Transportar cão
#1

Olá a todos,

Sou iniciante no mundo das notas e estou a estudar a compra da primeira mota. Neste momento, estou inclinada para uma scooter, apenas pela praticidade e pelas necessidades atuais práticas.

Uma das coisas que adorava poder fazer na mota é transportar o meu cão (~9kg) de forma segura.
Gostava de avaliar a viabilidade e escolher uma solução antes de escolher a mota, para garantir que são compatíveis. Já encontrei algumas soluções online mas estou à procura de experiência prática de quem o faça/já tenha feito e me consiga dar feedback da solução e da experiência.

Obrigada!
Responder
#2

Será que em Portugal é permitido o transporte de animais em motos!?

Citar:Artigo 92.º
Transporte de carga
1 - O transporte de carga em motociclo, triciclo, quadriciclo, ciclomotor ou velocípede só pode fazer-se em reboque ou caixa de carga.
2 - É proibido aos condutores e passageiros dos veículos referidos no número anterior transportar objetos suscetíveis de prejudicar a condução ou constituir perigo para a segurança das pessoas e das coisas ou embaraço para o trânsito.
3 - Quem infringir o disposto nos números anteriores é sancionado com coima de (euro) 60 a (euro) 300.
retirado daqui: https://dre.pt/dre/legislacao-consolidad...-116043272

Alem de não ser referido o transporte de animais, refere-se sim "objetos suscetíveis de prejudicar a condução", sendo que apenas imagino o animal numa caixa de carga (tal como o nr. 1 do mesmo artigo refere), não imagino o cão quieto o tempo todo, podendo o movimento dele colocar a condução da moto em perigo.

De encontro ao que escrevi acima, um artigo do Andar de Moto:
https://www.andardemoto.pt/opinioes/5555...uas-rodas/
Responder
#3

Pessoalmente, não acho boa ideia o transporte de qualquer animal (outro que não da espécie humana... devil) numa mota, independentemente das suas caraterísticas. Ainda assim percebo que haja quem por motivos de ordem diversa considere essa hipótese.

Opiniões pessoais à parte, como sempre a lei portuguesa a não ser clara e o habitual "legalês" a dar azo a várias interpretações.

Transportar um chihuahua ou um pastor alemão não serão certamente a mesma coisa. Imagino que, com recurso a caixas de transporte e outros equipamentos criados para esse efeito, seja possível transportar um chihuahua sem que este se afigure necessariamente como um "objeto suscetível de prejudicar a condução". Já um pastor alemão... acho mais difícil.

Por isso era interessante que, quando questionadas sobre estes assuntos, as autoridades competentes explicassem onde é que se definem os limites do quê e não se limitassem a repetir em voz alta o que está escrito na lei.

Um cão ou outro animal de estimação é classificável como um "objeto"?
Assumindo que se pode classificar um animal de "objeto", o que é que determina que este prejudica ou não a condução?
Se for um hamster ou um peixinho dourado, a questão mantém-se?

Se o objetivo do legislador era impedir o transporte de animais, seria talvez mais fácil simplesmente redigir algo como "é proibido aos condutores e passageiros dos veículos referidos no número anterior transportar animais". Mas com uma lei escrita em português e percetível por todos, os especialistas em "legalês" deixavam de ser necessários.
Responder
#4

aranjam cada tema! vamos lá ver parte divertida de transportar os animais

[Imagem: 561836bf1e186ed588eb7d85d130ffec.png]

https://www.clubeportuguesmotociclismo.p...pic=2941.0

[Imagem: Sit_Stay_Ride-3.jpg]
Responder
#5

(10-04-2023 às 12:12)marco.clara Escreveu:  Pessoalmente, não acho boa ideia o transporte de qualquer animal (outro que não da espécie humana... devil) numa mota, independentemente das suas caraterísticas. Ainda assim percebo que haja quem por motivos de ordem diversa considere essa hipótese.

O que não falta para aí são motas a transportar porcos, cabras e vacas  devil
Responder
#6

(10-04-2023 às 12:20)gonzas Escreveu:  
(10-04-2023 às 12:12)marco.clara Escreveu:  Pessoalmente, não acho boa ideia o transporte de qualquer animal (outro que não da espécie humana... devil) numa mota, independentemente das suas caraterísticas. Ainda assim percebo que haja quem por motivos de ordem diversa considere essa hipótese.

O que não falta para aí são motas a transportar porcos, cabras e vacas  devil

Acrescento burros e aves raras. devil
Responder
#7

Obrigada a todos!

O artigo partilhado assustou-me mas através de conhecidos consegui falar com um agente da autoridade que me explicou que não haverá problema desde que vá em mala própria e fechada.

Aproveito para vos descansar que o meu cão é pequeno e super tranquilo. Não imagino uma situação em que se mandasse à tolo smile
Responder
#8

Lá está a tal falta de clareza e dualidade de critérios...

O agente da autoridade que terá sido contactado pela autora do artigo, deu uma resposta que dá a entender que não será possível o transporte de animais.
O agente da autoridade que conheces ter-te-á dito o contrário.

É a legislação que temos e que no final não te impede de teres um problema com as autoridades se fores mandada parar por um "sôr" agente que vai aplicar o critério que estiver mais de acordo com a sua opinião pessoal e entendimento da lei, e que pode pender tanto para um lado como para o outro.
Responder
#9

(10-04-2023 às 12:13)7pires Escreveu:  aranjam cada tema! vamos lá ver parte divertida de transportar os animais


[Imagem: Sit_Stay_Ride-3.jpg]

Eu acho que você não encontrará uma maneira melhor do que esta
Responder
#10


e assim? cool
Responder




Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)