Restauro - Royal Enfield 500 T
#1

Olá a todos!

Faço hoje a minha primeira participação no fórum para vos pedir ajuda.

Tenho uma Royal Enfield 500 T que está a precisar de um valente restauro. O primeiro dono da mota era o meu avô. Foi ele que fez as primeiras voltas na mota. Nunca o conheci, mas o meu pai contou-me o gosto que ele tinha pela mota. Chegou um dia que teve que passar a mota ao meu pai. Também ele tinha histórias e foi ela que o acompanhou nas mil viagens entre a terrinha e o Porto. Entretanto eu nasci e ele deixou-a de lado chegando a um estado que ela não merecia.

[Imagem: Whats-App-Image-2018-09-26-at-22-09-38.jpg]

Tendo ele partido, ficou agora a minha vez de tomar conta dela e é aqui que peço a vossa ajuda.

Alguém me sabe dizer onde posso por a arranjar a mota? Já fui a uma loja da Royal Enfield cá no Porto a pedir uma sugestão, mas eles não me sabem dizer nada.
Também não sei quanto devo esperar gastar para por a mota minimamente decente. Não tenho muitos meios, mas tinha muito gosto em deixar-a andável e apresentável! smile
Responder
#2

Bem vindo ao fórum. V

Magjet, anda cá ajudar o teu conterrâneo!
Responder
#3

boas

tens ai algo raro e único , alem do valor sentimental.

eu primeiro começava por uma limpeza geral.

depois , o primeiro a fazer será colocar esse motor a trabalhar , a moto pela foto parece completa e quase pronta a andar ,mas depende de como estiver esse motor , se conseguires colocar o motor a trabalhar , substituir os pneus e óleos de tudo , tens o veiculo funcional , depois podes ir restaurando a pouco e pouco certos componentes , como por exemplo a pitura do deposito que não é a original , consoante o dinheiro que fores juntando para ela.

não existem mecânicos so de dedicados a essa marca , a marca foi adquirida á pouco tempo por outro grupo e lançou uns modelos novos qua nada tem a ver com os antigos e segundo me consta não garantem a assistência aos modelos do seculo passado como é o caso da tu.

eu procurava um mecânico que já tenha alguma idade e que saiba mexer nas motos antigas , com um pouco de dedicação e procura , encontras alguém recomendável ai em cima de certeza.

obs : estou apenas aqui com uma duvida , essa é uma 500 twin ou uma Electra ???
Responder
#4

Ora aqui está um tópico interessante lol

Consegues prever se a mota precisa de muitas peças, se está completa, e se existem peças disponíveis online?
Responder
#5

Vai por partes!

Primeiro estuda a história da marca e descobre os detalhes do modelo que tens.
Documenta-te e busca informação na Internet.

https://www.facebook.com/groups/clubepor...osantigas/

Aqui podes encontrar contactos, pessoal que vende peças, restauradores e mecânicos.

Depois de saber mais sobre esse animal pode pensar em limpar e avaliar até que ponto está degradada, o nível de corrosão a funcionalidade mecânica e as reparações mais urgentes.

O motor requer sempre especial atenção, mãos experientes e, a poder ser, esquemas do mesmo.

Paralelamente convem saber se o sistema eléctrico funciona, o seu estado é conservação.

O chassis e restante "carrocería", suspensões e outros componentes não são menos importantes mas possivelmente os menos urgentes, pois é mais provável encontrar peças (excepto chassis).

Ou seja...

É algo que se deve fazer com calma e tempo, que dá trabalho e custa dinheiro, mas que tens uma boa base para começar e ir ganhando gosto pelo animal.

O MagJet tem experiência nisto, é um gajo perseverante e detalhista, pode ajudar-te pelo menos a ter paciência! devil
Além disso, deve ter contactos e pode ajudar a conseguir peças e componentes!

Boa sorte e vai actualizando aqui o estado da coisa! thumbsup
Responder
#6

Esteve ligado ao antigo importador da BMW. Tem fama de fazer bons restauros: https://www.boxmot.com/
[Imagem: W12OksK.jpg]
Responder
#7

Epá, mete isso em arroz que amanhã está no aço  V

Já agora, sê bem vindo.
Responder
#8

Antes de mais, obrigado pela ajuda de todos!
 
