Reparação/Manutenção/Limpeza/Conservação de Plásticos
#1

O objectivo deste topico é o de fazer un tutorial, explicando o procedimento, os produtos a aplicar, o preços dos produtos e as tecnicas aplicadas na reparação, conservação e manutenção/ limpeza dos plasticos das nossas motos.
Aqui não entram os plasticos partidos e arranhados de uma queda como causa de um acidente, mas sim os que ficam ressequidos por acção do sol ou que sofrem a erosão natural fruto da passagem do tempo e/ou utilização.

Para tal devemos dividir os plasticos em pintados, como os das maioria das motas carenadas; e não pintados, como os das motas de campo.

Temos por aqui pessoal que gosta de trazer as suas motas em estado imaculado, assim como pessoal que tem experiencia em exorcizar e trazer de novo há vida animais de outrora, que tem reconhecida experiência na recuperação dos materiais castigados pelo tempo.
Mas todos devemos ser artifices deste tutorial, para ganharmos um pouco mais de experiência com as experiências dos outros.
Ao patrãozinho peço que, se achar por bem e verificar que o conteudo é de valor, que ponha o pin para que este não se perca no tempo!
Ao pessoal que gosta dos offtopic's como eu, pediria que a cada post de offtopic, pusessem tambem um elemento que ajudasse a contribuir ao tutorial! blink

Boas Curvas!!! V

I just don't run with the crowd!

www.loneriderendlessroad.com
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#2

O meu processo para "condicionamento" de plásticos pintados é do mais simples

Lavagem com um bom detergente, de qualidade, e não essas coisas baratas dos supermercados tipo continente... e muito menos detergente da loiça....

O que costumo usar, é um da manuquimica, de nome Rofilme, custa cerca de 40€ cada 5 litros, deve ser usado com aspersor para gerar espuma, deve ser usado diluído 1 parte para 10 para se obter um bom resultado, pulverisa-se, deixa-se actuar cerca de 3 a 4 minutos... e lavar com água limpa... repetir as vezes que forem necessãrias, nas partes mais dificeis, usar uma trincha de pintar macia para ajudar a remover a sujidade maior, rende muito este detergente, comprei-o em 2011 e ainda não gastei nem 1/3, e lavo os carros com isto de vez em quando.

O bom deste detergente é que não é preciso esfregar a mota para a lavar, logo não vamos riscar ainda mais a pintura quando lavamos a moto.

Depois a moto é toda seca com a ajuda dum compressor e da pistola... é toda assoprada até estar completamente seca.

Partes pintadas:

Uso uma cera protectora da TurtleWax para pinturas metalizadas e de acordo com a cor da moto, por acaso tenho para pinturas vermelhas e pretas, e tenho outra embalagem para a generalidade das pinturas, custa sensivelmente 8€ cada embalagem, mas dura imenso tempo, a cera generalista tenho-a ainda dos tempos da minha GSXR600 que foi comprada em 1998... já lá vão quase 20 anos que tenho esta cera.

toda a superfície pintada é encerada em movimentos circulares, e manualmente, sempre à sombra e de preferência num local com pouco vento e sem pó.

de seguida, retira-se toda a cera que entretanto secou, com um pano limpo, usar sempre panos microfibras...

nas partes não pintadas, ou seja aquelas em que o plástico está nú, uso um condicionador para plásticos da Wurth, que se aplica com uma esponja directamente no plástico, custa cerca de 30€ uma bisnaga, mas como se mistura com água, dura que se farta... já tenho desde 2010.

No caso das partes pintadas, a duração do tratamento para uma utilização normal da moto, depende das vezes que se lava a moto, esta cera aguenta perfeitamente 12 lavagens.

no caso do acondicionador dos plásticos, comprei a bisnaga, usei uma vez... e nunca mais voltei a usar no mesmo plástico, não foi preciso.

Para quem anda com a moto diariamente à chuva, existe um produto que se pode aplicar em toda a moto, pulverizando-a que se chama GYEON, trata-se de uma camada suplementar de protecção, que não vai deixar "agarrar" todos os contaminantes que existem nas estradas e na atmosfera, a nenhuma parte da moto, seja ela pintada ou não pintada, de metal ou de plástico.

[Imagem: SM4eYt9.png]
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#3

Mas que belo tópico e boas respostas clap clap

Ainda eu julgava que era picuinhas com as minhas Meninas ehehheheh

Eu ando de mota todos os dias, pois é o meu meio de transporte, e depois de lavar as minhas Meninas, no Elefante azul, são todas secas com camurça, ou pano de micro fibras, são todas lubrificadas e oleadas, WD40 nos botões dos pinos e onde tudo que pode provocar corrosão,e por fim compro um produto da Redex, que se chama Parafina, e aplico o produto pelo motor e tubagens do motor thumbsup blink

[Imagem: 217267.png]

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#4

O Nelson dá e ela merece um tratamento de SPA de 1ª categoria.
Mas depois vê se que compensa. thumbsup

[Imagem: Qfzl0I1.png]
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#5

Muito bom tópico e com o nelson a responder vamos todos andar com as motas num brinco.

Nelson sabes onde se consegue arranjar essas coisas por estes lados? (em que tipo de lojas).


Já agora, costumo usar um produto muito bom (digo eu) para lavar jantes da Sonax. limpeza das jantes no ultimo fim de semana. bigsmile
[Imagem: GaLkCtg.jpg]
Mas acho que deve ser aplicado uma cera ou um selante qq para manter o bom aspeto durante mais tempo, sabes o que é? o que aconselhas?
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#6

Eu uso um descontaminante que faz isso que mostras nas imagens... só que pode ser usado em toda a mota, deve ser usado regularmente para retirar as particulas ferrosas que andam no ar e se alojam na pintura e à medida que vão oxidando, vão estragando a pintura das nossas motos,

uma forma simples de verem se a pintura está contaminada, é com o carro limpo e seco passarem a mão pela pintura, ou vidros, plásticos, etc... e se sentirem que não é lisa, se sentirem alguma coisa como que alguma poeira agarrada mas que não se vê, só se sente, é altura de descontaminarem a pintura....

Se tiver muito contaminada, o produto em questão vai dissolver essas particulas ferrosas, e transformar-se e virar cor meio roxo, à medida que vão fazendo as descontaminações, essa passagem de cor para roxo vai ser cada vez menor.

depois, é proteger a pintura com uma boa cera e de qualidade.

Eu compro os meus produtos de detalhe há muitos anos na CarCareEurope, eles enviam para casa por transportadora e no dia seguinte temos o produto, os preços são acessiveis e todos eles são de muito boa qualidade.

[Imagem: SM4eYt9.png]
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#7

Após ter visto este topico, deu-me vontade de lavar a mota, e bem precisava.

Utilizei e acabei com o Sonax Xtreme Rim Cleaner, aquilo é mesmo bom, mas muito caro.

As jantes ficaram limpinhas, mas o brilho já não é o que era. Levantei a mota tirei  a roda de tras e dei-lhe uma polidela com polish da Meguiars e depois uma cera tb da Meguiars.

Ficou um mimo. Agora até dá pena sujar aquilo outra vez.

Vou mandar vir o tal selante de jantes que falei.
[Imagem: oERISX7.jpg]
Mas esta coisa é cara, dizem que funciona muito bem, mas não conheço ninguém que o tenha utilizado.


PS. Achei piada a um produto que estes gajos têm.
O famoso "Bird Shit remover"
[Imagem: ZDyMAol.jpg]
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