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Boas,
Como a mota já andava há muito tempo sem problemas, decidi dar-me uma dor de cabeça hoje.
Tirei-da da garagem, tudo bem. Voltei a casa, saí e ela voltou a pegar e a andar, tudo bem.
Começo a andar e faço uns 200m e ela vai abaixo como se eu tivesse desligado a ignição.
O painel não mostra nada, luzes não funcionam.
Fui ver os fusíveis e estão todos no intactos. Tentei abanar os fios que conectam à ignição mas não deu sinal de vida.
Ideias?
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Começa pela bateria!
Embora já tenhas dito que viste os fuziveis, junto à bobine de chamada, normalmente existe um fuzivel de 30A que pode estar queimado.
Tens motor de arranque?
O motor da voltas ou simplesmente nem isso?
Verifica os cabos das baterias, se estão desgastados expostos ao ferro do chassis e a fazer massa!
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08-05-2019 às 15:14 (Mensagem modificada pela última vez: 08-05-2019 às 15:19 por
Diogo.fps.)
Esse fusível de 30A está bom, e a bateria testei agora e está a dar a amperagem certa, testei com outra bateria ainda assim e continua sem dar.
O motor de arranque também não funciona, a mota está como se estivesse com a ignição desligada, nada funciona.
À primeira vista os cabos da bateria parecem bons mas mais tarde vou desmontar uns plásticos da mota para ver melhor...
Edit: lembrei-me agora de um problema eléctrico que está mota já tinha tido numas ligações por baixo do depósito e que não rico em bem arranjado, vou voltar a ver isso logo à noite... Que agora tenho que ir apanhar o autocarro
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Sem querer insistir, podes mudar o fusível!
As vezes parece estar bom mas estar queimado.
É só mesmo para ter a certeza, entendes!?
Vais ter que ver o conector do canhão da ignição, é por em dúvida também o próprio canhão!
Tenta perceber se no conector do canhão chega energia. Como tens a mota desmontada e os cabos à tua mercê, mexe nos cabos, nunca se sabe se é algum que está partido ou desligado.
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Como tinha dito antes, fui ver as ligações que ela tem por baixo do depósito e encontrei isto.
Depois de tirar a fita a mota começou a funcionar, mas:
- com luzes desligadas, os piscas funcionam
- se ligo os mínimos, os piscas mal funcionam e trocam de lado (se ponho para a direita, ela faz para a esquerda)
- se ligo os médios, a mota faz um barulho, um buzz, e nem o painel, nem as luzes, nem os piscas funcionam
Já me tinha acontecido antes noutra mota mas não me lembro bem o que foi, acho que tinha sido o regulador de corrente
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Quer-me parecer que tiveste uma sorte do caraças de, neste momento, em vez da mota, não teres uma amálgama de ferro e plástico derretido...
Não voltes a ligar essa ficha porque pelo que descreves está em curto, e isso pode representar um efeito indesejado numa outra parte qualquer do sistema elétrico.
Se quiseres reparar tu próprio, se fosse eu sacava a ficha fora, comprava e cravava uma nova (experimenta uma casa da especialidade ou de componentes elétricos - em Lisboa ocorre-me a Robert Mauser que tem loja na Portela e na Av. do Brasil). Além de substituir a ficha e como referes é importante perceber se existe algum outro componente que possa ter causado esse estrago (os retificadores são os suspeitos habituais).
Se não quiseres arriscar, o melhor é mesmo levar a burra até uma oficina e entregá-la nas boas mãos de quem sabe e que mais facilmente terá acesso aos componentes que precisarem ser substituídos na mota.
Boa sorte!
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11-05-2019 às 15:59 (Mensagem modificada pela última vez: 11-05-2019 às 15:59 por
Diogo.fps.)
(11-05-2019 às 15:43)marco.clara Escreveu: Quer-me parecer que tiveste uma sorte do caraças de, neste momento, em vez da mota, não teres uma amálgama de ferro e plástico derretido...
Verdade, já da ultima vez me disseram a mesma coisa.. mas depois de trocar os conectores que queimaram pensei que o problema tivesse ficado resolvido
(11-05-2019 às 15:43)marco.clara Escreveu: Se quiseres reparar tu próprio, se fosse eu sacava a ficha fora, comprava e cravava uma nova (experimenta uma casa da especialidade ou de componentes elétricos - em Lisboa ocorre-me a Robert Mauser que tem loja na Portela e na Av. do Brasil). Além de substituir a ficha e como referes é importante perceber se existe algum outro componente que possa ter causado esse estrago (os retificadores são os suspeitos habituais).
Eu acho que fazia isso sozinho sem problema, mas sabes o nome desta ficha, ou para que serve?
Obrigado
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11-05-2019 às 16:34 (Mensagem modificada pela última vez: 11-05-2019 às 16:36 por
marco.clara.)
A referência da ficha não faço ideia, eventualmente se tiveres o manual de serviço da mota pode lá constar.
Mas a meu ver a forma mais simples, se optares por fazer tu: sacas isso e levas à
Robert Mauser ou outra loja do género que eles descobrem-te a ficha.
Outra alternativa é ires aos e-bay da vida e mandares vir uma cablagem completa com fichas... se procurares por "
yamaha fzs600 wiring harness" aparece-te muita coisa. Sai é mais caro!
Edit: na
Rodabem também são capazes de te safar... ainda que não tenham em stock concerteza mandam vir.