Quadros em fibra de carbono...
#1

Mais uma novidade... quer dizer... não é bem novidade... já se fazia... mas pronto...

A BMW pelos vistos vai querer fazer num futuro próximo motos com quadros em carbono... vamos ver no que dá....

E vocês, o que acham deste caminho...

[Imagem: 55ce0efd77854_XL.jpg]

"Apesar de ser prática comum montar peças fabricadas em fibra de carbono nas motos, este tipo de material é raramente utilizado em componentes estruturais uma vez que a produção destas peças é extremamente cara e complexa. Mesmo na indústria automóvel, contam-se pelos dedos das mãos os supercarros que optam pelo chassis em fibra de carbono e cujo preço está bem longe do mais comum dos mortais.

Chassis do BMW i3Chassis do BMW i3
No entanto, no início de 2014, a BMW começou a comercializar o i3 e o i8, um veiculo elétrico e um hibrido cujos chassis são inteiramente fabricados com recurso a uma mistura entre fibra de carbono e plástico. Já em 2015, a BMW apresentou o novo Série 7 cujo chassis será fabricado com recuso à fibra de carbono em conjunto com diversos metais. A aposta da marca bávara neste material, originalmente utilizado pela indústria aerospacial, faz com que atualmente sejam uma referência no processo de fabrico de peças estruturais em fibra de carbono.

Dado o sucesso da sua divisão i, a BMW pretende agora expandir a sua capacidade de produção de peças em fibra de carbono para outras áreas de negócio nomeadamente as motos. Com efeito, a marca registou recentemente duas patentes referentes a dois quadros de moto, um tubular e outro em treliça, cuja estrutura carbónica é produzida através do processo de Pultrusão que, segundo a BMW, permite produzir vastas quantidades de fibra de carbono de forma rápida e relativamente barata.


Mas o que é mais curioso nestas patentes, principalmente na do quadro em treliça, é a utilização de junções, que podem ser fabricadas em alumínio ou em fibra de carbono, que vão juntando as diversas peças da estrutura em treliça uma vez que não é possível soldar as peças como seria habitualmente feito num quadro em metal. Isto permite criar um quadro com, virtualmente, qualquer forma ou tamanho bastando para isso alterar os ângulos de encaixe nas junções.

A principal vantagem das estruturas em fibra de carbono é a capacidade de manter a resistência diminuindo o peso em quase 40% em comparação com uma peça metálica. Caso esta tecnologia chegue de facto às motos, será curioso ver o que a BMW fará, fruto do extenso trabalho que tem desenvolvido à volta deste material nos últimos anos."

Fonte: motociclismo

[Imagem: SM4eYt9.png]
Responder
#2

Hum, interessante. Ao contrário que a Ducati fez no MotoGP, a ideia da BMW é poder usar uma mistura entre carbono e alumínio para manter os custos baixos.

Se funcionar, pode ser algo bom. No entanto, tendo em conta que até a Ducati voltou a usar alumínio para os quadros, não sei se os pilotos de alta competição vão gostar do quadro em carbono.
Responder
#3

Se forem quadros com uniões em metal e tirantes em carbono... até pode ser economicamente viável... só que com o aumento do peso das zonas de união ao carbono, duvido muito que seja vantajoso em termos de peso... mas tem uma componente de marketing muito forte, e se for bem "vendida"... e nisso não há como a BMW... pode ser que tenham adeptos.

[Imagem: SM4eYt9.png]
Responder
#4

Os quadros, mesmo no MotoGP não eram em carbono porque deviam ter flexibilidade. A mesma coisa com os que usavam o motor como parte estrutural.
Responder
#5

A Bimota é um bom exemplo de um (pequeno e exclusivo) construtor que aplica quadros híbridos (carbono / alumínio) nos seus actuais modelos. Esta proliferação de elementos estruturais em polímeros de carbono não se cinge apenas aos chassis, mas também a outros elementos como braços oscilantes, guarda lamas, mesas de direcção, etc.....

[Imagem: PB210090.jpg]

No caso concreto da Tesi 3D Race Café, ver aqueles braços oscilantes à frente e atrás, bem como os tirantes da direcção, em fibra de carbono e alumínio, é algo quase "orgásmico", para quem aprecie estas coisas.

https://www.youtube.com/watch?v=URyrI1727rM

[Imagem: zX4Kq81.png]

Responder




Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)