços...

Ficamos à espera de saber a causa e a sua resolução.
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