[Primeira mota] Primeira Mota - Carta A
#1

Boas

DONO

- Tipo de CARTA DE CONDUÇÃO: A
- Altura: 170cm
- Peso: 60kg
- Idade: 26
- Pendura (S/N): Não/Muito muito esporádicamente
- Será 1ª moto (S/N): Sim

MOTO

- Estilo preferido: Naked, Superdesportivas
- Custo (em euro): 5000€
- Nova/Usada: Usada

PERCURSO

- Regularidade (diario, semanal, mensal): diario/semanal
- Tipo de estrada: Nacional e Auto-estrada maioritariamente
- Numero aproximado de KM: 30km +-

RESUMO:

Tirei recentemente a carta A, não tinha experiência antes de começar as aulas.
Fui ontem a um stand perto para ver e sentar-me nalgumas motas. Vi principalmente uma Benelli BN302S, Honda CB500F e Yamaha MT07.
De entre estas, estou mais virado para as duas últimas. Admito que gostei mais do look da MT07, mas receio que seja menos receptiva aos erros que certamente vou fazer, e por isso sinto que a CB500F era a opção mais sensata.
Estou principalmente a procura de opiniões quanto a isto, e obviamente aceito outras sugestões que tenham.

Obrigado!
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#2

Com orçamento de €5000 não compras nenhuma das duas. Nesse valor só vais até à gama das "300". E aí tens alguma variedade. Lembra-te de uma coisa, vais ter de gastar uns €400 para a documentação da moto mais uns €200 e tal para seguro. Isto apenas para a colocar na estrada. Depois tens o equipamento. Um capacete minimamente decente são €200 um casaco mais 200 e umas luvas uns 60 no mínimo. Ou seja, só aí são mais de €1000.
O meu conselho é que procures no mercado de usadas. Podes por exemplo ir para uma NC700 que é bastante permissiva e por isso muito boa para iniciantes.

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#3

Boas,

Obrigado pela resposta e pelos conselhos.
No meu post inicial não disse, mas já tenho algum equipamento (Capacete, casaco, luvas).
Tenho andado só a ver motos usadas (inclusivé aquelas duas) e tenho feito simulações nas seguradoras para ter em mente alguns valores.
Vou procurar alguns modelos dentro da gama que sugeriste.

Obrigado!
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#4

Para fazeres 30km diários uma MT 03, ou uma CB300 serão muito boas garantindo uma excelente qualidade de construção, baixa manutenção, baixos consumos e diversão. Se andam muito? Não, não andam. Mas andam o suficiente para fazeres o que pretendes. A desvalorização não vai ser assim tanta e daqui por 5 ou 6 anos ou até menos, o teu orçamento poderá ser outro e se a que comprares agora já não servir, podes sempre trocar sem perder assim tanto dinheiro.
Claro está que falo apenas pelo orçamento que referes.

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#5

viva, jpinto

sem qualquer experiência e sendo a tua 1ª moto a minha sugestão era começares por baixo até teres a experiência suficiente

daí que no teu lugar optaria por dividir o orçamento de € 5 000 a meio (assumindo que o teria a pronto): colocava € 2 500 no banco, os outros € 2 500 utilizava para comprar uma moto usada de cilindrada e potência média/média-baixa; e todos os meses punha uns quantos €€€ de lado na conta bancária "em cima" dos € 2 500 que lá estão

daqui a 2 anos já teria mais experiência acumulada e um boa poupança no banco... e aí trocaria a moto actual por uma melhorzita, com mais cilindrada e potência e mais ao meu gosto (entretanto definido nos 2 anos de experiência)

alguns exemplos de motos manuais, utilitárias/naked/desportivas, de 250cc a 600cc até € 2 500:

250cc:
- Suzuki GN 250 @ € 1 100
- Suzuki GN 250 @ € 1 500
- Suzuki GN 250 @ € 1 600
- Suzuki TU 250 X @ € 1 750
- Honda CB 250 @ € 1 750
- Suzuki GN 250 @ € 1 900
- Honda CB 250 @ € 1 950
- Yamaha SR 250 @ € 2 000
- Honda CB 250 @ € 2 250
- Yamaha YBR 250 @ € 2 300
- Mash Two Fifty @ € 2 350
- Yamaha SR 250 @ € 2 500
- Suzuki Inazuma 250 @ € 2 500
- Honda CB 250 @ € 2 500
- Suzuki GN 250 @ € 2 500
- James Commodore L25 @ € 2 500

350cc:
- Jawa 350 TS @ € 1 600
- Jawa 350 TS @ € 1 890
- Jawa 350 TS @ € 1 950
- Jawa 350 TS @ € 2 300

400cc:
- Suzuki Bandit 400 @ € 1 950
- Honda CB 400 N @ € 2 200
- Suzuki Bandit 400 @ € 2 250
- Suzuki Bandit 400 @ € 2 500
- Honda CB 400 N @ € 2 500