(10-11-2019 às 21:44)Caroço Escreveu:  boas

tens ai algo raro e único , alem do valor sentimental.

eu primeiro começava por uma limpeza geral.

depois , o primeiro a fazer será colocar esse motor a trabalhar , a moto pela foto parece completa e quase pronta a andar ,mas depende de como estiver esse motor , se conseguires colocar o motor a trabalhar , substituir os pneus e óleos de tudo , tens o veiculo funcional , depois podes ir restaurando a pouco e pouco certos componentes , como por exemplo a pitura do deposito que não é a original , consoante o dinheiro que fores juntando para ela.

não existem mecânicos so de dedicados a essa marca , a marca foi adquirida á pouco tempo por outro grupo e lançou uns modelos novos qua nada tem a ver com os antigos e segundo me consta não garantem a assistência aos modelos do seculo passado como é o caso da tu.

eu procurava um mecânico que já tenha alguma idade e que saiba mexer nas motos antigas , com um pouco de dedicação e procura , encontras alguém recomendável ai em cima de certeza.

obs : estou apenas aqui com uma duvida , essa é uma 500 twin ou uma Electra ???

Tenho a mota guardada na garagem de um amigo e ainda não a trouxe para o Porto. Como ela não anda, e também não tenho como a transportar, a gastar dinheiro nisso queria gastar só uma vez no transporte para o mecânico.
Apesar de não ser um nabo total no que toca a mecânica, não ando muito longe disso! hehe Limpeza ainda consigo fazer, agora mudar óleos e afins, queria deixar nas mãos de quem sabe.
Ela não pega. São uns 20 anos parada. Até a gasolina já deve ter perdido as octanas!
Ps: é uma twin
 
(10-11-2019 às 23:29)MagJet Escreveu:  Ora aqui está um tópico interessante lol

Consegues prever se a mota precisa de muitas peças, se está completa, e se existem peças disponíveis online?

Não faço ideia! Como ela andava sem problemas, presumo que não tenha nada de grave. Quanto a peças online, nem sei onde procurar!
 
(11-11-2019 às 10:47)LoneRider Escreveu:  Vai por partes!

Primeiro estuda a história da marca e descobre os detalhes do modelo que tens.
Documenta-te e busca informação na Internet.

https://www.facebook.com/groups/clubepor...osantigas/

Aqui podes encontrar contactos, pessoal que vende peças, restauradores e mecânicos.

Depois de saber mais sobre esse animal pode pensar em limpar e avaliar até que ponto está degradada, o nível de corrosão a funcionalidade mecânica e as reparações mais urgentes.

O motor requer sempre especial atenção, mãos experientes e, a poder ser, esquemas do mesmo.

Paralelamente convem saber se o sistema eléctrico funciona, o seu estado é conservação.

O chassis e restante "carrocería", suspensões e outros componentes não são menos importantes mas possivelmente os menos urgentes, pois é mais provável encontrar peças (excepto chassis).

Ou seja...

É algo que se deve fazer com calma e tempo, que dá trabalho e custa dinheiro, mas que tens uma boa base para começar e ir ganhando gosto pelo animal.

O MagJet tem experiência nisto, é um gajo perseverante e detalhista, pode ajudar-te pelo menos a ter paciência! devil
Além disso, deve ter contactos e pode ajudar a conseguir peças e componentes!

Boa sorte e vai actualizando aqui o estado da coisa! thumbsup

Tal como disse em cima, não a tenho comigo e não tenho garagem que me permita muitas aventuras caseiras hehe
A ideia era mesmo deixar num mecânico e deixar o homem ir tratando dela aos poucos. Nem faço ideia do estouro que me espera! Já me disseram que podia contar com uns 3 a 6 mil euros de gastos com ela. Liguei para um mecânico (Alfredo Motas Clássicas: https://www.alfredomotoclassicas.pt ) que me disse só vendo a mota mas para contar com uns 4 mil, apesar de a poder vir a vender por uns 9 mil.
Resumindo, estou com muito medo do gasto que aí vem!!! Não faço ideia se vou conseguir fazer esta aventura  sad

Podem contar com as actualizações! Apesar de deixar o trabalho todo para o mecânico, espero acompanhar tudo!
(11-11-2019 às 17:03)pmp Escreveu:  Esteve ligado ao antigo importador da BMW. Tem fama de fazer bons restauros: https://www.boxmot.com/
Obrigado pela dica  thumbsup
 
(11-11-2019 às 17:47)txairuzo Escreveu:  Epá, mete isso em arroz que amanhã está no aço  V

Já agora, sê bem vindo.

Ahahah Vou já buscar um tupperware para a meter lá dentro  bigsmile
Obrigado!!
Responder




Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)