Suspensão da Pan European ( Molas )
#1

Ola, pessoal

Há pouco tempo comprei uma Pan European de 96 a ST 1100 e deparei-me com uma situação que nunca me aconteceu noutras motas que tive, ou seja quando ia a passear com o pendura e passei numa lomba a suspensão da mota bateu ferro com ferro. Telefonei para a pessoa a quem compreia mota e contei-lhe o que se tinha passado , ao que ele me disse que nunca lhe tinha acontecido, mas disse-me para ir ter com ele para irmos a uma oficina para ver o que se passava. Quando chegámos o mecânico andou a ver e não vio nada anormal para que aquilo acontecesse , entretanto ajustou a suspensão ao nível máximo, e disse-me que não deveria voltar a acontecer. Mas a verdde é que aconteceu mais algumas vezes. Comentei com alguns amigos mas ninguém me soube dar alguma orientação, daí  estar a recorrer a experiência do pessoal do fórum. Obrigado e boas curvas.
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#2

Mas a suspensão foi ao limite? Numa lomba?!

Não terá sido outra coisa, como por exemplo o descanso central ressaltar com o solavanco por a mola estar um bocadito mais fraca.
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#3

Quantos quilometros ela tem... isso não deveria acontecer... a não ser que peses 150kg... as molas podem estar meio pasmadas... é um facto.... mas se for por aí nada que com 100€ não fique resolvido.

Essa moto tem somente regulação de pré-carga, ou tem regulação da extensão e compressão?

[Imagem: SM4eYt9.png]
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#4

(29-10-2015 às 20:51)ClaXav Escreveu:  Mas a suspensão foi ao limite? Numa lomba?!

Não terá sido outra coisa, como por exemplo o descanso central ressaltar com o solavanco por a mola estar um bocadito mais fraca.

Eu penso que sim, que foi ao limite. Agora se foi o descanso central penso que nao teria tido aquele impacto, pelo menos deu-me a sensação de ter sido a suspensão. mas tambem nao vou teimar porque so agora estou a conhecer a mota.
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#5

(29-10-2015 às 20:51)nelsonajm Escreveu:  Quantos quilometros ela tem... isso não deveria acontecer... a não ser que peses 150kg... as molas podem estar meio pasmadas... é um facto.... mas se for por aí nada que com 100€ não fique resolvido.

Essa moto tem somente regulação de pré-carga, ou tem  regulação da extensão e compressão?
Olha a mota tem neste momento 56.763 Km..... e eu posso te garantir que tenho menos de 90Kg, lol. Tambem tive esse mesmo pensamento de a mola estar pasmada pelo tempo que passou parada e se for o caso sim com 100 paus faço a festa pelo menos estou a pensar que sim. Ao resto nao te sei responder so aquilo que vi o mecanico fazer, que foi ele a ajustar a suspençao ou o amortecedor. Qual nao sei.
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#6

Ainda nao entendi!
Trata-se da suspensão traseira, ou da suspensão dianteira!?

I just don't run with the crowd!

www.loneriderendlessroad.com
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#7

O LoneRider ainda não entendeu!
Trata-se da suspensão dianteira ou traseira!?
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#8

(30-10-2015 às 00:45)LoneRider Escreveu:  Ainda nao entendi!
Trata-se da suspensão traseira, ou da suspensão dianteira!?

Suspensão traseira...
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#9

Preciso de mais informação.
Quando fazes uma lomba a moto dança, a suspensão vai num vai e vem, para cima e para baixo, ou estabiliza com rapidez?

Uma suspensão traseira de uma GT tem todas as afinações, precargo, extensão e compressão do hidraulico.
O problema é quando o amortecedor dá o berro e isso nota-se quando a mola apenas amortece. Leva em conta que o akortecedor contraria o movimento da mola, tornando o conjunto progressivo seja na sua contracção, seja na extensão.
Nota-se bem em curva, porque sentes a traseira bailar.
O unico remedio é comprar uma amortecedor, usado ou novo. Tambem se pode mandar reconstruir, mas o preço do processo e pouco barato e as garantias, em relação ao novo, deixam a desejar.

Um amortecedor desses custa uns 500 € novo, no melhor dos prognósticos.

I just don't run with the crowd!

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#10

(30-10-2015 às 11:04)LoneRider Escreveu:  Preciso de mais informação.
Quando fazes uma lomba a moto dança,  a suspensão vai num vai e vem, para cima e para baixo, ou estabiliza com rapidez?

Uma suspensão traseira de uma GT tem todas as afinações,  precargo, extensão e compressão do hidraulico.
O problema é quando o amortecedor dá o berro e isso nota-se quando a mola apenas amortece. Leva em conta que o akortecedor contraria o movimento da mola, tornando o conjunto progressivo seja na sua contracção,  seja na extensão.
Nota-se bem em curva, porque sentes a traseira bailar.
O unico remedio é comprar uma amortecedor,  usado ou novo. Tambem se pode mandar reconstruir, mas o preço do processo e pouco barato e as garantias, em relação ao novo,  deixam a desejar.

Um amortecedor desses custa uns 500 € novo, no melhor dos prognósticos.

Posso disponibilizar essa informaçao toda depois de vir do mecanico , porque para ficar mais descansado marquei um chek-up à mota. assim que souber explicar realmente o problema vou expor aqui é que de mecânica sou muito limitado.
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