450cc:
- Suzuki GS 450 E @ € 1 675
- Suzuki GS 450 € @ € 2 500

500cc:
- Suzuki GS 500 E @ € 1 200
- Suzuki GS 500 E @ € 1 250
- Suzuki GS 500 E @ € 1 400
- Kawasaki GPZ 500 S @ € 1 400
- Suzuki GS 500 E @ € 1 590
- Kawasaki GPZ 500 S @ € 1 600
- Honda CB 500 @ € 1 700
- Suzuki GS 500 E @ € 1 750
- Suzuki GS 500 E @ € 1 800
- Honda CB 500 @ € 1 900
- Honda CB 500 @ € 1 999
- Honda CB 500 @ € 2 000
- Suzuki GS 500 E @ € 2 000
- Honda CB 500 @ € 2 100
- Honda CB 500 @ € 2 200
- Honda CB 500 F @ € 2 200
- Honda CB 500 @ € 2 250
- Honda VF 500 F @ € 2 300
- Kawasaki GPZ 500 S @ € 2 300
- Honda CB 500 @ € 2 350
- Honda CB 500 @ € 2 490
- Honda CB 500 @ € 2 499
- Honda CB 500 @ € 2 500
- Honda CB 500 F @ € 2 500

550cc:
- Kawasaki Z550 @ € 2 000
- Suzuki GSX 550 E @ € 2 200

600cc:
- Suzuki RF 600 @ € 1 065
- Yamaha XJ 600 Diversion S @ € 1 180
- Suzuki RF 600 @ € 1 200
- Yamaha XJ 600 Diversion N @ € 1 250
- Yamaha XJ 600 Diversion S @ € 1 280
- Yamaha XJ 600 Diversion S @ € 1 350
- Yamaha XJ 600 Diversion S @ € 1 500
- Yamaha XJ 600 Diversion N @ € 1 500
- Kawasaki ZZR 600 @ € 1 500
- Yamaha YZF 600 R Thundercat @ € 1 500
- Cagiva River 600 @ € 1 500
- Yamaha Fazer 600 @ € 1 500
- Yamaha YZF 600 R Thundercat @ € 1 599
- Honda CBR 600 F @ € 1 600
- Yamaha XJ 600 Diversion S @ € 1 600
- Yamaha YZF 600 R Thundercat @ € 1 600
- Yamaha YZF 600 R Thundercat @ € 1 700
- Honda CBR 600 F @ € 1 700
- Yamaha XJ 600 Diversion N @ € 1 700
- Honda CBR 600 F @ € 1 750
- Yamaha XJ 600 Diversion N @ € 1 750
- Yamaha XJ 600 Diversion N @ € 1 800
- Yamaha Fazer 600 @ € 1 800
- Yamaha XJ 600 Diversion N @ € 1 850
- Yamaha FZR 600 @ € 1 900
- Honda CBR 600 F @ € 1 900
- Yamaha XJ 600 Diversion N @ € 1 900
- Yamaha Fazer 600 @ € 1 950
- Yamaha XJ 600 Diversion S @ € 1 990
- Suzuki GSX 600 F @ € 2 000
- Honda CBR 600 F @ € 2 000
- Kawasaki ZZR 600 @ € 2 000
- Suzuki Bandit 600 @ € 2 000
- Yamaha YZF 600 R Thundercat @ € 2 000
- Yamaha FZR 600 @ € 2 000
- Yamaha XJ 600 Diversion S @ € 2 000
- Honda CBR 600 F @ € 2 100
- Suzuki GSX-R 600 @ € 2 100
- Yamaha XJ 600 Seca @ € 2 100
- Honda Hornet 600 S @ € 2 100
- Yamaha XJ 600 Diversion S @ € 2 200
- Honda CBR 600 F @ € 2 250
- Yamaha XJ 600 Diversion S @ € 2 250
- Suzuki GSX-R 600 @ € 2 300
- Yamaha XJ 600 Diversion N @ € 2 300
- Kawasaki ZX-6 R Ninja @ € 2 300
- Yamaha YZF 600 R Thundercat @ € 2 350
- Yamaha XJ 600 Diversion N @ € 2 350
- Kawasaki ZZR 600 @ € 2 380
- Suzuki Bandit 600 @ € 2 380
- Honda Hornet 600 @ € 2 400
- Suzuki Bandit 600 @ € 2 400
- Yamaha YZF 600 R Thundercat @ € 2 450
- Yamaha YZF-R6 @ € 2 490
- Yamaha XJ 600 Diversion N @ € 2 490
- Yamaha YZF 600 R Thundercat @ € 2 490
- Yamaha YZF 600 R Thundercat @ € 2 499
- Yamaha Fazer 600 @ € 2 500
- Yamaha YZF-R6 @ € 2 500
- Suzuki GSX-R 600 @ € 2 500
- Honda CBR 600 F @ € 2 500
- Yamaha FZR 600 @ € 2 500
- Yamaha XJ 600 Diversion S @ € 2 500
- Honda Hornet 600 @ € 2 500
- Honda Hornet 600 S @ € 2 500

boas curvas & óptimas rectas

BMW R1150 RT 1130cc-95cv + Yamaha FJ 1100 1097cc-125cv
ex-BMW K 100 RT | Yamaha XJ 600 Diversion S | Suzuki GS 500 E | Suzuki GN 125 | Suzuki AYWR 50 Katana
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#6

