Mota desligou, não liga - problema eléctrico?
#1
Boas,
Como a mota já andava há muito tempo sem problemas, decidi dar-me uma dor de cabeça hoje.
Tirei-da da garagem, tudo bem. Voltei a casa, saí e ela voltou a pegar e a andar, tudo bem.

Começo a andar e faço uns 200m e ela vai abaixo como se eu tivesse desligado a ignição.
O painel não mostra nada, luzes não funcionam.
Fui ver os fusíveis e estão todos no intactos. Tentei abanar os fios que conectam à ignição mas não deu sinal de vida.
Ideias?
[Imagem: RwtqB8G.gif]
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#2
Começa pela bateria!
Embora já tenhas dito que viste os fuziveis, junto à bobine de chamada, normalmente existe um fuzivel de 30A que pode estar queimado.

Tens motor de arranque?
O motor da voltas ou simplesmente nem isso?

Verifica os cabos das baterias, se estão desgastados expostos ao ferro do chassis e a fazer massa!
I just don't run with the crowd!

www.loneriderendlessroad.com
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#3
Esse fusível de 30A está bom, e a bateria testei agora e está a dar a amperagem certa, testei com outra bateria ainda assim e continua sem dar.

O motor de arranque também não funciona, a mota está como se estivesse com a ignição desligada, nada funciona.

À primeira vista os cabos da bateria parecem bons mas mais tarde vou desmontar uns plásticos da mota para ver melhor...

Edit: lembrei-me agora de um problema eléctrico que está mota já tinha tido numas ligações por baixo do depósito e que não rico em bem arranjado, vou voltar a ver isso logo à noite... Que agora tenho que ir apanhar o autocarro rolleyes
[Imagem: RwtqB8G.gif]
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#4
Sem querer insistir, podes mudar o fusível!
As vezes parece estar bom mas estar queimado.
É só mesmo para ter a certeza, entendes!?

Vais ter que ver o conector do canhão da ignição, é por em dúvida também o próprio canhão!
Tenta perceber se no conector do canhão chega energia. Como tens a mota desmontada e os cabos à tua mercê, mexe nos cabos, nunca se sabe se é algum que está partido ou desligado.
I just don't run with the crowd!

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#5
Como tinha dito antes, fui ver as ligações que ela tem por baixo do depósito e encontrei isto.
Depois de tirar a fita a mota começou a funcionar, mas:
- com luzes desligadas, os piscas funcionam
- se ligo os mínimos, os piscas mal funcionam e trocam de lado (se ponho para a direita, ela faz para a esquerda)
- se ligo os médios, a mota faz um barulho, um buzz, e nem o painel, nem as luzes, nem os piscas funcionam

Já me tinha acontecido antes noutra mota mas não me lembro bem o que foi, acho que tinha sido o regulador de corrente

[Imagem: 60267568_2081527621945680_75704992793834...e=5D5F5EF3][Imagem: 59891660_2081527695279006_45881079450524...e=5D6C3FA1]
[Imagem: RwtqB8G.gif]
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#6
Quer-me parecer que tiveste uma sorte do caraças de, neste momento, em vez da mota, não teres uma amálgama de ferro e plástico derretido...

Não voltes a ligar essa ficha porque pelo que descreves está em curto, e isso pode representar um efeito indesejado numa outra parte qualquer do sistema elétrico.

Se quiseres reparar tu próprio, se fosse eu sacava a ficha fora, comprava e cravava uma nova (experimenta uma casa da especialidade ou de componentes elétricos - em Lisboa ocorre-me a Robert Mauser que tem loja na Portela e na Av. do Brasil). Além de substituir a ficha e como referes é importante perceber se existe algum outro componente que possa ter causado esse estrago (os retificadores são os suspeitos habituais).

Se não quiseres arriscar, o melhor é mesmo levar a burra até uma oficina e entregá-la nas boas mãos de quem sabe e que mais facilmente terá acesso aos componentes que precisarem ser substituídos na mota.

Boa sorte! V
[Imagem: f800r_long.jpg?raw=1]
Suzuki GSX1300R * BMW F800R * ex-Kawasaki ZZR 1100 * ex-Honda Hornet 600 * ex-Honda CBF 125 * ex-Yamaha DT 50 LC (x2)
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#7
(11-05-2019 às 15:43)marco.clara Escreveu: Quer-me parecer que tiveste uma sorte do caraças de, neste momento, em vez da mota, não teres uma amálgama de ferro e plástico derretido...
Verdade, já da ultima vez me disseram a mesma coisa.. mas depois de trocar os conectores que queimaram pensei que o problema tivesse ficado resolvido

(11-05-2019 às 15:43)marco.clara Escreveu: Se quiseres reparar tu próprio, se fosse eu sacava a ficha fora, comprava e cravava uma nova (experimenta uma casa da especialidade ou de componentes elétricos - em Lisboa ocorre-me a Robert Mauser que tem loja na Portela e na Av. do Brasil). Além de substituir a ficha e como referes é importante perceber se existe algum outro componente que possa ter causado esse estrago (os retificadores são os suspeitos habituais).
Eu acho que fazia isso sozinho sem problema, mas sabes o nome desta ficha, ou para que serve?

Obrigado V
[Imagem: RwtqB8G.gif]
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#8
A referência da ficha não faço ideia, eventualmente se tiveres o manual de serviço da mota pode lá constar.

Mas a meu ver a forma mais simples, se optares por fazer tu: sacas isso e levas à Robert Mauser ou outra loja do género que eles descobrem-te a ficha.

Outra alternativa é ires aos e-bay da vida e mandares vir uma cablagem completa com fichas... se procurares por "yamaha fzs600 wiring harness" aparece-te muita coisa. Sai é mais caro!

Edit: na Rodabem também são capazes de te safar... ainda que não tenham em stock concerteza mandam vir.
[Imagem: f800r_long.jpg?raw=1]
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