Qual mota devo comprar?
#1

DONO

- Tipo de CARTA DE CONDUÇÃO: a2
- Altura: 180
- Peso:70
- Idade: 18
- Pendura (S/N): N
- Será 1ª moto (S/N): S

MOTO

- Estilo preferido: Super desportiva 
- Custo (em euro): 3000/5000
- Nova/Usada: Sem preferência 

PERCURSO

- Regularidade (diario, semanal, mensal): diário 
- Tipo de estrada: Cidade
- Numero aproximado de KM: 20 km

RESUMO: Estou indeciso entre uma 125cc e uma 300cc. Já estive a ver algumas( yzf r125 e rc 125) e a cbr300r( a versão desportiva) e a r3. Mas o problema acaba por ser um pouco o mesmo, uma mota nova é provavelmente muito cara para o meu bolso e não tenho conhecimento suficiente para ver se uma mota usada está em boas condições. Eu sei que enquanto novato deveria optar por uma 125cc mas quero uma mota que quando eu a quiser trocar não desvalorize muito e ouvi dizer que as 125cc topo de gama desvalorizam muito depois. Quanto às 300cc não sei se são demasiado potentes para um iniciante mas também só quero andar na calma para a faculdade. 

Qualquer coisa que disse errado aqui não gozem muito comigo XD.

Sou todo ouvidos a quaisquer dicas para comprar uma mota usada e ver se ela está em boas condições. 

Ps: as motas usadas que vi no Olx e noutros sites na net têm muitos quilómetros em  cima e estao quase ao mesmo preço  de uma nova
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#2

Boas Miguel.

Como tu próprio dizes, as 125 usadas não desvalorizam muito, pois a procura é muita, e isso vai-se reflectindo no preço de usadas. É claro que existem muitas pessoas que não regulam muito bem da cabeça, e pensam que por exemplo uma yzf 125, com dois anos e 15000km devem só custar menos 500€ que uma nova  confused .

Pessoalmente se tens essa flexibilidade entre os 3 e os 5000€, acho que deves optar por uma nova, sempre tens garantia do construtor, que te dá sempre outra segurança, enquanto com as usadas não sabes por onde andaram e o que fizeram com elas.

Podes sempre tentar também procurar "semi-novas", as designadas motas de serviço / test-drive, mas como a procura é muita, (no meu pouco conhecimento) são raras e mal surgem no mercado não ficam disponíveis por muito tempo.

Em relação as 300cc, em muitos casos a diferença entre as 125 e 300cc da mesma marca, por vezes ficam-se em muitos casos por menos de 1000€ (novas), e portanto por essa diferença, tens mais moto.

Agora como vais fazer uma média de 20km, em cidade, creio que possivelmente a 125cc será mais que suficiente, te fará consumos mais contidos, será mais fácil de manter, e mais tarde poderá ser mais fácil de vender quando fizeres o "upgrade", pois como disse a procura é bastante grande.

Agora só depende mesmo de ti, dos test-drives que faças, e com o que te sentes melhor.
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