Primeira moto
#1

DONA

- Tipo de CARTA DE CONDUÇÃO: A
- Altura: 170
- Peso: 53
- Idade: 24
- Pendura (S/N): S
- Será 1ª moto (S/N): S

MOTO 

- Estilo preferido: Desportiva
- Custo (em euro): 7000-8500
- Nova/Usada: Nova

PERCURSO 

- Regularidade (diario, semanal, mensal): diário 
- Tipo de estrada: IC
- Numero aproximado de KM: 50

RESUMO: 
Quando comecei a tirar a carta a minha ideia era pegar num R3 nova. Com o passar nas aulas comecei a gostar bastante da cbf500 mas gostanto mais do estilo desportivo andei a procurar no mercado a cbr500r, tanto novas como usadas.
Após perceber que o valor das usadas não difere assim tanto das novas acho que vou optar pela cbr500r nova. 
No entanto, as minhas questões são, será uma boa mota para começar? Ou devo optar por uma 300 para iniciar correndo o risco de fazer um investimento e querer evoluir passado uns meses? 

Obrigada desde já pela ajuda!
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#2

Bem vinda!

(12-09-2023 às 10:35)margaridanasci Escreveu:  Após perceber que o valor das usadas não difere assim tanto das novas acho que vou optar pela cbr500r nova. 
No entanto, as minhas questões são, será uma boa mota para começar?

Acho que a tua reflexão já está feita neste bocadinho de texto... Diria que qualquer mota é boa para começar, desde que haja juizo e consciência daquilo que vamos a conduzir. E na realidade uma CBR500R sendo inserida na categoria das desportivas não será propriamente um monstro incontrolável.

(12-09-2023 às 10:35)margaridanasci Escreveu:  Ou devo optar por uma 300 para iniciar correndo o risco de fazer um investimento e querer evoluir passado uns meses? 
O mais certo era isso acontecer. E não quer dizer que passados uns meses não optes na mesma por passar de uma 500 para algo mais. Mas com uma 300 ia de certeza acontecer. Se estás a tirar uma carta que te permite conduzir qualquer coisa, porque havias de começar pelo fundo!?
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#3

Bem vinda...

Digamos que a CBR500R não é propriamente uma desportiva. Basicamente, é uma utilitária com carenagens e aspecto sport, mas o seu quadro, ciclística e motor, é uma CB500F, na sua total essência. E sim, para aprender, com os seus modestos 48cv, a CBR500R pode ser uma boa base para aprenderes e evoluíres (tanto é que ela está apta para encartados A2), sem teres de meter de parte esse teu gosto pelas motos desportivas.

[Imagem: QKmafvp.png]
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#4

só para não ser politicamente correto

[Imagem: hM3Mq1A.jpg]

tive alguns meses a fazer 50km diários com este motão! 90cc, 70kg, maior parte em vias rapidas, lisboa-bobadela-lisboa

9€ faz de 240a270km um deposito depende do valor do dito cujo

sim eu sei, gosto de sofrer!
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#5

(13-09-2023 às 21:02)7pires Escreveu:  só para não ser politicamente correto

[Imagem: hM3Mq1A.jpg]

tive alguns meses a fazer 50km diários com este motão! 90cc, 70kg, maior parte em vias rapidas, lisboa-bobadela-lisboa

9€ faz de 240a270km um deposito depende do valor do dito cujo

sim eu sei, gosto de sofrer!
bicicleta legal! e, oh deuses, 50 km por dia! Aparentemente, você gosta muito de viagens longas. Se dependesse de mim, eu também patinaria assim...
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#6

(13-09-2023 às 21:02)7pires Escreveu:  só para não ser politicamente correto

[Imagem: hM3Mq1A.jpg]

tive alguns meses a fazer 50km diários com este motão! 90cc, 70kg, maior parte em vias rapidas, lisboa-bobadela-lisboa

9€ faz de 240a270km um deposito depende do valor do dito cujo

sim eu sei, gosto de sofrer!

[Imagem: iVk2kan.jpg]

[Imagem: QKmafvp.png]
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#7

(13-09-2023 às 10:26)carlos-kb Escreveu:  Bem vinda...

