Sinto-me maduro o suficiente para comprar uma mota 2T!
#1

Boas pessoal!

Eu não ando propriamente à procura de uma, mas sempre quis ter uma mota com motor 2T.
Então acontece que um grande amigo está a despachar uma Honda NS125F que tem abandonada na garagem há 10 anos. Parou a trabalhar num outono, esteve parada durante o inverno, no verão seguinte a mota não voltou a pegar e ele nunca mais quis saber.

A mota é de 86 (ou 89 posso já estar baralhado) e não está propriamente em bom estado mas não tem ferrugem e está quase completa. A mota antes de ter sido dele foi de um tio que achanatou muita coisa. Tem partes pintadas a spray e mal pintadas, o carburador não é o original, alguns tubos rotos remendados com fita adesiva, etc... Mas não parece ter ferrugem nem tem o motor colado. Tem 30.000 km e uns trocos.

Resumindo: Vou juntar aqui 2 sonhos. A experiência de ter uma mota a 2T e a de poder "restaurar" uma mota.

Alguém conhece este tipo de motas? Terei muita dificuldade em encontrar peças para este motor se necessário? Será minimamente interessante para dar umas voltas até ao café no fim de semana de vez em quando? Será viável fazer a Nacional N2 com ela um dia? Como ela não trabalha não tenho como fazer um test-drive. Vou ter mesmo de a restaurar para saber se era isto mesmo que eu queria ou não tong . Para já fui ver a mota e sentei-me em cima dela. O facto de ser pequena e leve deixou-me entusiasmado.

Uma coisa é certa, passar pela experiência de ter uma 2T é uma coisa que vai ter que acontecer e sendo esta vendida a um preço quase simbólico acho que não devia deixar passar.

Aguardo opiniões dos expert dos 2T

XJ 600 Diversion Owner!
Responder
#2

(05-02-2020 às 00:43)MrOverclock Escreveu:  Alguém conhece este tipo de motas?

Que tipo de motos? think

(05-02-2020 às 00:43)MrOverclock Escreveu:  Terei muita dificuldade em encontrar peças para este motor se necessário?

Encontrarás certamente ainda muita coisa original através da própria Honda.
E encontrarás imensa coisa de concorrência ou compatível em sites da especialidade.
Um site de onde já esbanjei bastante dinheiro é o PJME do UK. Que por acaso até tem uma secção só para a NS125F.

(05-02-2020 às 00:43)MrOverclock Escreveu:  Será minimamente interessante para dar umas voltas até ao café no fim de semana de vez em quando? Será viável fazer a Nacional N2 com ela um dia?

A NS125F não é propriamente o exemplar mais interessante do que se fazia na época.
Mas não deixa de ter o seu valor histórico e representar uma época em que a Honda decidiu fazer em Itália algo semelhante ao que os italianos faziam.

Não vejo qualquer problema em se fazer a Nacional N2 numa.

Muito provavelmente o que escrevi foi gerado automágicamente através do Moto Lero
Responder
#3

É sempre de louvar o ato de dar vida nova a uma burra.

O trabalho que uma empreitada dessas representa é algo que sinto não ter capacidade nem disponibilidade para fazer hoje em dia, pelo que admiro quem o faça.

Vai botando por aqui fotos para vermos o progresso da coisa.
Responder
#4

Eu antes de embarcar na empreitada verifcava os preços das peças que pretendes substituir...só para não ficares com um elefante branco na garagem...

https://www.ebay.ie/sch/i.html?_sop=3&_nkw=honda+ns125f

https://classic-motorbikes.net/what-we-w...da-ns125f/

Ao ler o titulo ainda pensei que fosses buscar uma sherco ou TM a 2T...
Responder
#5

Muito obrigado pelas dicas, já dei uma vista de olhos em todos os links e eram tudo coisas que desconhecia
Responder




Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)