(18-10-2020 às 08:10)Bal4av Escreveu:  Com orçamento de €5000 não compras nenhuma das duas. Nesse valor só vais até à gama das "300". E aí tens alguma variedade. Lembra-te de uma coisa, vais ter de gastar uns €400 para a documentação da moto mais uns €200 e tal para seguro. Isto apenas para a colocar na estrada. Depois tens o equipamento. Um capacete minimamente decente são €200 um casaco mais 200 e umas luvas uns 60 no mínimo. Ou seja, só aí são mais de €1000.
O meu conselho é que procures no mercado de usadas. Podes por exemplo ir para uma NC700 que é bastante permissiva e por isso muito boa para iniciantes.

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Ele coloca como hipótese comprar usada e não nova. Por isso talvez até consiga encontrar qualquer coisa dentro dos 5000Eur. E sendo usada, não vejo onde gaste 400Eur em documentação!
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#7

Eu sou um novato nas grandes cilindradas posso-te dizer que ainda nem a carta A tenho mas já experimento a minha futura menina em estradas fechadas e com esta pouca experiência que tenho o conselho que te tenho a dar é que uma MT07 para primeira mota não vai ser nada receptiva a erros eu tenho uma CB600F, 100cv com 4 cilindros em linha(ou seja, menos torque que a MT) e já dá uns sustos.. nem a minha mota eu recomendo a um iniciante, eu desenrasco-me naquilo porque já conduzo motas mais fraquinhas há 4 anos mas se nunca tivesse andado de mota antes eu seria um kamikaze em cima daquele avião acho que te darias bem com motas como a CB500 a Rebel 500 etc motores mais calmos que não te empurram para trás com tanta brutalidade, punhos menos sensíveis o ideal é começar por baixo e depois dar o pulo

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#8

(18-10-2020 às 22:33)luisnogueira Escreveu:  Ele coloca como hipótese comprar usada e não nova. Por isso talvez até consiga encontrar qualquer coisa dentro dos 5000Eur. E sendo usada, não vejo onde gaste 400Eur em documentação!

Ia dizer o mesmo. O homem tem carta A e 5000 paus para gastar numa usada, e a recomendação é uma 300cc nova ou um catálogo de 200 motas usadas, acompanhado de uma conta poupança no banco...

... cada vez estamos melhores a dar conselhos à malta! lol


Tendo já tu visto (e gostado) de algumas motas usadas específicas, das 3 que referiste eu diria que a CB500F será a mais fácil de conduzires como primeira mota, e a MT07 será a mais divertida. Recomendo que experimentes as duas e percebas se estás à vontade com a MT07, se não estiveres vai pela opção mais segura que será a CB. Qualquer uma das delas será relativamente fácil de venderes quando te fartares e partires para outra.
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#9

(19-10-2020 às 00:54)Brunomcc2000 Escreveu:  Eu sou um novato nas grandes cilindradas posso-te dizer que ainda nem a carta A tenho mas já experimento a minha futura menina em estradas fechadas e com esta pouca experiência que tenho o conselho que te tenho a dar é que uma MT07 para primeira mota não vai ser nada receptiva a erros eu tenho uma CB600F, 100cv com 4 cilindros em linha(ou seja, menos torque que a MT) e já dá uns sustos.. nem a minha mota eu recomendo a um iniciante, eu desenrasco-me naquilo porque já conduzo motas mais fraquinhas há 4 anos mas se nunca tivesse andado de mota antes eu seria um kamikaze em cima daquele avião acho que te darias bem com motas como a CB500 a Rebel 500 etc motores mais calmos que não te empurram para trás com tanta brutalidade, punhos menos sensíveis o ideal é começar por baixo e depois dar o pulo

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Mas ele vai tirar a carta A, pelo que vai conduzir também motas menos fraquinhas durante as aulas. Não vejo que possa uma MT07 ser um bicho papão depois de ter a carta. Antes, talvez. Mas antes de andar de mota até uma 50 pode parecer um bicho papão!
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#10

Boas,

Obrigado a todos pelos conselhos.
Vou tentar arranjar tempo esta semana para ir novamente ao stand e talvez tentar experimentar as duas, mas neste momento estou mais inclinado para a CB500F. Acho que é melhor começar com uma coisa decididamente mais calma, e logo haverá tempo daqui a 1 ou 2 anos para uma coisita maior tong

Obrigado a todos!
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