Digamos que a CBR500R não é propriamente uma desportiva. Basicamente, é uma utilitária com carenagens e aspecto sport, mas o seu quadro, ciclística e motor, é uma CB500F, na sua total essência. E sim, para aprender, com os seus modestos 48cv, a CBR500R pode ser uma boa base para aprenderes e evoluíres (tanto é que ela está apta para encartados A2), sem teres de meter de parte esse teu gosto pelas motos desportivas.


Obrigada! Tendo já conduzido a cb500f, será essencial fazer test drive na cbr? Não tenho encontrado motas disponíveis para tal. Provavelmente terei de comprar sem fazer.
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#8

(14-09-2023 às 13:46)margaridanasci Escreveu:  
(13-09-2023 às 10:26)carlos-kb Escreveu:  Bem vinda...

Digamos que a CBR500R não é propriamente uma desportiva. Basicamente, é uma utilitária com carenagens e aspecto sport, mas o seu quadro, ciclística e motor, é uma CB500F, na sua total essência. E sim, para aprender, com os seus modestos 48cv, a CBR500R pode ser uma boa base para aprenderes e evoluíres (tanto é que ela está apta para encartados A2), sem teres de meter de parte esse teu gosto pelas motos desportivas.


Obrigada! Tendo já conduzido a cb500f, será essencial fazer test drive na cbr? Não tenho encontrado motas disponíveis para tal. Provavelmente terei de comprar sem fazer.

Nunca conduzi nem uma, nem outra (apesar de há uns anos valentes já ter tido uma CB500 das antigas, que em nada tem que ver com as actuais). Mas arrisco dizer que sendo elas motos com a mesma derivação ciclística e motor idêntico, o que certamente difere entre uma e outra, será mais a posição de condução, devido do facto da CBR500R ter avanços (que lhe confere uma posição mais deitada e encaixada na mota) e a CB500F ter guiador tubolar (dando-lhe uma posição mais direita e neutra).

edit: Mas se não conseguires uma CBR500R para TD, ao menos experimenta a posição de numa, em exposição em stand.

[Imagem: QKmafvp.png]
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#9

(12-09-2023 às 13:36)luisnogueira Escreveu:  Bem vinda!

(12-09-2023 às 10:35)margaridanasci Escreveu:  Após perceber que o valor das usadas não difere assim tanto das novas acho que vou optar pela cbr500r nova. 
No entanto, as minhas questões são, será uma boa mota para começar?

Acho que a tua reflexão já está feita neste bocadinho de texto... Diria que qualquer mota é boa para começar, desde que haja juizo e consciência daquilo que vamos a conduzir. E na realidade uma CBR500R sendo inserida na categoria das desportivas não será propriamente um monstro incontrolável.

(12-09-2023 às 10:35)margaridanasci Escreveu:  Ou devo optar por uma 300 para iniciar correndo o risco de fazer um investimento e querer evoluir passado uns meses? 
O mais certo era isso acontecer. E não quer dizer que passados uns meses não optes na mesma por passar de uma 500 para algo mais. Mas com uma 300 ia de certeza acontecer. Se estás a tirar uma carta que te permite conduzir qualquer coisa, porque havias de começar pelo fundo!?


Obrigada! Nunca tendo conduzido uma desportiva mas tendo conduzido a cb500f que é igual em termos de motor e tudo mais, será mesmo necessário fazer um test drive com a cbr? Não tenho encontrado stands com motas disponíveis para tal.
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#10

Olá, não sei se ajuda mas:
160cm, 67kg, comprei uma CBR500r de 2019 usada, em stand, com 32000km, ando com ela à quase 2 meses e não sinto falta de nada no geral, para além de espaço para bagagem, que planeio adquirir no futuro.
A condução é praticamente igual à cbf... para mim até é melhor porque a mota é mais baixa!

Os consumos são bastantes bons e quando ando no meu percurso diário me autoestrada e IC, a 100-120km/h é bastante confortável.
Não sei a resposta ainda vai a tempo, mas boas escolhas!
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